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REGIÃO
BRAGA INAUGURA ‘VIA DA LIBERDADE’
MAIS SEGURA, MODERNA E ACESSÍVEL
O antigo túnel da Avenida da Liberdade, com uma exten- “Este projeto é um marco significativo no nosso compromisso contínuo de
são de 1,15 quilómetros, abriu ao público após profunda
tornar Braga uma cidade mais segura, moderna e acessível. As melhorias
que hoje inauguramos são fruto de uma visão estratégica que coloca os
e ampla requalificação. A inauguração da agora ‘Via da
Liberdade’ marca a conclusão de uma importante fase do
cidadãos no centro das nossas decisões, garantindo-lhes melhores condi-
projeto de reabilitação urbana que visa melhorar a mobili-
riu Ricardo Rio.
dade, a segurança e a estética da Cidade.
Este projeto é um passo importante na modernização da infra-estrutura
As obras de requalificação envolveram um investimento total de 5,5 mi- ções de mobilidade e um ambiente urbano mais seguro e agradável”, refe-
lhões de euros, numa intervenção que não se limitou apenas reabilitar, mas urbana de Braga, alinhado com a visão da Autarquia em promover uma Ci-
a modernizar todo o túnel, através da requalificação da rede de drenagem dade mais sustentável, acessível e amiga do ambiente.
de águas pluviais, repavimentação das faixas de rodagem e substituição
dos revestimentos das paredes e muros e das infra-estruturas eléctricas. Olga Pereira, vereadora da mobilidade e obras municipais, não conseguiu
Foram substituídos os sistemas de ventilação e desenfumagem e os siste- estar presente na cerimónia de inauguração da obra por estar ausente do
mas de segurança e detecção de incêndio e da rede de iluminação pública. País e não ter conseguido fazer a ligação aérea. No entanto, a responsável
A requalificação incluiu igualmente a actualização da rede de combate a destaca a complexidade e a importância deste projecto. “A requalificação
incêndios, a instalação de uma rede de videovigilância e a instalação de do túnel foi um desafio técnico e logístico significativo. É preciso ter em
controlo e contagem de tráfego. A Via da Liberdade está ainda dotada de conta que 65 por cento do custo total da obra são em infra-estruturas, que
vários melhoramentos estéticos de onde se destaca uma peça artística do inclui, por exemplo, a rede de drenagem de águas pluviais, um avançado
artista plástico Tó Lino. sistema de ventilação, iluminação, de som, e de segurança com a imple-
mentação de um sistema de gestão técnica centralizada. Graças ao esfor-
Estas intervenções focaram-se na melhoria das condições de segurança e ço e dedicação de todas as equipas envolvidas, conseguimos concluir esta
circulação rodoviária, bem como na valorização estética do túnel, que ago- obra com os padrões de qualidade desejados. Este é um exemplo claro do
ra apresenta uma nova imagem que reflete o espírito moderno e dinâmico nosso compromisso em melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de
de Braga. vida dos nossos cidadãos”, refere Olga Pereira.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câ- Inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 me-
mara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que destacou as melhorias e os be- tros, esta via assegura um dos principais acessos da Cidade, desde a Cir-
nefícios que estas obras trarão para a Cidade e seus habitantes. O Autarca cular Norte (Avenida António Macedo) e o centro (Avenida da Liberdade),
sublinhou “o impacto positivo desta intervenção na qualidade de vida dos e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na
cidadãos, na segurança rodoviária e na atratividade da Cidade”. “O que Avenida Central. “Este túnel rodoviário nunca tinha sofrido qualquer in-
está aqui em causa não é uma mera pavimentação ou um arranjo estético, tervenção de fundo, tendo apenas sido alvo de pequenas intervenções de
este é um projeto que representa uma enorme transformação de uma das conservação e manutenção”, concluiu Olga Pereira.
principais vias de acesso ao centro da cidade. Houve aqui um grande in-
vestimento em tecnologia que dota esta via de maior segurança, conforto Simultaneamente, a Avenida da Liberdade também foi alvo de uma trans-
e modernidade”. formação significativa, uma vez que as obras na Avenida incluíram a criação
de vias cicláveis segregadas, novas travessias pedonais sobrelevadas, elimi-
Ricardo Rio salientou ainda a importância da colaboração entre as diversas nação de barreiras à circulação inclusiva, e a implementação de semáforos
entidades envolvidas no projeto e o empenho da Autarquia em continuar a inteligentes para optimizar o fluxo de trânsito. A plantação de novas árvores
investir na modernização e sustentabilidade de Braga. e a melhoria dos passeios completam a requalificação, proporcionando um
ambiente mais verde e acessível para todos os cidadãos.
18 AGOSTO · 2024 #SIMatuaREVISTA