Page 80 - SIM 306
P. 80

ESPECIAL ENSINO




               AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

               SÁ DE MIRANDA


               TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E FUTURO EM BRAGA

              C           om quase dois séculos de história, a Escola Secundária   Mas o AESM é, acima de tudo, uma escola feita de pessoas e para pessoas,



                                                                      com vários projetos implementados desde o 1.º ciclo ao ensino secundário,
                          Sá de Miranda, continua a afirmar-se como um dos pi-
                          lares do ensino em Braga, combinando a solidez da sua
                                                                      de que são exemplo a integração no Plano Nacional das Artes e o projeto
                          tradição  com  a  vitalidade  da  inovação  pedagógica,  o
                          investimento tecnológico e a abertura ao mundo. Sede
                                                                      conteúdos das diferentes disciplinas, abrangendo turmas do 5.º ao 9.º
               do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda (AESM), esta instituição   CLIL, em que é utilizada a língua inglesa para a lecionação e ensino dos
                                                                      ano. A multiculturalidade está presente no quotidiano do Agrupamento,
               tem desempenhado um papel central na formação de gerações de bra-  com uma comunidade educativa composta por alunos de dezenas de
               carenses e não só.                                     nacionalidades. Esta diversidade não só é acolhida, como é celebrada e
                                                                      trabalhada  pedagogicamente  através  de  projetos  estruturantes,  como
               A identidade do AESM constrói-se sobre uma base sólida de valores   o Projeto Welcome e o Projeto Sejam Bem-Vindos!, que visam apoiar a
               humanistas e científicos, refletida numa oferta educativa abrangente,   integração plena de alunos oriundos de contextos migratórios ou com
               desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, onde se inclui to-  percursos de vida internacionais. Estes projetos fomentam dinâmicas in-
               dos os cursos científico-humanísticos — Ciências e Tecnologias, Ciências   clusivas, de apoio linguístico, cultural e emocional, em todas as escolas do
               Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais — e uma forte   Agrupamento.
               componente de ensino profissional. Atualmente, a escola oferece cursos
               profissionais como Técnico de Multimédia, Técnico de Gestão e Progra-  Este espírito de abertura ao mundo manifesta-se também na forte aposta
               mação de Sistemas Informáticos, Técnico de Informação e Animação   na internacionalização, através da participação ativa em projetos Eras-
               Turística, Técnico de Ação Educativa, Animador/a Sociocultural, Técnico
               de Comunicação e Serviço Digital e Técnico de Gestão de Equipamentos   mus+, que permitem mobilidades de alunos, professores e técnicos, bem
               Informáticos, preparando os alunos para os desafios do mercado de tra-  como parcerias com escolas e instituições europeias, possibilitando ainda
               balho com uma formação técnica exigente e atualizada, que conduziu à   a formação no estrangeiro para os alunos dos cursos profissionais. Estas
               atribuição do selo de conformidade EQAVET.             experiências promovem o desenvolvimento de capacidades intercultu-
                                                                      rais, o domínio de línguas estrangeiras e a construção de uma verdadeira
               A inovação ganha uma expressão particularmente forte através dos dois   cidadania europeia.
               Centros Tecnológicos Especializados (CTE) da escola. Um, dedicado à
               área do Digital, é o único da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cáva-  A dimensão inclusiva da escola estende-se igualmente à sua oferta notur-
               do, enquanto o outro se foca na Informática, com ênfase em áreas como   na, com os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) e o Português
               programação, redes e robótica. Estes centros resultam de um investi-  Língua de Acolhimento (PLA), dirigidos a públicos adultos que procuram
               mento de quase 3 milhões de euros em infraestruturas e equipamentos   (re)integrar-se no sistema educativo ou adquirir novas capacidades.
               de ponta, permitindo uma formação tecnológica avançada, alinhada com
               as exigências do século XXI.  Laboratórios altamente equipados, estúdios   Ser aluno do Sá de Miranda é fazer parte de uma comunidade educati-
               de produção audiovisual, servidores de alta capacidade e salas imersivas   va que honra o passado, responde aos desafios do presente e constrói o
               permitem aos alunos desenvolver capacidades práticas num ambiente   futuro. Uma escola onde tradição e inovação caminham lado a lado, num
               próximo das exigências reais do mercado.               projeto educativo que serve Braga, serve Portugal — e serve o mundo.





























               80                                                MAIO · 2025                                 #SIMatuaREVISTA
   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85