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REPORTAGEM REPORTAGEM
LETRA
HARVEST FEST
Três dias a mostrar como se faz
É um evento quase obrigatório no calendário dos cervejeiros portugueses
e, cada vez mais, estrangeiros. A Cerveja Letra mostra como se faz a cer-
veja artesanal e começa pelo início, ou seja, pela colheita do indispensável
lúpulo. Ao longo de três dias, há muito para ver, beber, comer (não faltam
showcookings), tocar (uma centena acedeu ao desafio de colher o lúpulo
com as próprias mãos) e ouvir, porque também de música se faz este evento.
“Este ano, decidimos fazer um festival mais centrado na Cerveja Letra, com
20 cervejas da nossa autoria, e convidámos as três principais marcas espa-
nholas, a Garage, a Cervecera Península e a Basqueland. Foi o melhor Har-
vest de sempre, não só em termos de afluência, mas também pelo ambiente
que se sentiu ao longo dos três dias. Também o lúpulo – o momento alto do
festival é a colheita – estava num estado de maturação perfeito para ser co-
lhido. Juntámos 100 pessoas na colheita de sábado. Estamos já a pensar em
próximos eventos, nomeadamente, o 10º aniversário da Cerveja Letra, que
acontece em Outubro”, explicam Filipe Macieira e Francisco Pereira.
Mais que um festival com cerveja, comida e música, há um sentimento de
partilha que os presentes descrevem como sendo a melhor parte dos even-
tos ligados à cerveja artesanal. “Não se trata apenas de beber cerveja, mas
de ver as pessoas a entrarem na nossa fábrica, falarem com o cervejeiro, per-
guntarem como fazemos as nossas cervejas, perceberem as etapas da cria-
ção da cerveja e ainda colherem o lúpulo, um dos ingredientes essenciais
para a criação de uma cerveja”, explica Filipe Macieira.
Prestes a completar 10 anos de existência, Filipe e Francisco orgulham-se em Portugal. Eles são de um país com longa tradição de cerveja artesanal,
do cominho percorrido pela Cerveja Letra até aqui, da centralidade criada conhecem muito sobre cervejas artesanais, mas nunca tinham participado
em Vila Verde em torno da cerveja artesanal – desde logo com a fábrica, o numa colheita de lúpulo e ficaram maravilhados. Nós sabemos que esta
bar (Letraria), a plantação do lúpulo, mas também as parcerias com vários memória emocional será divulgada para onde forem, porque foi algo único
agentes económicos da região, como é exemplo a nova sidra Duura. “Du- para eles, e falarão bem da Cerveja Letra, do Harvest Fest e de Vila Verde”,
rante o Harvest, tivemos um grupo dos Estados Unidos, que estão a morar finalizam os empreendedores.
22 SETEMBRO · 2023 SETEMBRO · 2023 23