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ENTREVISTA                                                                                                                              ENTREVISTA


               Professora Maria José Fernandes, gostaria que   mesmo ao lado.  Na altura em que o IPCA foi criado   tar mais três propostas de cursos de curta duração.
               nos fizesse um resumo do seu percurso pro-  não havia ensino pós-laboral, uma área que sempre   Este tipo de formação tem um tempo limitado, ou
               fissional até chegar a presidente do IPCA, em   quisemos explorar. Nós chegámos a ter mais alunos   seja, pode existir este ano e, no ano seguinte, já não
               2017.                                do  pós-laboral do  que do  horário diurno,  porque   existir, porque já não é necessário, e voltar passados
                                                    era uma necessidade que esta região tinha: permi-  três anos. É uma resposta imediata às necessidades.
               Eu licenciei-me na Universidade do Minho, em   tir que quem estivesse a trabalhar, pudesse conti-
               Gestão de Empresas, em 92, e, dois anos depois,   nuar a estudar. Hoje, ainda é assim, temos quase os   Estes cursos de curta duração já existiam, por
               tive oportunidade de começar a lecionar na Escola   mesmos alunos no regime diurno e no noturno. Das   exemplo, no IEFP, com os cursos de especiali-
               Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Poli-  08h30 da manhã às 23h00, o IPCA está em fun-  zação tecnológica (CET).
               técnico da Maia. Em 1994, ter um mestrado dava   cionamento. Se não tivéssemos aberto esta oferta,
               acesso a dar aulas no ensino superior, sobretudo nas   haveria muitas pessoas que não teriam a hipótese   Na minha perspetiva, fundamentalmente, o que
               instituições politécnicas. Mais tarde, em 1996, surge   de estudar e prosseguir a sua formação.  muda é o reconhecimento de que isto é ensino
               o IPCA, que começou a procurar de docentes por                            superior. Um CET não é ensino superior. Um aluno
                                                                                         que esteja a fazer um curso de curta duração no
               concurso público, na área da contabilidade, para o   O número de alunos subiu quase 40%, nesse
               ano letivo seguinte. Na altura, foram duas vagas e   período de apenas quatro anos.  IPCA, está no ensino superior, é um diploma supe-
               eu candidatei-me. Era uma área muito específica, a                        rior. Mais: quem faz um TeSP, tem um canal para
               outra vaga não foi sequer preenchida. Foi assim que   E  atualmente,  são  7317.  Mas  voltando  a  2016,   depois  continuar  a  estudar.  Nós  temos  muitos
               eu comecei no IPCA, fiz toda a minha carreira aqui:   abrimos nessa altura uma nova oferta formativa,   alunos do TeSP que fazem os dois anos de curso e
                                                    que são os cursos técnicos de curta duração. Esse
                                                                                         vão diretamente para o segundo ano para a licen-
               primeiro, professora adjunta, mais tarde, em 2004,
               fiz o doutoramento.  Fiz a agregação no ISEG, em   aumento exponencial do IPCA tem muito a ver com   ciatura.
               Lisboa, em 2012 e cheguei ao topo da carreira no   isso, até porque as vagas de licenciaturas dos cursos   A tipologia dos cursos de ensino superior está a
               lugar Professora Coordenadora Principal, que sou   de duração normal estão fixadas. Se eu quiser dupli-  mudar, hoje a oferta é totalmente diferente do
               desde 2013. Sempre me envolvi muito na vida do   car o número de vagas das licenciaturas, não posso,   que era nos anos 90 e início de 2000. Porquê?
                                                    porque isso é definido por despacho [do Minis-
               IPCA, desde o início. Fiz parte da comissão instala-
               dora, que veio da Universidade do Minho, e fui a pri-  tério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior]. A   Os desafios que temos hoje são totalmente diferen-
               meira diretora, de 1999 a 2003.      oportunidade do IPCA foram estes cursos de curta   tes, as necessidades são outras e a pandemia evi-
                                                    duração, que são muito direcionados para as neces-  denciou ainda mais essa realidade. Hoje, um jovem
               Tinha ambição de chegar a presidente?   sidades das empresas e são criados, muitas vezes,   entra aqui a saber mais sobre aplicações informá-
                                                    em colaboração com as empresas, que fez com   ticas que nós, por exemplo. Os jovens atuais são
               Tenho de confessar que, no meu horizonte, estaria   que houvesse uma procura muito grande. A “des-
               sempre a intenção de um dia me candidatar a pre-  localização”  para  Guimarães,  Vila  Verde,  Famali-  nativos do digital e nós temos de nos adaptar e pro-
               sidente do IPCA, mas as circunstâncias precipi-  cão, Braga e Esposende não foi por acaso, porque   curar métodos de ensino diferentes. Eu tinha aulas
                                                                                         no formato ‘tradicional’, digamos assim, mas agora
               taram essa vontade. Quando o Professor Doutor   permite às  pessoas  daquele  concelho  estudar  ter
               João Carvalho, ex-presidente do IPCA, interrom-  facilidade para prosseguir os estudos. Só em TeSP   o público é diferente, evoluiu. E o conhecimento
               peu o mandato por motivos de doença – ele tinha   (Curso Técnico Superior Profissional), temos mais   também evoluiu muito, é tudo muito mais rápido.
               sido reeleito em 2015, eu avancei para a candidatu-  de 2500 alunos. Por exemplo, a Licenciatura em   Há um problema de mão de obra na nossa
               ra. Fui eleita pela primeira vez em 2017. Acabo o meu   Design Audiovisual ou Gestão Hoteleira têm 30   região: segundo a AEMinho, faltam 40 mil tra-
               segundo mandato em final de 25.                                           balhadores no Minho e Alto Minho e a solução
                                                    vagas cada… nos TeSP, temos por anos quase duas
               O programa que apresentou em 2017 assen-  mil vagas – e com procura!      poderá passar pelo recrutamento de profissio-
                                                                                         nais noutros países. Acredita que as instituições
               tava em seis pilares: 1) as pessoas; 2) o modelo
               de governação; 3) a formação e educação; 4) a                             de ensino superior podem ajudar neste proces-
               investigação, desenvolvimento e inovação; 5) a                            so, nomeadamente, criando ofertas específi-
               interação com a sociedade; e 6) o Campus res-                             cas para completar ou adaptar planos de estudo
               ponsável. Conseguiu cumprir tudo aquilo a que                             e permitir o reconhecimento mais rápido de
                                                                                         Graus e Diplomas de estrangeiros em Portugal?
               se propôs?
               Um plano estratégico só é exequível se envolver as                        Estamos a trabalhar em conjunto com a Direção-
               pessoas e toda a comunidade académica; e se res-                          -Geral do Ensino Superior no reconhecimento de
               ponder às necessidades da região onde estamos e                           graus. Aliás, para ter um exemplo, houve uma lei
               do país. Depois, temos de nos ir ajustando, porque  “Não podemos pensar que   recente destinada a concursos para professores,
               no meu primeiro mandato, de 2017 a 2021, ninguém   o ensino superior acaba   que  agilizou  o  processo:  um  brasileiro  doutorado
               contava com a pandemia. Muito do que tínha-                               no Brasil passava por um processo moroso, porque
               mos definido teve de ser alterado e reformula-  quando terminamos uma     tinha de submeter o pedido de reconhecimento à
               do para responder a esta contingência. Para lhe                           DGES, que depois informava a instituição e passava
               dar um exemplo, a questão da internacionalização  licenciatura, como era há   imenso tempo até ter o diploma na mão. Havia aqui
               ficou muito condicionada porque houve um longo   20 anos”                 uma tramitação grande e demorada. Este decreto
               período em que não podíamos sair ou havia limi-                           lei veio agilizar isso, porque um professor pode sub-
               tações nas viagens. Portanto, houve aqui algumas                          meter a candidatura  e o  próprio júri do  concurso
               coisas que não foram cumpridas, não por incapaci-                         pode reconhecer o grau. Eu não tenho dúvidas que
               dade de as fazer, mas porque tivemos de redirecio-  Como surgiu essa oferta ao nível dos TeSP?   nós precisamos de ‘importar’ pessoas e que preci-
               nar a nossa estratégia, ajustando-a àquilo que foram   Partiu  do  IPCA  ou  foi  um  desafio  do  tecido   samos de as formar. Para dar condições aos traba-
               necessidades desse período específico.   empresarial?                     lhadores imigrantes, temos de assegurar que estão
                                                                                         integrados e formados. Sejam trabalhadores quali-
               De 2016 a 2020, o número de alunos subiu de   As empresas desafiaram-nos, porque precisam de   ficados ou não. Ainda hoje voltei a ler no jornal mais
               4100 para 5700, um crescimento de quase 40%   mão de obra qualificada. E temos vários exemplos:   notícias de exploração de imigrantes no Alentejo e
               em quatro anos, que está ligado à oferta de Mes-  está a acontecer com a Deloitte, com quem temos   isto não pode acontecer. São pessoas que procu-
               trados e de Cursos Técnicos Superiores Profis-  um curso já há três anos; com a Bosch, que está a   ram melhores condições de vida – como os nossos
               sionais. O que levou o IPCA a apostar nestes   fazer um curso de reconversão de formação profis-  familiares quando foram para França e para outros
               cursos? Quem procura este tipo de oferta?   sional de colaboradores, em que metade são fun-  países, e nós precisamos deles, mas temos de lhes
                                                    cionários lá e a outra metade de outras proveniên-  dar condições. Recentemente, li que o Macron em
               O IPCA foi criado em 1994, começou com 74   cias. Temos com a Casais ou com a dst, que tem um   França afirmou que o país estava preparado para
               alunos em 1996 e, de alguma forma, veio respon-  curso de soldadura avançada que já vai na quarta   receber 20 mil jovens indianos e que o Governo
               der a necessidades muito próprias desta região.   edição. Todos estes cursos  resultam das  necessi-  francês assumia a sua formação gratuita, nomea-
               Quando surgiu, existia a Universidade do Minho, já   dades das empresas. Ainda ontem recebi a infor-  damente, na língua. Temos de adotar uma postura
               muito consolidada, e ainda tínhamos o IPVC aqui   mação de um diretor de escola que vai apresen-  semelhante para captar talento para o nosso país.


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