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REGIÃO


               CÂMARA DE BRAGA ASSEGURA RESPOSTA


               A CRIANÇAS COM NECESSIDADES

               ESPECÍFICAS NAS “MANCHAS” NÃO LETIVAS

               O            Executivo  Municipal  de  Braga  aprovou  a  proposta  de   vo. Os alunos foram, assim, acolhidos num espaço seguro e tranquilo, sen-


                            criação do apoio “BRAGASOL - Supera-T”, fruto da re-
                                                                       do-lhes proporcionadas várias atividades de promoção do seu bem-estar
                                                                       físico e emocional.  
                            formulação do projeto Supera-T, uma resposta pioneira
                            que esteve em funcionamento no ano letivo 2023/2024.
                                                                       de interesse, tendo sido com base nestes números que a resposta foi cria-
                            O “BRAGASOL - Supera-T” visa garantir o apoio social e
                            financeiro efetivo, atempado e suficiente, que continue   No processo de definição do projeto foram manifestadas 50 sinalizações
                                                                       da. No entanto, em Setembro de 2023, no início da execução do projeto
                a responder às necessidades das famílias, que seja sustentável e que, so-  inscreveram-se apenas 19 alunos, número que foi decrescendo progres-
                bretudo, garanta um serviço de qualidade aos beneficiários, assegurando o   sivamente, sendo que desde Janeiro de 2024 e até ao seu encerramento
                acompanhamento das crianças e jovens com necessidades específicas dos   (Junho de 2024), frequentaram 10 alunos. 
                2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, antes e/ou depois das componentes do   Os números de frequência do projeto, cujas intenções de inscrição eram
                currículo, preenchendo as ‘manchas não letivas’.
                                                                       de 50 e terminaram com uma frequência cinco vezes menor, evidenciam a
                São elegíveis para frequentar o projeto crianças e jovens com necessidades   existência de resposta especializada no mercado, e cuja ausência manifes-
                específicas, com medidas seletivas e adicionais definidas; que frequentem   tada foi a razão para a criação deste projeto-piloto.
                escolas da rede pública do concelho de Braga, dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino
                Básico e Ensino Secundário; e que residam no concelho de Braga. As famí-  Contudo, o Município mantém a intenção de continuar a apoiar as famílias
                lias cujos rendimentos de referência do agregado se situem nos escalões 1,   com crianças com necessidades específicas, nomeadamente nos períodos
                2 ou 3 para efeitos de abono de família da Segurança Social.  pré  e  pós  letivos,  procurando  oferecer  aos  respetivos  encarregados  de
                                                                       educação possibilidades de conciliar a vida pessoal, familiar e profissional.
                O Município de Braga apoia com subsídio financeiro direto os agregados
                dos destinatários elegíveis acima definidos. Este apoio prende-se exclusi-  Atribuição de material e transportes escolares
                vamente com serviço de acompanhamento nos períodos pré e/ou pós-leti-  Ainda na área da Educação, o Executivo irá apreciar a proposta para atri-
                vos, estando excluídos quaisquer outros serviços, gerais ou especializados,   buição de materiais escolares para alunos do 1.º ciclo do ensino básico, po-
                como é o caso de terapias ou materiais. Os beneficiários devem apresentar   sicionados nos escalões A, B e N.E. Em análise estará igualmente o Plano de
                mensalmente a fatura dos serviços adquiridos, mediante a qual será efe-  Transportes Escolares para o ano letivo de 2024/2025.
                tuada a transferência do apoio respetivo, nos termos da tabela definida. 
                                                                       Já na área Social, será analisada a proposta de celebração de um protocolo
                Este apoio financeiro direto é cumulativo com a estratégia de transportes   de cooperação para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social
                que vigorou no projeto-piloto: o serviço é integrado no transporte especial   – Emergência Social com a Cáritas Arquidiocesana de Braga, para acompa-
                para alunos com necessidades específicas, sendo garantido que aos alunos   nhar e encaminhar as situações de Emergência Social, fazendo articulação
                que solicitaram o transporte especial (aquando da matrícula), serão asse-  com os Serviços Municipais, com os 9 SAAS existentes, Segurança Social,
                guradas  duas  viagens  (casa-escola  e escola-local  do serviço  de pontas,   Serviços de Saúde, AIMA, BragaHabit e outros, de modo a produzir impac-
                desde que localizadas no concelho de Braga) definidas mediante opção do   to efetivo na vida das pessoas que nos solicitam apoio e se encontram em
                encarregado de educação, cabendo-lhe a este assegurar a terceira.   situações de enorme vulnerabilidade.
                Recorde-se que no ano letivo anterior, o Supera-T funcionou num espaço   Da ordem de trabalhos constam ainda as propostas de acordos de coope-
                da Cruz Vermelha Portuguesa Braga, arrendado pelo Município de Braga   ração com a Associação Empresarial de Braga e com a Associação de Ho-
                que o preparou e equipou para responder às necessidades do público-al-  telaria, Restauração e Similares de Portugal.

































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