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REGIÃO
Aconteceu a 20 maio 1875
COMBOIO CHEGOU A BRAGA HÁ 150 ANOS
O Município de Braga, a CP - Comboios de Portugal e crescimento a nível populacional e esse facto deve obrigar o estado
a IP – Infraestruturas de Portugal, organizaram uma
central a dar respostas e investimentos à altura desse crescimento,
sessão comemorativa que registou os 150 anos do
com mais e melhores ligações que vão de encontro às necessidades
da população. Acreditamos que Braga pode e deve estar na linha da
Comboio a Norte do Douro – Linha do Minho e Ra-
mal de Braga. Aconteceu há 150 anos para espanto
é também um compromisso com o futuro da mobilidade na nossa ci-
de muitos e para orgulhos de outros tantos. frente da modernização da ferroviária em Portugal e esta celebração
dade e região”.
O evento, que pretendeu ser uma homenagem à importância histórica
e cultural do transporte ferroviário na região e no país, começou com ESTAÇÃO DE BRAGA RECEBEU 2,5 MILHÕES DE PESSOAS
uma reinterpretação simbólica da viagem inaugural realizada em 1875, O Presidente da CP, Pedro Moreira, salientou a importância da ferrovia
com Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da CP, com estas palavras: “o comboio é o modo de transporte mais susten-
Miguel Cruz, presidente do Conselho de Administração Executivo da tável de todos, com menos emissão de gases com efeitos de estufa e
IP, e Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, a embar- aquele que permite atingir as metas ambientais que estão definidas. O
carem na Estação de Campanhã, no Porto, rumo a Braga. Durante o comboio deve funcionar como a espinha dorsal da mobilidade, face à
percurso, houve animação a cargo dos “Ardinas Braga25”, interpre- relevância que tem como transporte de massas”. O dirigente recorda
tados por atores da companhia Malad’arte, e do grupo de cantares da que só no ano anterior “transportamos 188 milhões de passageiros. Só
Academia Sénior do Município de Braga, que se fez representar por a estação de Braga foi utilizada por 2,5 milhões de passageiros, um au-
120 seniores.
mento de 20% de utilização da linha em relação a 2023”.
MURAL INAUGURADO
HISTÓRIA
Chegados ao destino, foi inaugurado um mural evocativo desta data
histórica, que marca os 150 anos da chegada do Comboio a norte do A 20 de maio de 1875, Braga celebrava a chegada do primeiro com-
Douro. Seguiu-se a conferência “Braga – Presente e Futuro do Ca- boio, vindo do Porto, um momento marcante na história ferroviária
minho de Ferro na Região”, em que foram abordados temas como a nacional. No Porto, na estação do Pinheiro (Campanhã), reuniram-se
importância e as vantagens do modo ferroviário, as mais-valias da alta autoridades, militares e convidados ilustres para assistir à cerimónia
velocidade e os investimentos que têm sido feitos para melhorar a qua- de partida das locomotivas n. 1 Porto, n. 2 Braga e n. 3 Ave, que foram
lidade da ferrovia no país. benzidas pelo reverendo prelado. Ao longo do percurso, nas estações
de Ermesinde, Famalicão ou Nine, o comboio inaugural, onde viajava a
“FERROVIA CONTINUA A SER DETERMINANTE” Família Real, foi recebido com entusiasmo pela população, que sauda-
va a iniciativa de progresso. Em Braga, a receção foi calorosa. A cida-
Em representação do município bracarense, Olga Pereira, defendeu
que “a ferrovia foi determinante para o crescimento da cidade e con- de preparou uma cerimónia para acolher a Família Real, tendo havido
tinua a ser essencial para garantir uma mobilidade eficiente, segura missa na Sé. Braga ficou servida pelo moderno modo de transporte,
e sustentável”. Na ótica da vereadora da Mobilidade, “Braga está em através da rede ferroviária em desenvolvimento no país, na extensão
total de 134 km.
58 JUNHO · 2025 #SIMatuaREVISTA