Page 70 - SIM 288
P. 70

OPINIÃO




             NÃO BASTA


             SABER.


             É URGENTE


             APRENDER A SER






             “Educar a mente sem educar o coração, não é educação”
             Aristóteles
            V           ivemos tempos em que o cresci-  do não apenas a busca do conhecimento, mas tam-  além do desenvolvimento cognitivo, sendo e Proje-

                                                                                        to AltaMENTE um exemplo inspirador da mudança
                                                  bém a busca de autoconhecimento.
                        mento exponencial da informação
                                                                                        que é da responsabilidade de todos fazer acontecer.
                        e os avanços científicos e tecno-
                                                  A parte do indivíduo, Quem Sou Eu? é trabalhada
                                                                                        O futuro convida a que o autoconhecimento, a in-
                        lógicos colocam à educação e às
                                                  pela terapeuta Sofia Cid que, através do eneagrama
                        escolas desafios sem precedentes,
                                                                                        manas andem de mãos dadas com o conhecimento
                        que resultam ser um convite sério à
                                                  nalidades, convoca a comunidade escolar a refletir
             transformação que se impõe neste sistema.   e da tomada de consciência dos 9 tipos de perso-  teligência emocional e todas as competências hu-
                                                                                        acadêmico. Mais do que super-heróis, o futuro pre-
                                                  sobre a sua identidade, valores, crenças, habilidades   cisa de super-humanos!
             A educação é a base de qualquer sociedade e de-  e  interesses,  promovendo  o autoconhecimento  e
             sempenha um papel vital na formação de cidadãos   permitindo que cada um se entenda melhor a si
             preparados para enfrentar os desafios do mundo   mesmo, aos outros, e assim reconheça a sua forma
             moderno, razão pela qual a urgência de uma mu-  de olhar o mundo. Também se desenvolve a tomada
             dança estrutural e interna no sistema educativo é   de consciência do corpo através de ferramentas de
             por demais evidente. Já não basta acumular conhe-  mindfulness, promovendo uma maior consciência
             cimento e informação. É urgente aprender a Ser.  de si e da forma como nos posicionamos na relação
                                                  com o outro.
             O Projeto AltaMENTE da Escola Alcaides de Faria
             em Barcelos é um exemplo inspirador desta mudan-  No que toca à história familiar do indivíduo, De Onde
             ça. Promovido por um grupo de professores Ubuntu   Venho? Cabe à Joelma Duarte convidar a comuni-
             (um programa que visa promover as competências   dade escolar a explorar as suas raízes, a sua história
             socio emocionais  da comunidade escolar), o pro-  familiar, cultural e o contexto social, promovendo
             jeto AltaMENTE, reconhece a importância da inte-  uma compreensão mais ampla das influências que
             ligência emocional na formação de cidadãos com-  moldaram e moldam as vidas de todos.
             pletos e equilibrados, e, agregando profissionais do   A terceira parte do projeto, Para Onde Vou? Será
             desenvolvimento  humano, está a  desenvolver  um   desenvolvida pelo Eric Schnaider, que orientará os
             trabalho inédito junto de toda a comunidade escolar   convidados a pensar sobre os seus objetivos, as-
             (professores, alunos, familiares e auxiliares).
                                                  pirações e o impacto que desejam ter nos outros e
             O principal objetivo do projeto AltaMENTE é pro-  no mundo, agora mais de acordo com o verdadeiro
             mover a literacia emocional entre alunos, professo-  SER de cada um, a sua essência. É um incentivo à
             res, auxiliares e pais, com um foco especial em duas   definição de metas e objetivos para o futuro de uma
             áreas de competência: Relacionamento Interpes-  forma mais ecológica e eficaz.
             soal e Desenvolvimento Pessoal e Autonomia.
                                                  Neste caminho a educação vai além da mera trans-
             A abertura deste projeto a todos os membros do   missão de conhecimento, pretendendo acima de
             sistema educativo (alunos e pais, professores e au-  tudo formar indivíduos completos e conscientes da
             xiliares) tem tanto de imperioso como de inovador,   sua identidade, história e propósito na sociedade. As
             e surge da tomada de consciência de que tudo está   questões formuladas não têm respostas definitivas,
             ligado, de que todos fazemos parte de um sistema e   mas são uma ferramenta poderosa para promover
             que uns não existem sem os outros.   a reflexão, o desenvolvimento pessoal e a conexão
                                                  com o mundo ao nosso redor. Reconhecer que as
             A pedagogia sistêmica é uma abordagem educacio-  emoções estão intrinsecamente ligadas à forma
             nal que se baseia nos princípios dos sistemas e nas   como nos relacionarmos connosco e com os outros,
             teorias sistémicas, que reconhecem a interconexão   permite-nos compreender como as nossas emo-
             de  todos  os  elementos  que fazem parte  do todo.   ções afetam e são afetadas pelos sistemas de que
             Esta  abordagem  distingue-se  pela  sua  visão  am-  fazemos parte. A Pedagogia Sistémica incentiva a
             pliada do ensino e da aprendizagem, reconhecendo   empatia e a compreensão das emoções dos outros,
             que os alunos não são apenas indivíduos isolados,   promovendo relações interpessoais mais saudáveis   Saiba mais em:
             mas parte de sistemas mais amplos, incluindo a fa-  e harmoniosas. Importa aprender a comunicar efi-  Avenida 31 de janeiro nº 270
             mília, a comunidade e a sociedade.                                                     4715 – 052 Braga
                                                  cazmente,  expressando  as  nossas  emoções  e  ne-
                                                                                                    +351 915 270 270
             Com o mote “quem sou, de onde venho e para onde   cessidades de maneira construtiva.  bemvindo@affectum.pr
             vou?,” este projeto ambicioso traz uma nova visão   A urgente mudança na educação envolve uma nova   www.affectum.pt
             para o futuro da educação em Portugal, promoven-
                                                  visão que prioriza a inteligência emocional, para
            70                                                 NOVEMBRO · 2023
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75