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VIDEOJOGOS
‘Seize the Controls’
ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE VIDEOJOGOS
ALERTA PAIS PARA ESCOLHEREM AS
MELHORES OPÇÕES PARA OS SEUS FILHOS
O s videojogos são um dos presentes mais pedidos são algumas das dicas essenciais desta campanha. Aliás, a AEPDV
acaba de lançar o seu novo website para que todos estes assuntos
na época de Natal, significando divertimento para
possam ser tratados em maior detalhe, especialmente no separa-
mais de metade dos europeus. É precisamente no
sentido de ajudar pais e encarregados de educa-
ção a escolher ou validar a melhor opção para os dor #SaberJogar”.
seus filhos, que a Video Games Europe - associação europeia de As ferramentas de orientação parental incluem a gestão do tem-
po de jogo, acesso a videojogos adequados à idade, privacidade e
videojogos, acaba de lançar a campanha ‘Seize the Controls’ 2024.
compras. O CEO da Video Games Europe esclarece: “é importante
Trata-se de uma ação de consciencialização, promovida em toda a ressaltar que existem ferramentas na ponta dos dedos de cada pai
Europa, que vai já na 4.ª edição e que tem como objetivo garantir para garantir que jogar videojogos seja uma experiência positiva e
que os videojogos sejam uma experiência agradável e segura para agradável para toda a família”.
todos, especialmente para os jogadores mais jovens.
“Acreditamos que estas ferramentas podem ajudar as famílias a
“Nem todos os videojogos são indicados para todas as idades, mas, estabelecer regras básicas que incentivem uma jogabilidade res-
com o lançamento desta campanha, os adultos conseguem mais ponsável e permitam que pais e filhos relaxem e aproveitem todos
facilmente garantir que as crianças e jovens tenham uma expe- os muitos benefícios e alegrias de jogar videojogos no Natal e du-
riência adequada e divertida”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da rante todo o ano”, afirmou Simon Little, CEO da Video Games Eu-
Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojo- rope. “O nosso empenho em fornecer informação às famílias está a
gos (AEPDV), a associação portuguesa membro da Video Games dar frutos. É gratificante ver que, por exemplo, a investigação mos-
Europe. “Verificar as classificações etárias PEGI, utilizar ferramen- tra que 95% dos pais e das famílias têm acordos em vigor e super-
tas de orientação parental, incentivar os pais a jogar com as suas visionam quando é que os seus filhos estão autorizados a comprar
crianças para facilitar conversas sobre o tempo de jogo, escolhas conteúdos de videojogos”.
de jogos e tópicos como compras opcionais de conteúdo no jogo
80 DEZEMBRO · 2024 #SIMatuaREVISTA