Page 82 - SIM 307
P. 82
COMÉRCIO
Associação Empresarial de Braga traça “sucesso extraordinário” do Roteiro ‘Duas de Letra’
MAIS DE 15 MIL BRACARENSES E TURISTAS
EXPERIENCIARAM ‘DUAS DE LETRA’
EM ROTEIRO DE CERVEJA ARTESANAL
CADA VEZ COM MAIS FÃS
A s expetativas dos consumidores e dos empresários Mário Barroca e Susana Correia, ele de Viseu e ela bracarense, que fizeram
TEXTO: Marta Amaral Caldeira
o roteiro e até o repetiram, tendo obtido como prémio uma estadia no Hotel
foram extraordinariamente ultrapassadas durante o
Roteiro ‘Duas de Letra’, que encheu de entusiasmo as
Vila Gallé, num local à sua escolha.
esplanadas e os espaços aderentes à iniciativa dinami-
zada pela Associação Empresarial de Braga (AEB), em
artesanal ‘Letra, aponta para um balanço positivo e indica “novos espaços
parceria com a cerveja ‘Letra’. Esta foi já terceira edição “Este foi o melhor ano de sempre”. Filipe Macieira, responsável pela cerveja
da iniciativa e Rui Marques, diretor-geral da associação, realça o facto aderentes ao roteiro que já se associaram ao projeto”. “O certo é que quan-
do roteiro ter conseguido aumentar exponencialmente o número signi- to mais investimento houver dos estabelecimentos aderentes no petisco, a
ficativo de novos consumidores da cerveja artesanal. Ao todo, mais de cerveja vende certamente muito mais, por exemplo, o ‘Café Viana’ vendeu
15 mil consumidores ‘passaram’ pelo roteiro para ‘Duas de Letra’. cerca de 600 doses. O empresário refere que este é “um investimento” que
a marca faz, até porque é vendida nestas iniciativas quase a preço de custo,
“Esta terceira edição foi novamente um grande sucesso, teve uma excelen- mas que tem também os seus resultados em termos de impacto no público.
te recetividade por parte dos consumidores e a avaliação dos empresários
é também muito positiva, sobretudo, do ponto de vista da capacidade de “Ficámos muito surpreendidos com os vários espaços diferentes que tive-
atrair novos consumidores. Sem dúvida que esta é uma iniciativa extraordi- mos a oportunidade de conhecer através desta iniciativa e vamos repetir”,
nariamente positiva, valorizando a geração de mais negócio e a atração de indicou o casal. Para Eduardo Godiña este “é um roteiro interessante, em
novos clientes”, destacou Rui Marques. que participei com a minha esposa e foi muito agradável. Sem dúvida que
vamos continuar a participar neste tipo de iniciativas, que também dinami-
“Há aqui uma cultura cervejeira que se tem conseguido trazer quer para zam mais o centro da cidade”, frisou.
junto dos operadores, que vêem, muitas vezes, nesta iniciativa uma opor- José Martins, diretor do Hotel Vila Gallé Collection Braga, garante que o
tunidade de tomar também contato com as cervejas artesanais nos seus evento “valeu a pena” e “é mais uma forma de integrar o próprio hotel na ci-
espaços e, por outro lado, os consumidores têm aqui uma oportunidade de dade e tendo em conta que temos muitos clientes estrangeiros, esta é tam-
experimentar e testar e perceber a elevada qualidade destas cervejas arte- bém uma forma de lhes proporcionar conhecer novas marcas de grande
sanais que são altamente gastronómicas e que fazem casamentos perfeitos qualidade desta região e, por outro lado, entendemos que esta é também
com a nossa gastronomia”.
uma forma de trazer um pouco da cidade para dentro do hotel”.
Este ano, os promotores da iniciativa desafiaram os consumidores a per-
correr o roteiro todo. No total foram 100 os que se habilitaram ao prémio O Verão está à porta e haverá novas experiências para o público bracarense
final que, em sorteio, foi ganho por Eduardo Godiña, natural da Galiza mas e turista experienciar como o Vinho Verde Fest, a realizar no mês de julho, e
a residir em Braga desde 2007, onde é docente universitário e pelo casal o ‘Verde Cool’ em setembro.
82 JUNHO · 2025 #SIMatuaREVISTA