Page 37 - SIM 303
P. 37
CULTURA
Braga – Capital Portuguesa da Cultura
DIRETOR ARTÍSTICO DO FESTIVAL
D’AVIGNON TRAZ A BRAGA PEÇA
SOBRE A EXPERIÊNCIA DA MORTE
TEXTO: Marta Amaral Caldeira
E m ‘No Yogurt for the Dead’, Tiago Rodrigues, diretor artístico Todos os dias, o seu pai escrevia no seu caderno para preparar este texto so-
bre as suas experiências enquanto doente terminal. Tanto Tiago como o pai
do Festival d’Avignon apresenta em Braga a sua nova criação,
sabiam que este seria o seu último artigo. Após o falecimento do pai, Tiago
onde reflete sobre a experiência da morte do seu pai, na peça
‘Yogurt for the Dead’, que teve estreia mundial recentemen-
Rodrigues abriu o caderno. Continha apenas algumas linhas e pontos, al-
te na Bélgica e que agora chega a Braga, inspirando-se numa
história verídica sobre o seu pai - Rogério Rodrigues - um respeitado jorna- guns rabiscos, como desenhos abstratos de uma criança. Agora, Tiago Ro-
drigues pretende imaginar as páginas não escritas da última obra do seu pai.
lista português, começou a escrever um artigo de jornal nos seus últimos Misturando memórias, canções ou fragmentos dos escritos do pai, constrói
dias no hospital. A peça sobe ao palco principal do Theatro Circo a 27 e 28 um espetáculo que pretende ser uma pequena vitória sobre a morte.
de fevereiro, às 21.30 horas.
Diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II entre 2015 e 2021, Tiago Ro-
Nesta peça, cada cena é uma variação lúdica do tema da despedida. O drigues é, atualmente, diretor do Festival de Avignon. Conhecido pela sua
palco forma uma paisagem surrealista onde as camas de hospital deslizam dramaturgia, que quebra barreiras entre o teatro e múltiplas realidades, e
sobre um mar gelado, como metáfora para o tumulto da vida. A música e a pelo seu trabalho enquanto encenador, conta no seu repertório com peças
poesia são a gramática de um teatro que encontra motivos de alegria mes- como By Heart, Catarina e a Beleza de Matar Fascistas e Hécube, pas Hé-
mo nas histórias mais tristes.
cube, entre outras.
#SIMatuaREVISTA FEVEREIRO · 2025 37