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REPORTAGEM










































               PROJETO SEMPRE A CRESCER             dando-a, sempre numa perspetiva humanista,   esse é o grande mérito do que fazemos. Não
                                                    se saber ouvir, de conversar e perceber os seus   podemos reduzir o nosso apoio a alimentação,
               Criado em 2019, o projeto RED MAY tem nú-
               meros significativos: só este ano, até ao início   problemas. Denotamos muitas dificuldades a   habituação ou saúde, temos de fazer mais e dar
               de Dezembro, a equipa fez 1647 atendimentos   nível social, porque as pessoas nem sempre sa-  qualidade de vida real”, defende.
               e recebeu mais de 1100 pessoas. No total acu-  bem a que apoios têm direito, como chegam até   Em vez de acabar com o projeto, a pandemia
               mulado de quatro anos, o número de pessoas   eles e que documentos necessitam. E, mesmo   apenas demonstrou a sua importância, numa
               que acederam aos serviços ultrapassa as 5 mil e   quando sabem, há muita dificuldade em aceder   altura em que o contato com outros familiares
               quase 9 mil atendimentos. “O projeto começou   a alguns serviços, algumas barreiras que julgam   era ainda mais difícil – e totalmente desacon-
               como projeto-piloto, numa carrinha que visita-  inultrapassáveis e nem sempre as expectativas   selhado, em vários momentos. “Nós quisemos
               va as freguesias. Eram apenas seis meses de du-  são correspondidas. Na área da saúde mental,   continuar e a Direção-Geral da Saúde deu-
               ração, em algumas freguesias, cerca de 15. Os   onde denotamos que faltam respostas para   -nos permissão para manter o projeto, com as
               resultados foram tão bons que o município de-  esta população, há, também, muita procura, até   devidas precauções. Este projeto não aborda
               cidiu manter e reforçar o RED MAY. Durante a   por estarmos vocacionados para apoio às pes-  apenas os ‘grandes’ problemas das pessoas, há
               passagem pelas freguesias, são implementadas   soas mais velhas – embora atendamos todos os   pormenores que podem criar tensão e ser um
               ações gratuitas de Serviços Sociais (atendimen-  que nos aparecem aqui, mais novos ou mais ve-  problema real para quem não tem possibilida-
               to social especializado, mediação com serviços/  lhos, porque encaramos este projeto como uma   des ou alternativas. Por exemplo, se chegar aqui
               respostas sociais), Enfermagem (rastreio car-  missão”, defende a profissional. O projeto RED   alguém e disser que tem uma consulta amanhã
               diovascular e aconselhamento), Neuropsicolo-  MAY é único no país com rastreio, acompanha-  ou daqui a dois dias no hospital, mas não tem
               gia (avaliação e estimulação cognitiva), como   mento e monitorização nas áreas de atuação.   transporte  público  para  chegar  lá  às  08h00,
               forma de apoio pessoal personalizado e de pre-  Para Neusa Coelho, o cenário ideal era haver   para a consulta, nós temos de pensar em alter-
               venção de Alzheimer e outras doenças demên-  mais uma equipa para “darmos uma resposta   nativas para ajudar esta pessoa. Não é alimen-
               cias. Neste momento, já percorremos todas as   mais satisfatório no concelho, de forma mais   tação, não é habitação, mas é importante para
               37 freguesias do concelho de Braga e prevemos   permanente e em períodos mais longos. Sabe-  aquela pessoa e não tem qualidade de vida se
               continuar”, explica Neusa Coelho.    mos o quão é importante estarmos próximos   o problema se mantiver. Durante a pandemia
                                                    das pessoas, conhecê-las, criar relações com   estas questões tornaram-se ainda mais impor-
               Apesar  de  mudar  de  freguesia  em  freguesia   elas, para podermos ser mais efetivas no nosso   tantes”, explica, acrescentado: “Às vezes, até
               – fica uma semana e segue para a seguinte, os   trabalho. São pessoas mais velhas, com alguma   pagar a luz ou a água, troca de informação com
               utentes podem acompanhar a equipa e conti-  dificuldade em confiar em pessoas estranhas ao   a Segurança Social ou Finanças, por exemplo,
               nuarem a ser seguidos. Os motivos que fazem   seu dia-a-dia, e acredito que duas equipas seria   são motivos de stress, ou porque não sabem,
               os  utentes  acederem  a  esta  valência  são  va-  o ideal. Para além de trabalhar as questões do   ou porque há um problema inesperado que
               riados: “Há alguns pontos que queria destacar   isolamento e envelhecimento ativo, o RED MAY   não sabem resolver e nós ajudamos com isso. O
               neste projeto: o facto de estar próximo das pes-  é importante para dar qualidade de vida e bem-  nosso apoio é 360 graus”, finaliza.
               soas; a metodologia é centrada na pessoa, aju-
                                                    -estar à população em todas as suas dimensões,

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