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SAÚDE
IMPACTO DO CYBERBULLYING NO
CONTEXTO ESCOLAR: UM DESAFIO
V ivemos, atualmente, uma realidade na qual a internet ocupa
PARA PAIS E EDUCADORES
um lugar de destaque e preenche uma parte considerável do
nosso dia-a-dia. Dos mais novos aos mais velhos, poucos são os
que não apreciam a utilização da internet para os mais diversos
fins. Não seria este um tema de conversa se o seu uso, em al-
gumas situações, não se tivesse tornado um problema. Se por
um lado a conectividade digital nos trouxe muitos benefícios,
por outro, apresenta também novos desafios. O cyberbullying
veio ampliar a problemática, já antes observada e designada
de bullying. Enquanto esta se limitava ao ambiente escolar ou
a outros espaços físicos, hoje ultrapassa essas barreiras e pode
ocorrer a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, através de
dispositivos eletrónicos. O cyberbullying ou ciberbullying, tem
vindo a revelar-se um problema crescente e pode ter graves
consequências para o desenvolvimento emocional e psicoló-
gico. Neste artigo, vamos abordar o conceito de cyberbullying Piaget e Erikson definiram os estádios de desenvolvimento
no contexto escolar, o que é e como pode afetar, particular- como etapas sequenciais no crescimento cognitivo, emocio-
mente, as crianças, adolescentes e jovens nas diferentes fases nal e social de uma criança, que ocorrem à medida que ela
de desenvolvimento e quais os sinais a que os pais e educado- adquire novas habilidades e capacidades. Esses estágios são
res devem estar atentos, para poderem identificar o problema influenciados por fatores biológicos, emocionais, compor-
e ajudar atempadamente. tamentais e ambientais, sendo que nesta idade a vivência e
O cyberbullying consiste no uso de tecnologias digitais para a aprendizagem obtida no contexto escolar revestem-se de
assediar, intimidar, humilhar ou prejudicar alguém. As formas uma enorme relevância.
mais comuns incluem o envio de mensagens ofensivas, a cria- Assim, é fácil entender que os impactos do cyberbullying va-
ção de rumores falsos, a partilha de imagens ou vídeos emba- riam, dependendo da idade e da fase de desenvolvimento da
raçosos sem consentimento, a exclusão intencional de uma criança, adolescente ou jovem. É, portanto, fundamental que
pessoa de grupos virtuais, entre outras. Enquanto o bullying pais e educadores compreendam como esse tipo de violência
tradicional ocorre em espaços físicos, face-to-face, o cyber- pode afetá-las e estejam atentos aos sinais.
bullying pode acontecer em qualquer dia, a qualquer hora e Quando falamos em seres humanos não é possível construir
em qualquer momento, o que torna a vítima especialmente uma matriz e garantir que determinada situação, em determi-
vulnerável. nada idade, vai provocar determinado impacto. Somos todos
Se o face-to-face pode de alguma forma inibir o bullie (aque- diferentes e por isso reagimos à mesma situação de forma di-
Dra.: Marta Duarte le que provoca a agressão) no cyberbullying a distância física, ferente, e isso deve-se à influência dos fatores referidos ante-
e por vezes até o anonimato que a internet permite, facilita a riormente.
Psicóloga Clínica, Gestora Executiva do ação. Muitas vezes, os agressores escondem-se em perfis fal-
CACB e sócia da www.girohc.pt sos ou pseudónimos, tornando mais difícil para a vítima conse- Embora pareça improvável, até mesmo crianças pequenas,
guir identificar quem está por detrás do ataque. Tudo isto faz na fase pré-escolar ou nos primeiros anos do 1º ciclo, podem
com que o impacto emocional seja ainda mais devastador. ser expostas ao cyberbullying. Com o aumento do uso de dis-
positivos como tablets e smartphones desde a infância, essas
Ser vítima desta prática é danoso em qualquer idade, mas crianças podem ter acesso a jogos online ou redes sociais,
pode ser especialmente marcante para os mais jovens, que onde incidentes de bullying digital podem ocorrer.
ainda estão em fase de formação emocional e psicológica.
Nesta fase, têm menos, ou não têm ainda ferramentas para Nessa faixa etária, as crianças encontram-se numa fase de
lidar com agressões e rejeições. aprendizagem da componente emocional e cognitiva, o que
significa que a capacidade de compreender e lidar com situa-
O ambiente escolar desempenha um papel fundamental no ções de conflito ou agressão ainda está em desenvolvimento.
desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, muito Estas crianças podem não conseguir entender o que se está a
para além da aprendizagem dos conteúdos escolares obtidos passar e não saber como expressar o que estão a viver e a sen-
na sala de aula. A escola é um ambiente onde decorrem e se tir.
desenvolvem habilidades sociais, onde se aprende a lidar com
desafios, onde se formam as primeiras amizades e se constrói a Nas crianças um pouco mais crescidas, dos 9 aos 12 anos,
identidade. Estas experiências são essenciais para a formação observa-se, com maior frequência, o aparecimento da auto-
de competências emocionais, como a empatia, a cooperação, nomia no uso de equipamentos e redes sociais. Nesta fase, a
a resiliência, entre tantas outras, que serão transportadas para pressão social intensifica-se, e a aceitação entre pares torna-se
a vida adulta. A convivência no ambiente escolar, com as suas um aspeto central da vida. O cyberbullying pode gerar um im-
dinâmicas de grupo e interações diversas, contribui de manei- pacto ainda mais profundo, pois nessa idade já compreendem
ra decisiva para o crescimento integral. melhor as interações sociais, mas podem não ter maturidade
emocional para lidar com ataques deste género.
Contudo, a escola, apesar de ser um espaço de aprendizagem
e desenvolvimento, constitui também um ambiente propício A adolescência constitui um período especialmente vulne-
ao surgimento de situações menos positivas, como o bullying rável para o cyberbullying. Nesta fase, em que se encontram
e o cyberbullying. Na convivência diária entre pares é natural num processo de construção da identidade, da autoimagem
que surjam conflitos e, em alguns casos, comportamentos e do autoconhecimento, a validação social por meio de amigos
agressivos ou hostis. A pressão para ser aceite, a competição e e colegas assume um peso muito relevante. O uso de redes
a insegurança, próprias destas fases da vida, podem promover sociais é intenso, e o cyberbullying pode ter consequências
o aparecimento de comportamentos disfuncionais. devastadoras para o bem-estar emocional e psicológico dos
jovens. [continua na página seguinte]
64 OUTUBRO · 2024 #SIMatuaREVISTA