Page 82 - SIM 306
P. 82

ESPECIAL ENSINO

               sou.UMinho 5.0 promove sucesso


               académico num projeto inovador



               Programa está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4)
               A            s universidades estão cada vez mais atentas à transição



                            dos estudantes do secundário para o ensino superior.
                            Reconhecem os desafios críticos do primeiro ano para
                            o sucesso e retenção dos alunos. Por isso, minimizar o
                            abandono escolar e o insucesso nesse período é uma
                            prioridade, levando as instituições a agir para retenção
               e conclusão bem-sucedida dos alunos matriculados.

               Nesse sentido, foi implementado, em 2024, o projeto inovador “sou.umi-
               nho 5.0”, que tem a colaboração de estudantes e professores de todas Es-
               colas e Institutos da Universidade do Minho, com o propósito de promover
               o acolhimento e o sucesso dos alunos do 1º ano.

               O plano de ação engloba uma série de iniciativas para inovar e modernizar
               as práticas institucionais desta academia, visando o combate preventivo ao
               abandono escolar, bem como a promoção de práticas pedagógicas moder-
               nizadas para um ensino de qualidade, alinhado com o ODS4 – Educação
               de Qualidade. Assim, o projeto tem procurado atualizar tecnologicamente
               as condições de formação e contribuir, de forma concreta, para um ensino   contactar colegas da mesma nacionalidade. Além disso, incluem-se visitas
               de qualidade nas diferentes áreas disciplinares. O “sou.uminho 5.0” obteve   aos campi e às cidades, sessões informativas por núcleos de estudantes,
               financiamento PRR no âmbito da submedida “Inovação e Modernização   bem  como  um  sunset  com  grupos  culturais  da  UMinho.  Naturalmente,
               Pedagógica no Ensino Superior”.                        também há momentos formais, como o processo de matrícula e a cerimó-
                                                                      nia de boas-vindas, essenciais para fortalecer o sentimento de pertença. O
               Da promoção...                                         objetivo é que cada estudante se sinta bem recebido e integrado desde o
                                                                      início.
               O sucesso escolar no ensino superior influencia naturalmente os estudan-
               tes, mas também toda a academia. O trabalho assenta na produção de fer-  ...ao crescimento académico
               ramentas e conteúdos digitais, reunidos na plataforma “sou.UMinho 5.0”,
               um instrumento informativo, de construção de comunidade. Aí, a comuni-  A UMinho pretende ainda criar novos modelos de aprendizagem para o
               dade UMinho encontra informação para atender às necessidades mais sig-  sucesso dos seus estudantes do primeiro ano, concretamente na Área para
               nificativas de quem começa um percurso universitário. Esta inclui um “bot”   Aperfeiçoamento Académico (3AUM), que atua em disciplinas específicas,
               que responde a questões para facilitar ainda mais a orientação aos novos es-  algumas delas associadas à ideia de insucesso, para o desenvolvimento de
               tudantes e fornecer informações essenciais de maneira acessível e intuitiva.   novas competências. As sessões são gratuitas, com atendimento presencial
                                                                      ou online. A aquisição ou reforço de competências académicas, ou outras
               A plataforma dispõe igualmente de uma agenda de atividades extracurri-  nas quais os estudantes revelam maiores dificuldades, promovem um en-
               culares “Vive a UMinho”, um programa que visa facilitar o acesso dos estu-  volvimento mais profundo com os seus cursos e maximizam o potencial
               dantes a uma série de iniciativas promotoras do bem-estar. Por outro lado,   académico. Uma grande vantagem do 3AUM é o estudante ter apoio mais
               através das oportunidades proporcionadas pela Aliança Europeia Arqus,   dirigido a dificuldades específicas, o que é muitas vezes difícil no funciona-
               estimula-se a participação em experiências internacionais, promovendo a   mento regular das unidades curriculares.
               dimensão europeia da sua formação, inspirando a excelência académica
               e cultivando valores e vivências interculturais e preparando os estudantes   O 3AUM oferece formações de curta duração em competências trans-
               para desafios globais.                                 versais, com horários flexíveis e sessões em grupos pequenos, podendo os
                                                                      estudantes inscrever-se em diferentes cursos.  A oferta abrange workshops
               Em matéria de acolhimento e integração, este projeto proporciona aos es-  e a produção de recursos digitais sobre várias temáticas, como a autorre-
               tudantes acabados de chegar à UMinho mecanismos inovadores de apoio   gulação e estratégias de estudo, de gestão de tempo e de preparação para
               pelos seus colegas mais velhos nas primeiras semanas, mitigando os desa-  exames; as mentorias em residência; a comunicação intra e interpessoal; a
               fios de adaptação. O início das aulas beneficia de um histórico que a UMi-  inovação e a responsabilidade social; entre outras.
               nho detém com o programa de acolhimento e integração por pares e tuto-
               rias, que abrange também estudantes internacionais.    Por outro lado, os docentes que lecionam unidades curriculares no primeiro
                                                                      ano recebem formação pedagógica específica. Desta forma, o sou.uminho
               O sou.UMinho é muito conhecido pelos seus embaixadores/integradores   também ajusta a oferta curricular do primeiro semestre às características e
               que recebem, esclarecem e conhecem novos pares dos mesmos cursos,   ao perfil dos estudantes na sua fase inicial na universidade, por meio da ino-
               num processo meticulosamente organizado em pequenos grupos. Embai-  vação pedagógica.
               xador é um estudante do 2º ou 3º ano do mesmo curso, que apoio o projeto
               voluntariamente e a quem é ministrada formação prévia para esse efeito.  Também o reconhecimento de boas práticas integra as dinâmicas deste
                                                                      projeto, distinguindo e premiando programas inovadores especificamente
               O programa de acolhimento proporciona um ambiente próximo e de apoio,   projetados para abordar os desafios únicos enfrentados pelos estudantes
               com atividades formais e, cada vez mais, informais, promovendo o estreita-  do primeiro ano, com resultados comprovados. É um reconhecimento dos
               mento de vínculos e a integração. Destacam-se ações presenciais de boas-  esforços colaborativos, com evidência de colaboração entre estruturas es-
               -vindas e informações online, com estudantes internacionais a poderem   tudantis, docentes, administração e serviços de apoio ao estudante.


               82                                                MAIO · 2025                                 #SIMatuaREVISTA
   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87