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REPORTAGEM


                                                                            “Já estive em formação com
                                                                            os melhores cabeleireiros do
                                                                            mundo”

                                                                            Pedro Pinhon acredita que a mestria vem com a prática,
                                                                            mas é necessário ter uma grande dose de talento e estar
                                                                            em constante formação profissional “para crescer, para
                                                                            evoluir”. “Eu entendo que há muitos profissionais que de-
                                                                            veriam fechar os seus espaços e ir trabalhar para um gran-
                                                                            de salão para crescer profissionalmente”, diz.
                                                                            “Sempre usei o melhor material, a Wahl é uma marca cen-
                                                                            tenária e, a meu ver, a melhor do mundo. É fabricada nos
                                                                            EUA e foi precisamente esta marca que desenvolveu a má-
                                                                            quina elétrica”.
                                                                            Neste momento a equipa de Pedro Pinhon conta com
                                                                            quatro colaboradores:  dois  cabeleireiros  profissionais  e
                                                                            outros dois em formação. “Estamos a recrutar mais pes-
                                                                            soas que tenham gosto por esta área e que queiram ter
                                                                            uma oportunidade de entrar na minha equipa. Descobrir
                                                                            talentos é uma das minhas funções e eu observo muito as
                                                                            aptidões e soft skills das pessoas, sendo que para mim é
                                                                            extremamente importante que tenham uma excelente in-
                                                                            teração com o público/cliente, que sejam pessoas dinâmi-
                                                                            cas, educadas e com cultura, que saibam ser e estar”, frisa.
                                                                            “Há muita gente que vem trabalhar para esta área por de-
                                                                            sespero, mas isso não pode ser. Tem de existir realmente o
                                                                            gosto por esta arte e é por isso mesmo que eu tenho lutado
                                                                            também, pois a área da barbearia e do cabeleireiro é muito
                                                                            nobre e deve ser respeitada tal como outra. É preciso dar
                                                                            dignidade a esta área profissional”.
                                                                            Pedro Pinhon recorda que quando começou a atividade,
                                                                            o conceito de barbearia e cabeleireiro masculino estava
                                                                            muito desvirtuado pois tornou-se vulgar o conceito de as
                                                                            pessoas só irem ao cabeleireiro quando têm o cabelo gran-
                                                                            de. “Eu não me identificava com esse conceito e comecei
                                                                            logo a trabalhar também a parte da gestão e da oferta ao
                                                                            público para mudar certos estereótipos, pois, hoje em dia,
                                                                            tudo deve ser tratado da forma mais profissional possível”.
                                                                            Avença mensal atrai clientes

                                                                            Os clientes do salão Pedro Pinhon têm a possibilidade de
                                                                            dispor de uma avença mensal. “Temos clientes que já vêm
                                                                            todas as semanas e pagam uma avença mensal, outros que
                                                                            vêm de duas em duas semanas e é muito positivo ver que,
                                                                            atualmente, os homens já cuidam mais de si. A beleza está
                                                                            em nós, mas obviamente que a nossa imagem melhorada
                                                                            dá-nos maior autoestima e confiança”, refere o empresá-
                                                                            rio.
                                                                            “As pessoas têm de ter a noção que temos de nos desen-
                                                                            volver culturalmente, estarmos bem informados. Mas a
                                                                            nossa imagem é a primeira impressão que passamos ao
                                                                            outro”. “Foquem-se na vossa imagem porque é isso que
                                                                            vos vai trazer novas relações, novos caminhos profissio-
                                                                            nais e um futuro certamente melhor. É isso que eu desejo
                                                                            para os meus clientes: que saiam do meu salão com a sua
                                                                            imagem revigorada, sentindo-se valorizados e capazes de
                                                                            enfrentar os maiores desafios da sociedade”.



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