Page 70 - SIM 288
P. 70
OPINIÃO
NÃO BASTA
SABER.
É URGENTE
APRENDER A SER
“Educar a mente sem educar o coração, não é educação”
Aristóteles
V ivemos tempos em que o cresci- do não apenas a busca do conhecimento, mas tam- além do desenvolvimento cognitivo, sendo e Proje-
to AltaMENTE um exemplo inspirador da mudança
bém a busca de autoconhecimento.
mento exponencial da informação
que é da responsabilidade de todos fazer acontecer.
e os avanços científicos e tecno-
A parte do indivíduo, Quem Sou Eu? é trabalhada
O futuro convida a que o autoconhecimento, a in-
lógicos colocam à educação e às
pela terapeuta Sofia Cid que, através do eneagrama
escolas desafios sem precedentes,
manas andem de mãos dadas com o conhecimento
que resultam ser um convite sério à
nalidades, convoca a comunidade escolar a refletir
transformação que se impõe neste sistema. e da tomada de consciência dos 9 tipos de perso- teligência emocional e todas as competências hu-
acadêmico. Mais do que super-heróis, o futuro pre-
sobre a sua identidade, valores, crenças, habilidades cisa de super-humanos!
A educação é a base de qualquer sociedade e de- e interesses, promovendo o autoconhecimento e
sempenha um papel vital na formação de cidadãos permitindo que cada um se entenda melhor a si
preparados para enfrentar os desafios do mundo mesmo, aos outros, e assim reconheça a sua forma
moderno, razão pela qual a urgência de uma mu- de olhar o mundo. Também se desenvolve a tomada
dança estrutural e interna no sistema educativo é de consciência do corpo através de ferramentas de
por demais evidente. Já não basta acumular conhe- mindfulness, promovendo uma maior consciência
cimento e informação. É urgente aprender a Ser. de si e da forma como nos posicionamos na relação
com o outro.
O Projeto AltaMENTE da Escola Alcaides de Faria
em Barcelos é um exemplo inspirador desta mudan- No que toca à história familiar do indivíduo, De Onde
ça. Promovido por um grupo de professores Ubuntu Venho? Cabe à Joelma Duarte convidar a comuni-
(um programa que visa promover as competências dade escolar a explorar as suas raízes, a sua história
socio emocionais da comunidade escolar), o pro- familiar, cultural e o contexto social, promovendo
jeto AltaMENTE, reconhece a importância da inte- uma compreensão mais ampla das influências que
ligência emocional na formação de cidadãos com- moldaram e moldam as vidas de todos.
pletos e equilibrados, e, agregando profissionais do A terceira parte do projeto, Para Onde Vou? Será
desenvolvimento humano, está a desenvolver um desenvolvida pelo Eric Schnaider, que orientará os
trabalho inédito junto de toda a comunidade escolar convidados a pensar sobre os seus objetivos, as-
(professores, alunos, familiares e auxiliares).
pirações e o impacto que desejam ter nos outros e
O principal objetivo do projeto AltaMENTE é pro- no mundo, agora mais de acordo com o verdadeiro
mover a literacia emocional entre alunos, professo- SER de cada um, a sua essência. É um incentivo à
res, auxiliares e pais, com um foco especial em duas definição de metas e objetivos para o futuro de uma
áreas de competência: Relacionamento Interpes- forma mais ecológica e eficaz.
soal e Desenvolvimento Pessoal e Autonomia.
Neste caminho a educação vai além da mera trans-
A abertura deste projeto a todos os membros do missão de conhecimento, pretendendo acima de
sistema educativo (alunos e pais, professores e au- tudo formar indivíduos completos e conscientes da
xiliares) tem tanto de imperioso como de inovador, sua identidade, história e propósito na sociedade. As
e surge da tomada de consciência de que tudo está questões formuladas não têm respostas definitivas,
ligado, de que todos fazemos parte de um sistema e mas são uma ferramenta poderosa para promover
que uns não existem sem os outros. a reflexão, o desenvolvimento pessoal e a conexão
com o mundo ao nosso redor. Reconhecer que as
A pedagogia sistêmica é uma abordagem educacio- emoções estão intrinsecamente ligadas à forma
nal que se baseia nos princípios dos sistemas e nas como nos relacionarmos connosco e com os outros,
teorias sistémicas, que reconhecem a interconexão permite-nos compreender como as nossas emo-
de todos os elementos que fazem parte do todo. ções afetam e são afetadas pelos sistemas de que
Esta abordagem distingue-se pela sua visão am- fazemos parte. A Pedagogia Sistémica incentiva a
pliada do ensino e da aprendizagem, reconhecendo empatia e a compreensão das emoções dos outros,
que os alunos não são apenas indivíduos isolados, promovendo relações interpessoais mais saudáveis Saiba mais em:
mas parte de sistemas mais amplos, incluindo a fa- e harmoniosas. Importa aprender a comunicar efi- Avenida 31 de janeiro nº 270
mília, a comunidade e a sociedade. 4715 – 052 Braga
cazmente, expressando as nossas emoções e ne-
+351 915 270 270
Com o mote “quem sou, de onde venho e para onde cessidades de maneira construtiva. bemvindo@affectum.pr
vou?,” este projeto ambicioso traz uma nova visão A urgente mudança na educação envolve uma nova www.affectum.pt
para o futuro da educação em Portugal, promoven-
visão que prioriza a inteligência emocional, para
70 NOVEMBRO · 2023