Page 80 - SIM 301
P. 80

VIDEOJOGOS





               ‘Seize the Controls’

               ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE VIDEOJOGOS


               ALERTA PAIS PARA ESCOLHEREM AS

               MELHORES OPÇÕES PARA OS SEUS FILHOS

               O            s videojogos são um dos presentes mais pedidos   são algumas das dicas essenciais desta campanha. Aliás, a AEPDV


                                                                       acaba de lançar o seu novo website para que todos estes assuntos
                            na época de Natal, significando divertimento para
                                                                       possam ser tratados em maior detalhe, especialmente no separa-
                            mais de metade dos europeus. É precisamente no
                            sentido de ajudar pais e encarregados de educa-
                            ção a escolher ou validar a melhor opção para os   dor #SaberJogar”.
               seus filhos, que a Video Games Europe - associação europeia de   As ferramentas de orientação parental incluem a gestão do tem-
                                                                       po de jogo, acesso a videojogos adequados à idade, privacidade e
               videojogos, acaba de lançar a campanha ‘Seize the Controls’ 2024.
                                                                       compras. O CEO da Video Games Europe esclarece: “é importante
               Trata-se de uma ação de consciencialização, promovida em toda a   ressaltar que existem ferramentas na ponta dos dedos de cada pai
               Europa, que vai já na 4.ª edição e que tem como objetivo garantir   para garantir que jogar videojogos seja uma experiência positiva e
               que os videojogos sejam uma experiência agradável e segura para   agradável para toda a família”.
               todos, especialmente para os jogadores mais jovens.
                                                                       “Acreditamos  que  estas  ferramentas  podem  ajudar  as  famílias  a
               “Nem todos os videojogos são indicados para todas as idades, mas,   estabelecer regras básicas que incentivem uma jogabilidade res-
               com o lançamento desta campanha, os adultos conseguem mais   ponsável e permitam que pais e filhos relaxem e aproveitem todos
               facilmente garantir  que  as  crianças  e jovens  tenham  uma  expe-  os muitos benefícios e alegrias de jogar videojogos no Natal e du-
               riência adequada e divertida”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da   rante todo o ano”, afirmou Simon Little, CEO da Video Games Eu-
               Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojo-  rope. “O nosso empenho em fornecer informação às famílias está a
               gos (AEPDV), a associação portuguesa membro da Video Games   dar frutos. É gratificante ver que, por exemplo, a investigação mos-
               Europe. “Verificar as classificações etárias PEGI, utilizar ferramen-  tra que 95% dos pais e das famílias têm acordos em vigor e super-
               tas de orientação parental, incentivar os pais a jogar com as suas   visionam quando é que os seus filhos estão autorizados a comprar
               crianças para facilitar conversas sobre o tempo de jogo, escolhas   conteúdos de videojogos”.
               de jogos e tópicos como compras opcionais de conteúdo no jogo








































               80                                              DEZEMBRO · 2024                               #SIMatuaREVISTA
   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85