Page 92 - SIM 300
P. 92

LITERATURA


               Projeto é apoiado pelo programa do governo ‘Clubes de Leitura do Ensino Superior’ no
               âmbito do Plano Nacional de Leitura 2027
               ALUNOS DA CATÓLICA CRIAM CLUBE


               ‘LIBERDADE’ PARA PROMOVER O LIVRO E

               INCENTIVAR OS JOVENS À LEITURA



               Por: Marta Amaral Caldeira































              É          com o objetivo de promover o livro e incentivar à leitura que   novo, para a leitura, sendo esta, um dos vetores essenciais para um domí-

                         a  Universidade  Católica  Portuguesa  –  Centro  Regional  de
                                                                      nio eficaz e correto da Língua Portuguesa (caso seja esta a língua em que
                                                                      se leia), domínio este considerado pelos docentes e especialistas da área
                         Braga (UCP-Braga) acaba de lançar o Clube de Leitura ‘Li-
                         berdade’. O projeto é apoiado pela iniciativa governamental
                                                                      como  “fundamental”  para  o  desenvolvimento  de  outras  competências,
                         intitulada ‘Clubes de Leitura do Ensino Superior’, no âmbito
                         do ‘Plano Nacional de Leitura 2027’ e foi lançado no passa-
                                                                      o discurso estruturado, bem como o domínio gramatical da língua, entre
               do dia 30 de Outubro com uma tertúlia, onde os convidados falaram da   igualmente importantes, como a expressão oral e escrita, a concentração,
                                                                      outras competências, como a questão do desenvolvimento do raciocínio
               importância da leitura para o conhecimento e desenvolvimento humano,   crítico daqueles que serão os futuros profissionais de amanhã, seja em que
               deixando várias sugestões de obras para os leitores.   área científica for.
               A partir do desafio do governo, um núcleo de alunos, com representantes   Estes e outros aspetos foram valorizados por Fernando Azevedo, na sessão
               de todos os cursos, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS),   de apresentação do Clube de Leitura ‘Liberdade’. “A leitura é muito rele-
               candidatou o seu projeto para a constituição do Clube de Leitura ‘Liber-  vante em vários domínios, desde a dimensão afetiva ao desenvolvimento
               dade’, tendo sido um dos 20 projetos das inúmeras instituições de ensino   cognitivo, à partilha de saberes e de experiências, para além de nos ajudar a
               superior do país a ser selecionado pelo Plano Nacional de Leitura 2027.   interrogamos o mundo”, assinalou o professor da UMinho. “Ler ajuda, sem
                                                                      dúvida, à minha transformação individual e coletiva/social. Ler implica que
               Regina Campos, diretora da Rede de Bibliotecas Escolares de Braga, Fer-  consigo transformar a minha vida. Essa transformação acontece lendo. Tra-
               nando Azevedo, professor da Universidade do Minho e Sofia Afonso, uma   ta-se de empoderamento dos sujeitos, desde tenra idade, com vista a que
               das  responsáveis  pela  Livraria  ‘Centésima  Página’, foram  os  convidados   adquiram um poder próprio e individual, enquanto cidadãos livres, de par-
               de  honra  que  marcaram  presença  no  lançamento  do  Clube  de  Leitura   ticipar e ser membros efetivos na polis”.
               ‘Liberdade’, numa sessão pública que teve lugar na FFCS da UCP-Braga,
               conduzida por Cândido Oliveira Martins e Luísa Magalhães, docentes da   O professor da UMinho deixou a ‘dica’ do livro que está, neste momento, a
               Universidade Católica.                                 ler e que o tem empolgado: ‘Nexos - História Breve das Tecnologias de In-
                                                                      formação’. “Estou a ler versão espanhola e esta obra tem a ver com a ques-
               “Como motivar os jovens para o livro e a leitura como algo que não seja im-  tão da Inteligência Artificial (IA), que é um tema muito atual e que me inte-
               posto, atendendo ao fato de os estudos mais recentes revelarem um de-  ressa muito. Até que ponto pode a IA ser perturbadora e criar dissonâncias
               créscimo acentuado de hábitos de leitura nos estudantes que frequentam   no nosso mundo? Será que é tudo benéfico ou não? Quais são os limites?
               o Ensino Superior?”.
                                                                      O que é legítimo numa sociedade que usa as tecnologias de inteligência
               A pergunta, em jeito de retórica, foi lançada aos palestrantes convidados   artificial, quando sabemos que, apesar de a leitura ser um ato de liberdade,
               nesta sessão de lançamento do Clube de Leitura ‘Liberdade’, no sentido   também sabemos que existem muitos problemas éticos como a questão
               de discutir o que pode e deve ser feito com vista a estimular os jovens, de   das fakenews,que nos dão uma visão enviesada do mundo?”, apontou.
                                                                                                                    Continua
               92                                              NOVEMBRO · 2024                               #SIMatuaREVISTA
   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97