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CRÓNICA CRÓNICA
QUANDO SABER SE TORNA UM
PROBLEMA: PORQUE A ESCOLA
PRECISA DE RECONHECER
AS CRIANÇAS QUE BRILHAM
C ada criança é um universo em constante evolu- Em nome de uma igualdade mal compreendida,
ção, com talentos únicos que merecem ser reco-
impõe-se um ritmo único que desvaloriza a diversi-
nhecidos e valorizados.
dade e reprime quem aprende mais rápido, pede-se
que abrande, obrigando essas crianças a esconder
Quando uma criança inicia o 1.º ano já a saber ler,
o seu talento e a adaptar-se a um sistema rígido e
escrever ou fazer contas, está apenas a exercer o
ultrapassado.
seu direito natural de aprender ao seu ritmo, movi-
da pela curiosidade que lhe é inerente. No entanto,
mente, reprimem a curiosidade e acabam por acre-
num sistema educativo que frequentemente valori-
za a uniformidade em detrimento da individualida- Com o tempo, estas crianças acabam por silenciar a
ditar que saber mais é errado. As consequências são
de, estas capacidades precoces são, muitas vezes, sérias: frustração, desmotivação, ansiedade, perda
ignoradas ou até desencorajadas. de espontaneidade e de criatividade e o impacto
psicológico é profundo porque estas crianças cres-
Em vez de serem incentivadas, estas crianças depa- cem a duvidar de si próprias, a ver a sua diferença
ram-se com resistência. Como se saber mais fosse como defeito. Se queremos uma escola verdadeira-
um problema. Como se o seu brilho precoce fosse mente inclusiva, é urgente compreender que igual-
uma afronta.
dade não é dar o mesmo a todos, é dar a cada um o
Mas o que acontece àquelas que terminam rapi- que precisa.
damente as tarefas? E às que são aconselhadas a
não revelar o que sabem, ou a ‘esperar pelos ou- Valorizar o talento é respeitar a individualidade de
tros’? cada criança, reconhecendo que pensar de forma
diferente é um contributo essencial. É garantir que
A escola deveria ser um espaço de descoberta, estí- todas recebam os estímulos necessários para cres-
mulo e liberdade intelectual. No entanto, para mui- cer com equilíbrio e confiança, pois a educação
tas crianças com pensamento rápido, curiosidade equitativa dá a cada uma o que precisa para se de-
intensa ou talento precoce, transforma-se num lu- senvolver plenamente.
gar de contenção e silêncio forçado.
Nenhuma criança deve sentir vergonha de brilhar.
Fátima Campos
84 SETEMBRO · 2025 #SIMatuaREVISTA SETEMBRO · 2025

