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ENTREVISTA
“A via, entre o ‘Continente’
e a ‘Curva do Hospital’, foi
desenhada em 1946. Como
é que o nosso principal eixo
distribuidor de trânsito tem 80
anos? Para agravar a situação,
o que se passa nesta via vai
congestionar todo o interior
da cidade. Por isto, precisamos
ligar nó do Nova Arcada
ao nó de Ferreiros, junto ao
‘E.Leclerc’. Numa segunda
fase, precisamos de prolongar a
via desde o Nova Arcada até ao
término da ‘Variante do Fojo’.
Como observa a cidade de Braga?
Gosto muito da minha cidade e das suas cara-
terísticas. Em parte, é conservadora, mas com
alma jovem. Nos últimos 50 anos, temos assisti-
do a uma cidade que se foi abrindo, que recebeu
muita gente que não tinha as suas origens aqui.
Veio gente do Alto Minho e de Trás-os-Montes.
Na última década, tem tido um aumento expo-
nencial da população com várias nacionalida-
des a escolherem Braga para viver. Passou a ser de ser de habitação acessível. Arrisco dizer que estrada foi quando se fez a via de ligação ao Hos-
uma cidade cosmopolita, mais aberta ao mundo. dois terços dos municípios do país não têm 100 pital (vai voltar a acontecer agora com o ‘Nó de
Uma “cidade descomplexada”, como escreveu hectares de construção para habitação. Claro Infias’). Aconteceu em 2009. Imagine o que era
um dia o Miguel Esteves Cardoso. Gosto muito que depois há limites e regras de cedência ao a cidade naquela altura e o que é hoje. Para mim,
desta expressão. É, aliás, um orgulho poder dizer domínio público. Para além disso, temos 122 a grande prioridade é criar a Circular Externa de
isto da minha cidade. áreas de construção (atividades económicas e Braga (CEB). Porquê? Porque todas as outras so-
habitação). Freguesias como Vilaça ganharam luções (BRT, transporte público) não vão funcionar
Dossier habitação. O que pensa fazer para quase o dobro da capacidade construtiva. Em em pleno sem este investimento.
resolver este dilema para tantas famílias que síntese, vamos ter um aumento de área para Vamos ao detalhe. Explique o que tem em
gostariam de viver em Braga e não podem? construção de 30% para habitação e de 44,7% mente para o nosso leitor poder visualizar.
para atividades económicas.
O problema da habitação tem de ser resolvido
pela oferta. No aumento da oferta, temos de Para arrancar brevemente? Comecemos pelos números: 44% dos automó-
abordar a especialidade. Precisamos de uma veis que entram em Braga fazem-no pela va-
oferta a preços comportáveis, quer para quem já O anterior Presidente de Câmara decidiu abrir uma riante que liga a Vila Verde. Deste valor, meta-
tem uma vida estabelecida, quer para os jovens nova discussão pública do PDM que termina em de vai para o centro da cidade; a outra metade
que começam a deixar de ser jovens e que não meados deste mês. Eu vou colocar o ‘turbo’. Se pu- quer ir para outros locais. Sendo que 60% do
conseguem emancipar-se. A verdade é que nós der arrancar antes do final do ano, era ótimo. É mes- trânsito entra pelo Noroeste da cidade. A via,
temos uma ferramenta nas mãos que é o Plano mo uma urgência. A concorrência, positiva, vai ser entre o ‘Continente’ e a ‘Curva do Hospital’, foi
Diretor Municipal (PDM). Vai trazer a Braga um tanta que, acredito, o preço da habitação vai baixar. desenhada em 1946. Como é que o nosso prin-
mundo de oportunidades. Temos trabalhado A par da habitação, um dos ‘cancros’ da cidade é cipal eixo distribuidor de trânsito tem 80 anos?
muito, aquele trabalho invisível, que termina até a mobilidade. O que tem em mente para dar ‘luz Para agravar a situação, o que se passa nesta via
altas horas da noite, em centenas de viagens, verde’ a este flagelo? vai congestionar todo o interior da cidade. Por
reuniões com Presidentes de Junta, muita ne- isto, precisamos ligar nó do Nova Arcada ao nó
gociação com diversas entidades, onde conse- Nós temos uma infraestrutura de mobilidade muito de Ferreiros, junto ao ‘E.Leclerc’. Numa segun-
guimos aprovar um novo PDM que permite um parecida com a que existia há 20 anos. A única ex- da fase, precisamos de prolongar a via desde
aumento da área de construção da cidade em ceção está nos TUB (Transportes Urbanos de Bra- o Nova Arcada até ao término da ‘Variante do
30%. Vamos permitir mais habitação, com re- ga) que, embora a resposta ainda não seja excelen- Fojo’.
gras que qualifiquem, também, o território. te, está nesse caminho. Renovámos a frota. Passou Em complemento, a ‘Variante do Cávado’ irá
de uma empresa em falência técnica para dar lucro
Exemplifique o que está a descrever… todos os anos. Até ao final do ano, chegam mais 38 absorver perto de 60% do tráfego que hoje cir-
cula entre a Estação Rodoviária e a Rotunda da
autocarros elétricos.
Dou-lhe o exemplo da zona da ‘Confeiteira’ Rodovia, retirando-o das áreas centrais do con-
onde existem perto de 100 hectares, com índice Para se ter uma noção: a última vez que o Estado celho. Ao fazermos isto, quem vem da Póvoa de
de 1.2. Isto significa que podemos construir, em Central investiu um cêntimo num metro linear de Lanhoso, Vila Verde, Ponte de Lima…não tem
apartamentos, 120 hectares. Destes, 25% tem de afunilar no centro da cidade.
#SIMatuaREVISTA NOVEMBRO · 2025 15

