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CRÓNICA
Quando o Talento é Ignorado, Todos ao silêncio. Mas permitir que uma criança apague o seu brilho é
uma perda irreparável, um futuro promissor que se torna cinzento
Perdemos: O Direito de Brilhar e calado.
Quando a escola silencia, cabe aos pais agir. Crianças que sentem A escola deve ser um espaço onde cada criança possa descobrir o
necessidade de esconder quem são sofrem e perdem oportunida- mundo e a sua identidade. Se o sistema educativo não acompanha
des. quem quer crescer, não são os sonhos das crianças que devem ser
limitados, é o próprio sistema que precisa de mudar.
Como garantir que um desenvolvimento intelectual acima da
média seja não só reconhecido, mas também estimulado? Para garantir o reconhecimento e estímulo do desenvolvimento in-
telectual elevado, é essencial formar professores, adaptar currícu-
O Despacho Normativo n.º 10-B/2018 permite, em casos exce- los, criar ambientes inclusivos e promover programas de enrique-
cionais e mediante avaliação pedagógica e psicológica, a anteci- cimento, envolvendo as famílias e assegurando apoio emocional,
pação escolar. No entanto, esta medida é raramente aplicada, por para evitar a desmotivação.
desconhecimento ou rigidez das instituições, comprometendo a
adaptação e motivação destas crianças. É, por isso, urgente que- Ignorar as necessidades individuais compromete o crescimento
brar o silêncio e garantir o apoio necessário. A escola falha quando das crianças e o progresso da sociedade.
ignora o talento, pois a sua missão é educar com justiça, inclusão e Defender o direito à aprendizagem e à expressão do talento é es-
sensibilidade. Os pais devem agir com firmeza, questionar, solicitar sencial para que cada criança possa brilhar sem medo.
avaliações, envolver os serviços de psicologia e procurar apoio es-
pecializado, como o da ANEIS (Associação Nacional para o Estudo A verdadeira mudança exige um sistema flexível, inclusivo e capaz
e Intervenção na Sobredotação), que acompanha crianças com ta- de valorizar a diversidade, apoiando todos aqueles que desejam
lentos específicos. crescer.
Para melhor compreender esta realidade, sugiro os documentários Só assim construiremos um futuro mais justo, onde o potencial de
‘Cérebros Fora de Série’ (SIC), ‘As Zebras’ de Manuel Pureza, e o cada criança é respeitado e valorizado.
livro ‘A Mente da Criança’ de Maria Montessori, todos defendem o
respeito pelo potencial individual desde a infância.
A omissão pedagógica tem custos sérios. O desinteresse e o sofri- Associação Nacional para o Estudo
mento emocional causados pela falta de estímulo não são birras, e Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
são sintomas de um sistema que negligencia a individualidade.
Website: www.aneis.org; info@aneis.org
Apoiar estas crianças não é privilégio, é garantir que não são pena- Coordenadora: Dra. Cristina Palhares
lizadas por quererem aprender. Tlm: 967 446 102
E-mail: aneis.brg@gmail.com
Quando o talento incomoda, todos perdemos. O receio de repre-
sálias ou de serem vistos como pais exigentes leva muitas famílias
SETEMBRO · 2025 #SIMatuaREVISTA SETEMBRO · 2025 85

