Page 84 - SIM 310
P. 84

CRÓNICA                                                                                                                                 CRÓNICA


                                       QUANDO SABER SE TORNA UM


                                       PROBLEMA: PORQUE A ESCOLA


                                       PRECISA DE RECONHECER

                                       AS CRIANÇAS QUE BRILHAM
               C                       ada  criança  é  um  universo  em  constante  evolu-  Em  nome  de  uma  igualdade  mal  compreendida,




                                       ção, com talentos únicos que merecem ser reco-
                                                                                  impõe-se um ritmo único que desvaloriza a diversi-
                                       nhecidos e valorizados.
                                                                                  dade e reprime quem aprende mais rápido, pede-se
                                                                                  que abrande, obrigando essas crianças a esconder
                                       Quando uma criança inicia o 1.º ano já a saber ler,
                                                                                  o seu talento e a adaptar-se a um sistema rígido e
                                       escrever  ou fazer  contas,  está apenas  a exercer  o
                                                                                  ultrapassado.
                                       seu direito natural de aprender ao seu ritmo, movi-
                                       da pela curiosidade que lhe é inerente. No entanto,
                                                                                  mente, reprimem a curiosidade e acabam por acre-
                                       num sistema educativo que frequentemente valori-
                                       za a uniformidade em detrimento da individualida-  Com o tempo, estas crianças acabam por silenciar a
                                                                                  ditar que saber mais é errado. As consequências são
                                       de, estas capacidades precoces são, muitas vezes,   sérias: frustração, desmotivação, ansiedade, perda
                                       ignoradas ou até desencorajadas.           de  espontaneidade  e de  criatividade  e o impacto
                                                                                  psicológico é profundo porque estas crianças cres-
                                       Em vez de serem incentivadas, estas crianças depa-  cem a duvidar de si próprias, a ver a sua diferença
                                       ram-se com resistência. Como se saber mais fosse   como defeito. Se queremos uma escola verdadeira-
                                       um problema. Como se o seu brilho precoce fosse   mente inclusiva, é urgente compreender que igual-
                                       uma afronta.
                                                                                  dade não é dar o mesmo a todos, é dar a cada um o
                                       Mas o que acontece àquelas que terminam rapi-  que precisa.
                                       damente as tarefas? E às que são aconselhadas a
                                       não revelar o que sabem, ou a ‘esperar pelos ou-  Valorizar o talento é respeitar a individualidade de
                                       tros’?                                     cada criança, reconhecendo que pensar de forma
                                                                                  diferente é um contributo essencial. É garantir que
                                       A escola deveria ser um espaço de descoberta, estí-  todas recebam os estímulos necessários para cres-
                                       mulo e liberdade intelectual. No entanto, para mui-  cer  com  equilíbrio  e  confiança,  pois  a  educação
                                       tas  crianças  com  pensamento  rápido,  curiosidade   equitativa dá a cada uma o que precisa para se de-
                                       intensa ou talento precoce, transforma-se num lu-  senvolver plenamente.
                                       gar de contenção e silêncio forçado.
                                                                                  Nenhuma criança deve sentir vergonha de brilhar.





               Fátima Campos




























               84                                              SETEMBRO · 2025                               #SIMatuaREVISTA                                                                           SETEMBRO · 2025
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89