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SAÚDE

                                      IMPACTO DO CYBERBULLYING NO

                                      CONTEXTO ESCOLAR: UM DESAFIO

                V                     ivemos, atualmente, uma realidade na qual a internet ocupa
                                      PARA PAIS E EDUCADORES



                                      um lugar de destaque e preenche uma parte considerável do
                                      nosso dia-a-dia. Dos mais novos aos mais velhos, poucos são os
                                      que não apreciam a utilização da internet para os mais diversos
                                      fins. Não seria este um tema de conversa se o seu uso, em al-
                                      gumas situações, não se tivesse tornado um problema. Se por
                                      um lado a conectividade digital nos trouxe muitos benefícios,
                                      por outro, apresenta também novos desafios. O cyberbullying
                                      veio ampliar a problemática, já antes observada e designada
                                      de bullying. Enquanto esta se limitava ao ambiente escolar ou
                                      a outros espaços físicos, hoje ultrapassa essas barreiras e pode
                                      ocorrer a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, através de
                                      dispositivos eletrónicos. O cyberbullying ou ciberbullying, tem
                                      vindo a revelar-se um problema crescente e pode ter graves
                                      consequências para o desenvolvimento emocional e psicoló-
                                      gico. Neste artigo, vamos abordar o conceito de cyberbullying   Piaget e Erikson definiram os estádios de desenvolvimento
                                      no contexto escolar, o que é e como pode afetar, particular-  como etapas sequenciais no crescimento cognitivo, emocio-
                                      mente, as crianças, adolescentes e jovens nas diferentes fases   nal e social de uma criança, que ocorrem à medida que ela
                                      de desenvolvimento e quais os sinais a que os pais e educado-  adquire novas habilidades e capacidades. Esses estágios são
                                      res devem estar atentos, para poderem identificar o problema   influenciados por fatores biológicos, emocionais, compor-
                                      e ajudar atempadamente.                     tamentais e ambientais, sendo que nesta idade a vivência e
                                      O cyberbullying consiste no uso de tecnologias digitais para   a aprendizagem obtida no contexto escolar revestem-se de
                                      assediar, intimidar, humilhar ou prejudicar alguém. As formas   uma enorme relevância.
                                      mais comuns incluem o envio de mensagens ofensivas, a cria-  Assim, é fácil entender que os impactos do cyberbullying va-
                                      ção de rumores falsos, a partilha de imagens ou vídeos emba-  riam, dependendo da idade e da fase de desenvolvimento da
                                      raçosos sem consentimento, a exclusão intencional de uma   criança, adolescente ou jovem. É, portanto, fundamental que
                                      pessoa de grupos virtuais, entre outras. Enquanto o bullying   pais e educadores compreendam como esse tipo de violência
                                      tradicional ocorre em espaços físicos, face-to-face, o cyber-  pode afetá-las e estejam atentos aos sinais.
                                      bullying pode acontecer em qualquer dia, a qualquer hora e   Quando falamos em seres humanos não é possível construir
                                      em qualquer momento, o que torna a vítima especialmente   uma matriz e garantir que determinada situação, em determi-
                                      vulnerável.                                 nada idade, vai provocar determinado impacto. Somos todos
                                      Se o face-to-face pode de alguma forma inibir o bullie (aque-  diferentes e por isso reagimos à mesma situação de forma di-
               Dra.: Marta Duarte     le que provoca a agressão) no cyberbullying a distância física,   ferente, e isso deve-se à influência dos fatores referidos ante-
                                      e por vezes até o anonimato que a internet permite, facilita a   riormente.
               Psicóloga Clínica, Gestora Executiva do   ação. Muitas vezes, os agressores escondem-se em perfis fal-
               CACB e sócia da www.girohc.pt  sos ou pseudónimos, tornando mais difícil para a vítima conse-  Embora pareça improvável, até mesmo crianças pequenas,
                                      guir identificar quem está por detrás do ataque. Tudo isto faz   na fase pré-escolar ou nos primeiros anos do 1º ciclo, podem
                                      com que o impacto emocional seja ainda mais devastador.  ser expostas ao cyberbullying. Com o aumento do uso de dis-
                                                                                  positivos como tablets e smartphones desde a infância, essas
                                      Ser vítima desta prática é danoso em qualquer idade, mas   crianças  podem  ter  acesso  a  jogos  online  ou  redes  sociais,
                                      pode ser especialmente marcante para os mais jovens, que   onde incidentes de bullying digital podem ocorrer.
                                      ainda estão em fase de formação emocional e psicológica.
                                      Nesta fase, têm menos, ou não têm ainda ferramentas para   Nessa faixa etária, as crianças encontram-se numa fase de
                                      lidar com agressões e rejeições.            aprendizagem da componente emocional e cognitiva, o que
                                                                                  significa que a capacidade de compreender e lidar com situa-
                                      O ambiente escolar desempenha um papel fundamental no   ções de conflito ou agressão ainda está em desenvolvimento.
                                      desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, muito   Estas crianças podem não conseguir entender o que se está a
                                      para além da aprendizagem dos conteúdos escolares obtidos   passar e não saber como expressar o que estão a viver e a sen-
                                      na sala de aula. A escola é um ambiente onde decorrem e se   tir.
                                      desenvolvem habilidades sociais, onde se aprende a lidar com
                                      desafios, onde se formam as primeiras amizades e se constrói a   Nas  crianças  um  pouco  mais  crescidas,  dos  9  aos  12  anos,
                                      identidade. Estas experiências são essenciais para a formação   observa-se, com maior frequência, o aparecimento da auto-
                                      de competências emocionais, como a empatia, a cooperação,   nomia no uso de equipamentos e redes sociais. Nesta fase, a
                                      a resiliência, entre tantas outras, que serão transportadas para   pressão social intensifica-se, e a aceitação entre pares torna-se
                                      a vida adulta. A convivência no ambiente escolar, com as suas   um aspeto central da vida. O cyberbullying pode gerar um im-
                                      dinâmicas de grupo e interações diversas, contribui de manei-  pacto ainda mais profundo, pois nessa idade já compreendem
                                      ra decisiva para o crescimento integral.    melhor as interações sociais, mas podem não ter maturidade
                                                                                  emocional para lidar com ataques deste género.
                                      Contudo, a escola, apesar de ser um espaço de aprendizagem
                                      e desenvolvimento, constitui também um ambiente propício   A adolescência constitui um período especialmente vulne-
                                      ao surgimento de situações menos positivas, como o bullying   rável para o cyberbullying. Nesta fase, em que se encontram
                                      e o cyberbullying. Na convivência diária entre pares é natural   num processo de construção da identidade, da autoimagem
                                      que surjam conflitos e, em alguns casos, comportamentos   e do autoconhecimento, a validação social por meio de amigos
                                      agressivos ou hostis. A pressão para ser aceite, a competição e   e colegas assume um peso muito relevante. O uso de redes
                                      a insegurança, próprias destas fases da vida, podem promover   sociais é intenso, e o cyberbullying pode ter consequências
                                      o aparecimento de comportamentos disfuncionais.   devastadoras para o bem-estar emocional e psicológico dos
                                                                                  jovens.                                                            [continua na página seguinte]
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