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CULTURA

               ESPETÁCULOS DE NUNO CARDOSO

               E SASHA WALTZ  NA RENTRÉE DO


               CENTRO CULTURAL VILA FLOR
              D            epois de desfrutarmos de uma merecida pausa de verão,   temporânea europeia, visita a sala de espetáculos vimaranense pela pri-


                           o Centro Cultural Vila Flor dá-nos dois grandes motivos
                                                                       meira vez. A sua companhia de dança, Sasha Waltz & Guests, apresenta, em
                                                                       estreia nacional, no Centro Cultural Vila Flor, a peça “In C”, um espetáculo
                           para ansiarmos o regresso às salas de espetáculos. No dia
                           21 de setembro, Nuno Cardoso traz ao Grande Auditório
                                                                       que a coreógrafa alemã concebeu durante os dias cinzentos de isolamento
                           Francisca Abreu a peça “As Bruxas de Salém”, do drama-
                                                                       do, permaneciam fechados. O que começou como uma forma de se man-
                           turgo  norte-americano  Arthur  Miller, uma  produção  do
               Teatro Nacional São João que reúne um elenco de peso composto por Ana   provocados pela pandemia, quando todos os teatros em Berlim, e no mun-
                                                                       ter a trabalhar durante o confinamento, transformou-se num movimento
               Brandão, Carolina Amaral, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Mário   internacional que ainda hoje continua a crescer. Desde a sua estreia digital
               Santos, Nuno Nunes, Paulo Freixinho, Patrícia Queirós, Pedro Frias e Sér-  no Radialsystem em 2021, “In C” tem sido apresentado e elogiado em todo
               gio Sá Cunha. A 5 de outubro, é a vez de Guimarães receber, pela primeira   o mundo.
               vez, a coreógrafa alemã Sasha Waltz, que estreia em Portugal “In C”, peça
               inspirada na magistral composição de Terry Riley, que tem sido apresenta-  Inspirado na magistral composição de Terry Riley (1964), considerada a pri-
               da e elogiada em todo o mundo.                          meira peça de música minimalista, “In C” é composto por um sistema expe-
                                                                       rimental de cinquenta e três frases de movimento, que assenta numa im-
               “As Bruxas de Salém foi um ato de desespero.”. Estas são as palavras do   provisação estruturada com regras e leis claras. Dentro deste conjunto de
               dramaturgo Arthur Miller sobre a génese desta peça, baseada em factos   regras, cada bailarino tem liberdade criativa de forma individual, sem que
               históricos. Em 1692, na pequena comunidade americana de Salém, mulhe-  isso prejudique o grupo, à semelhança da nossa sociedade democrática,
               res e homens são perseguidos e julgados por bruxaria. O rumor e a mentira   na qual a liberdade individual termina onde começa a liberdade do outro. A
               incendeiam a comunidade e ninguém parece estar a salvo da acusação ou   duração da peça, assim como o número de bailarinos, é variável. Os papéis
               da vingança. Estreada em 1953, “As Bruxas de Salém” foi pensada como   de liderança e ou de seguidores também não são fixos. Cada performer
               um paralelo às trevas do macarthismo que corroíam o coração da América,   pode trocar de papel, a qualquer momento. O resultado é uma extraordi-
               consumida pela febre anticomunista, que também vitimou Miller. Do seu   nária negociação entre liberdade improvisada e estrutura definida.
               epicentro – um fascínio primevo pela paranoia, que sacrifica indivíduos na   Sasha Waltz criou originalmente “In C” para a sua companhia de dança,
               sua fúria coletiva – ressoam hoje múltiplos ecos. É com ela que Nuno Car-  Sasha Waltz & Guests: “Durante o confinamento, quando nem podíamos
               doso prossegue a inquirição dos alicerces da vida em comunidade, num   respirar no mesmo ambiente que outras pessoas, era uma forma de reunir
               outro ensaio sobre a cegueira do homem social. Por debaixo das questões   os dançarinos. Como a obra consiste em fragmentos separados de coreo-
               sobre justiça, a peça desenterra um caldo letal de sexualidade ilícita, medo   grafia, os bailarinos podiam ensaiá-la individualmente e à distância.”. No
               do sobrenatural e manipulação política. Produção do Teatro Nacional São   entanto, Waltz logo percebeu que “In C” poderia não apenas servir para
               João , “As Bruxas de Salém” sobe ao palco do Grande Auditório Francisca   reunir os seus bailarinos, como também tinha potencial para reunir pessoas
               Abreu no dia 21 de setembro, às 21h30, e marca o regresso de Nuno Cardo-  de todo o mundo. “Quando a música começa, ouvimos uma batida clara,
               so ao CCVF, encenador cujo trabalho tem sido acompanhado e acarinhado   como um batimento cardíaco que conecta performers e público. E essa é
               pelo público de Guimarães.
                                                                       uma das principais mensagens deste espetáculo: ‘In C’ conecta-nos a to-
               A 5 de outubro, Sasha Waltz, um dos nomes mais sonantes da dança con-  dos.” (foto de Yanina Isla)







































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