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CULTURA                                                                                                                                 CULTURA










































               Braga ostenta título de Capital Portuguesa da Cultura 2025

               “SOMOS UMA CIDADE COM ENERGIA,

               UMA CIDADE COM GENTE, UMA CIDADE ONDE


               FAZEMOS ACONTECER” (RICARDO RIO)


              B         raga assumiu o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no   No discurso que proferiu na cerimónia, a ministra da Cultura, Dalila Rodri-
               TEXTO: Marta Amaral Caldeira

                                                                       gues, disse que “a Cultura é uma componente estruturante da educação.
                        passado dia 25 de janeiro, com um espetáculo multidisciplinar que
                        juntou instituições e coletivos do concelho e os artistas nacionais
                                                                       Cultura e Educação são os verdadeiros pilares do modo como pensamos,
                        Mariza, Iolanda e Dino d’Santiago. Antes, no Theatro Circo, subiu
                                                                       como  vivemos  e como  desenhamos o futuro  (como  nos  preparamos”  e
                        ao  palco  o  espetáculo  interdisciplinar  ‘Quimera’,  que  uniu  arte,
                        dança e música para refletir o hibridismo e a multiplicidade das   sublinhou  que  “as manifestações  provindas  de  práticas  rurais  ancestrais
                                                                       são um legado precioso que urge conservar e apropriar”.
               identidades culturais e a cerimónia de abertura do evento contou com a presen-
               ça da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues e das mais diversas personalidades e   “Braga tem sido, de fato, uma capital portuguesa da cultura pela pujança
               entidades locais e regionais, enchendo a sala de orgulho e de cultura bracarense.  das suas dinâmicas culturais e pelo capital de inovação, conhecimento e
                                                                       criatividade que tem vindo a produzir e que soube legar e transmitir”, afir-
               No momento de arranque oficial da programação da Braga – Capital Portugue-  mou a ministra, garantindo que “estarei disponível e empenhada em apoiar
               sa da Cultura, passou também pela sala principal do Theatro Circo a Geração   todas as ações que garantam que esta porta está e se manterá aberta”.
               B25+, um grupo de jovens que tem sido órgão consultivo do projeto da Braga 25
               desde a fase de candidatura a Capital Europeia da Cultura.  SINOS SÃO NOVA MARCA DE IDENTIDADE DO
                                                                       MUNICÍPIO DE BRAGA
               “Somos uma cidade que, dentro da diversidade, tem sempre uma visão ambi-
               ciosa e de esperança para o futuro. Somos uma cidade com energia, uma cidade   O arranque da programação oficial da Braga – Capital Portuguesa da Cul-
               com gente, uma cidade onde as coisas acontecem e onde fazemos acontecer”,   tura  serviu  de  mote  para  o  Município  apresentar  uma  nova  identidade
               afirmou o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, durante a sessão inau-  – uma marca territorial que conjuga as suas múltiplas dimensões e que se
               gurativa do evento.                                     fundamenta no passado para projetar o futuro.
                                                                       A nova marca destaca o sino - um símbolo de Braga. Os sinos são marca de
               “Braga é uma cidade que não pára. Braga é uma cidade que quer sempre cons-  uma espiritualidade universal que liga todo o território e que tocam futuro,
               truir algo de futuro, algo de esperança e talvez por isso tenha sido, como é sa-  de 15 em 15 minutos e são energia insistente, que chamam para a ação, para
               bido, uma das cidades que mais gente tem atraído, que mais jovens consegue   a criação, para a inclusão e para a inovação.
               fixar e que mais consegue crescer em todas as dinâmicas”, assinalou a edilidade.


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