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ENTREVISTA ENTREVISTA
Professora Maria José Fernandes, gostaria que mesmo ao lado. Na altura em que o IPCA foi criado tar mais três propostas de cursos de curta duração.
nos fizesse um resumo do seu percurso pro- não havia ensino pós-laboral, uma área que sempre Este tipo de formação tem um tempo limitado, ou
fissional até chegar a presidente do IPCA, em quisemos explorar. Nós chegámos a ter mais alunos seja, pode existir este ano e, no ano seguinte, já não
2017. do pós-laboral do que do horário diurno, porque existir, porque já não é necessário, e voltar passados
era uma necessidade que esta região tinha: permi- três anos. É uma resposta imediata às necessidades.
Eu licenciei-me na Universidade do Minho, em tir que quem estivesse a trabalhar, pudesse conti-
Gestão de Empresas, em 92, e, dois anos depois, nuar a estudar. Hoje, ainda é assim, temos quase os Estes cursos de curta duração já existiam, por
tive oportunidade de começar a lecionar na Escola mesmos alunos no regime diurno e no noturno. Das exemplo, no IEFP, com os cursos de especiali-
Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Poli- 08h30 da manhã às 23h00, o IPCA está em fun- zação tecnológica (CET).
técnico da Maia. Em 1994, ter um mestrado dava cionamento. Se não tivéssemos aberto esta oferta,
acesso a dar aulas no ensino superior, sobretudo nas haveria muitas pessoas que não teriam a hipótese Na minha perspetiva, fundamentalmente, o que
instituições politécnicas. Mais tarde, em 1996, surge de estudar e prosseguir a sua formação. muda é o reconhecimento de que isto é ensino
o IPCA, que começou a procurar de docentes por superior. Um CET não é ensino superior. Um aluno
que esteja a fazer um curso de curta duração no
concurso público, na área da contabilidade, para o O número de alunos subiu quase 40%, nesse
ano letivo seguinte. Na altura, foram duas vagas e período de apenas quatro anos. IPCA, está no ensino superior, é um diploma supe-
eu candidatei-me. Era uma área muito específica, a rior. Mais: quem faz um TeSP, tem um canal para
outra vaga não foi sequer preenchida. Foi assim que E atualmente, são 7317. Mas voltando a 2016, depois continuar a estudar. Nós temos muitos
eu comecei no IPCA, fiz toda a minha carreira aqui: abrimos nessa altura uma nova oferta formativa, alunos do TeSP que fazem os dois anos de curso e
que são os cursos técnicos de curta duração. Esse
vão diretamente para o segundo ano para a licen-
primeiro, professora adjunta, mais tarde, em 2004,
fiz o doutoramento. Fiz a agregação no ISEG, em aumento exponencial do IPCA tem muito a ver com ciatura.
Lisboa, em 2012 e cheguei ao topo da carreira no isso, até porque as vagas de licenciaturas dos cursos A tipologia dos cursos de ensino superior está a
lugar Professora Coordenadora Principal, que sou de duração normal estão fixadas. Se eu quiser dupli- mudar, hoje a oferta é totalmente diferente do
desde 2013. Sempre me envolvi muito na vida do car o número de vagas das licenciaturas, não posso, que era nos anos 90 e início de 2000. Porquê?
porque isso é definido por despacho [do Minis-
IPCA, desde o início. Fiz parte da comissão instala-
dora, que veio da Universidade do Minho, e fui a pri- tério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior]. A Os desafios que temos hoje são totalmente diferen-
meira diretora, de 1999 a 2003. oportunidade do IPCA foram estes cursos de curta tes, as necessidades são outras e a pandemia evi-
duração, que são muito direcionados para as neces- denciou ainda mais essa realidade. Hoje, um jovem
Tinha ambição de chegar a presidente? sidades das empresas e são criados, muitas vezes, entra aqui a saber mais sobre aplicações informá-
em colaboração com as empresas, que fez com ticas que nós, por exemplo. Os jovens atuais são
Tenho de confessar que, no meu horizonte, estaria que houvesse uma procura muito grande. A “des-
sempre a intenção de um dia me candidatar a pre- localização” para Guimarães, Vila Verde, Famali- nativos do digital e nós temos de nos adaptar e pro-
sidente do IPCA, mas as circunstâncias precipi- cão, Braga e Esposende não foi por acaso, porque curar métodos de ensino diferentes. Eu tinha aulas
no formato ‘tradicional’, digamos assim, mas agora
taram essa vontade. Quando o Professor Doutor permite às pessoas daquele concelho estudar ter
João Carvalho, ex-presidente do IPCA, interrom- facilidade para prosseguir os estudos. Só em TeSP o público é diferente, evoluiu. E o conhecimento
peu o mandato por motivos de doença – ele tinha (Curso Técnico Superior Profissional), temos mais também evoluiu muito, é tudo muito mais rápido.
sido reeleito em 2015, eu avancei para a candidatu- de 2500 alunos. Por exemplo, a Licenciatura em Há um problema de mão de obra na nossa
ra. Fui eleita pela primeira vez em 2017. Acabo o meu Design Audiovisual ou Gestão Hoteleira têm 30 região: segundo a AEMinho, faltam 40 mil tra-
segundo mandato em final de 25. balhadores no Minho e Alto Minho e a solução
vagas cada… nos TeSP, temos por anos quase duas
O programa que apresentou em 2017 assen- mil vagas – e com procura! poderá passar pelo recrutamento de profissio-
nais noutros países. Acredita que as instituições
tava em seis pilares: 1) as pessoas; 2) o modelo
de governação; 3) a formação e educação; 4) a de ensino superior podem ajudar neste proces-
investigação, desenvolvimento e inovação; 5) a so, nomeadamente, criando ofertas específi-
interação com a sociedade; e 6) o Campus res- cas para completar ou adaptar planos de estudo
ponsável. Conseguiu cumprir tudo aquilo a que e permitir o reconhecimento mais rápido de
Graus e Diplomas de estrangeiros em Portugal?
se propôs?
Um plano estratégico só é exequível se envolver as Estamos a trabalhar em conjunto com a Direção-
pessoas e toda a comunidade académica; e se res- -Geral do Ensino Superior no reconhecimento de
ponder às necessidades da região onde estamos e graus. Aliás, para ter um exemplo, houve uma lei
do país. Depois, temos de nos ir ajustando, porque “Não podemos pensar que recente destinada a concursos para professores,
no meu primeiro mandato, de 2017 a 2021, ninguém o ensino superior acaba que agilizou o processo: um brasileiro doutorado
contava com a pandemia. Muito do que tínha- no Brasil passava por um processo moroso, porque
mos definido teve de ser alterado e reformula- quando terminamos uma tinha de submeter o pedido de reconhecimento à
do para responder a esta contingência. Para lhe DGES, que depois informava a instituição e passava
dar um exemplo, a questão da internacionalização licenciatura, como era há imenso tempo até ter o diploma na mão. Havia aqui
ficou muito condicionada porque houve um longo 20 anos” uma tramitação grande e demorada. Este decreto
período em que não podíamos sair ou havia limi- lei veio agilizar isso, porque um professor pode sub-
tações nas viagens. Portanto, houve aqui algumas meter a candidatura e o próprio júri do concurso
coisas que não foram cumpridas, não por incapaci- pode reconhecer o grau. Eu não tenho dúvidas que
dade de as fazer, mas porque tivemos de redirecio- Como surgiu essa oferta ao nível dos TeSP? nós precisamos de ‘importar’ pessoas e que preci-
nar a nossa estratégia, ajustando-a àquilo que foram Partiu do IPCA ou foi um desafio do tecido samos de as formar. Para dar condições aos traba-
necessidades desse período específico. empresarial? lhadores imigrantes, temos de assegurar que estão
integrados e formados. Sejam trabalhadores quali-
De 2016 a 2020, o número de alunos subiu de As empresas desafiaram-nos, porque precisam de ficados ou não. Ainda hoje voltei a ler no jornal mais
4100 para 5700, um crescimento de quase 40% mão de obra qualificada. E temos vários exemplos: notícias de exploração de imigrantes no Alentejo e
em quatro anos, que está ligado à oferta de Mes- está a acontecer com a Deloitte, com quem temos isto não pode acontecer. São pessoas que procu-
trados e de Cursos Técnicos Superiores Profis- um curso já há três anos; com a Bosch, que está a ram melhores condições de vida – como os nossos
sionais. O que levou o IPCA a apostar nestes fazer um curso de reconversão de formação profis- familiares quando foram para França e para outros
cursos? Quem procura este tipo de oferta? sional de colaboradores, em que metade são fun- países, e nós precisamos deles, mas temos de lhes
cionários lá e a outra metade de outras proveniên- dar condições. Recentemente, li que o Macron em
O IPCA foi criado em 1994, começou com 74 cias. Temos com a Casais ou com a dst, que tem um França afirmou que o país estava preparado para
alunos em 1996 e, de alguma forma, veio respon- curso de soldadura avançada que já vai na quarta receber 20 mil jovens indianos e que o Governo
der a necessidades muito próprias desta região. edição. Todos estes cursos resultam das necessi- francês assumia a sua formação gratuita, nomea-
Quando surgiu, existia a Universidade do Minho, já dades das empresas. Ainda ontem recebi a infor- damente, na língua. Temos de adotar uma postura
muito consolidada, e ainda tínhamos o IPVC aqui mação de um diretor de escola que vai apresen- semelhante para captar talento para o nosso país.
14 FEVEREIRO · 2024 #SIMatuaREVISTA