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CULTURA
ESPETÁCULOS DE NUNO CARDOSO
E SASHA WALTZ NA RENTRÉE DO
CENTRO CULTURAL VILA FLOR
D epois de desfrutarmos de uma merecida pausa de verão, temporânea europeia, visita a sala de espetáculos vimaranense pela pri-
o Centro Cultural Vila Flor dá-nos dois grandes motivos
meira vez. A sua companhia de dança, Sasha Waltz & Guests, apresenta, em
estreia nacional, no Centro Cultural Vila Flor, a peça “In C”, um espetáculo
para ansiarmos o regresso às salas de espetáculos. No dia
21 de setembro, Nuno Cardoso traz ao Grande Auditório
que a coreógrafa alemã concebeu durante os dias cinzentos de isolamento
Francisca Abreu a peça “As Bruxas de Salém”, do drama-
do, permaneciam fechados. O que começou como uma forma de se man-
turgo norte-americano Arthur Miller, uma produção do
Teatro Nacional São João que reúne um elenco de peso composto por Ana provocados pela pandemia, quando todos os teatros em Berlim, e no mun-
ter a trabalhar durante o confinamento, transformou-se num movimento
Brandão, Carolina Amaral, Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Mário internacional que ainda hoje continua a crescer. Desde a sua estreia digital
Santos, Nuno Nunes, Paulo Freixinho, Patrícia Queirós, Pedro Frias e Sér- no Radialsystem em 2021, “In C” tem sido apresentado e elogiado em todo
gio Sá Cunha. A 5 de outubro, é a vez de Guimarães receber, pela primeira o mundo.
vez, a coreógrafa alemã Sasha Waltz, que estreia em Portugal “In C”, peça
inspirada na magistral composição de Terry Riley, que tem sido apresenta- Inspirado na magistral composição de Terry Riley (1964), considerada a pri-
da e elogiada em todo o mundo. meira peça de música minimalista, “In C” é composto por um sistema expe-
rimental de cinquenta e três frases de movimento, que assenta numa im-
“As Bruxas de Salém foi um ato de desespero.”. Estas são as palavras do provisação estruturada com regras e leis claras. Dentro deste conjunto de
dramaturgo Arthur Miller sobre a génese desta peça, baseada em factos regras, cada bailarino tem liberdade criativa de forma individual, sem que
históricos. Em 1692, na pequena comunidade americana de Salém, mulhe- isso prejudique o grupo, à semelhança da nossa sociedade democrática,
res e homens são perseguidos e julgados por bruxaria. O rumor e a mentira na qual a liberdade individual termina onde começa a liberdade do outro. A
incendeiam a comunidade e ninguém parece estar a salvo da acusação ou duração da peça, assim como o número de bailarinos, é variável. Os papéis
da vingança. Estreada em 1953, “As Bruxas de Salém” foi pensada como de liderança e ou de seguidores também não são fixos. Cada performer
um paralelo às trevas do macarthismo que corroíam o coração da América, pode trocar de papel, a qualquer momento. O resultado é uma extraordi-
consumida pela febre anticomunista, que também vitimou Miller. Do seu nária negociação entre liberdade improvisada e estrutura definida.
epicentro – um fascínio primevo pela paranoia, que sacrifica indivíduos na Sasha Waltz criou originalmente “In C” para a sua companhia de dança,
sua fúria coletiva – ressoam hoje múltiplos ecos. É com ela que Nuno Car- Sasha Waltz & Guests: “Durante o confinamento, quando nem podíamos
doso prossegue a inquirição dos alicerces da vida em comunidade, num respirar no mesmo ambiente que outras pessoas, era uma forma de reunir
outro ensaio sobre a cegueira do homem social. Por debaixo das questões os dançarinos. Como a obra consiste em fragmentos separados de coreo-
sobre justiça, a peça desenterra um caldo letal de sexualidade ilícita, medo grafia, os bailarinos podiam ensaiá-la individualmente e à distância.”. No
do sobrenatural e manipulação política. Produção do Teatro Nacional São entanto, Waltz logo percebeu que “In C” poderia não apenas servir para
João , “As Bruxas de Salém” sobe ao palco do Grande Auditório Francisca reunir os seus bailarinos, como também tinha potencial para reunir pessoas
Abreu no dia 21 de setembro, às 21h30, e marca o regresso de Nuno Cardo- de todo o mundo. “Quando a música começa, ouvimos uma batida clara,
so ao CCVF, encenador cujo trabalho tem sido acompanhado e acarinhado como um batimento cardíaco que conecta performers e público. E essa é
pelo público de Guimarães.
uma das principais mensagens deste espetáculo: ‘In C’ conecta-nos a to-
A 5 de outubro, Sasha Waltz, um dos nomes mais sonantes da dança con- dos.” (foto de Yanina Isla)
40 AGOSTO · 2024 #SIMatuaREVISTA