Page 79 - SIM 295
P. 79

EDUCAÇÃO

                                       O VALOR DA EDUCAÇÃO PRÉ-

                                       ESCOLAR: UM OLHAR DAS


                                       EDUCADORAS DE INFÂNCIA
               A                       educação pré-escolar apresenta-se como essencial para o desen-  Como educadoras, tivemos a oportunidade de testemunhar e



                                                                                  orientar a magia do processo criativo das crianças. A figura do per-
                                       volvimento biopsicossocial das crianças, proporcionando-lhes um
                                       ambiente estruturado que responde às suas necessidades indivi-
                                                                                  sonagem Urso Steve foi escolhida pelas crianças de forma natural
                                                                                  e por ser um elemento familiar e cativante, capaz de as envolver e
                                       duais e de grupo.
                                                                                  despertar a curiosidade e a imaginação.
                                                                                  O culminar deste projeto foi a visita do ternurento Urso Steve a
                                       Dando ênfase às questões referentes à educação pré-escolar, con-
                                                                                  cada família. Através das suas aventuras as crianças foram inseridas
                                       siderando que esta é uma fase importante no futuro académico
                                                                                  em contextos lúdicos, onde aprenderam de maneira divertida e in-
                                       das nossas crianças, tivemos a oportunidade de dar voz a três edu-
                                       cadoras de infância, que têm um vasto conhecimento nesta área.
                                                                                  agradáveis e significativas.
                                       Assim, as educadoras Guiomar Sá Machado, Adriana Silva e Ar-
                                                                                  Por último, a elaboração do livro “As Aventuras do Steve” tornou-
                                                                                  -se num testemunho da alegria que as crianças e famílias sentiram
                                       gentina Esteves, partilharam connosco a sua visão sobre a impor-  terativa. Esta abordagem associou a aprendizagem a experiências
                                       tância do ambiente educativo e do trabalho nos jardins de infância,   ao dar vida ao adorável Steve e às suas emocionantes aventuras.
                                       considerando que a resiliência, a criatividade e o sentido de missão   O Urso Steve é agora uma figura que faz parte da nossa escola e
                                       requerem uma constante adaptação às necessidades individuais   das histórias das crianças e que representa a essência do que alme-
                                       das crianças, que se traduzem como essenciais.  jamos para o nosso jardim de infância: um lugar onde a aprendiza-
                                       A unicidade de cada criança e o respeito pelo seu ritmo, mesmo sa-  gem é um processo mágico, feliz e cheio de imaginação.
                                       bendo que existem orientações curriculares, pressupõe, cada vez
                                       mais, a necessidade de reajustar o ambiente educativo, de forma a
                                       potenciar a flexibilidade e a segurança de que necessitam, permi-
                                       tindo que cada um desenvolva plenamente as suas capacidades.
                                       O ambiente educativo existente no jardim de infância é padroni-
                                       zado através de metodologias ativas e lúdicas, nas quais o brincar,
                                       a interação social e as experiências sensoriais ocupam um lugar
                                       primordial, promovendo a curiosidade e a satisfação em observar
                                       e explorar o mundo ao seu redor, aspetos essenciais para o sucesso
                                       educativo e o desenvolvimento consciente das suas potencialida-
                                       des, sendo críticos face às suas descobertas.
                                       Guiomar, Adriana e Argentina destacam a importância da leitura,
                                       considerando-a essencial para o desenvolvimento de competên-
                                       cias cognitivas, motoras, emocionais e sociais.
                                       A leitura, os livros, a exploração, o tocar e o sentir são vitais para um
                                       desenvolvimento abrangente em todas estas áreas.
                                       A leitura aumenta a capacidade linguística, enriquece o vocabu-  Estamos orgulhosas do impacto positivo que este projeto teve
                                       lário, estimula a imaginação e a empatia, ajudando as crianças a   nas crianças e em toda a comunidade educativa e revemos nele
                                       entender e expressar as suas próprias emoções.  o nosso compromisso: continuarmos com o mesmo entusiasmo
               Dra. Graça Moura        As educadoras sublinham a pertinência da colaboração dos pais   e dedicação em prol do sucesso individual e coletivo desta nossa
                                       e da restante comunidade educativa. Esta parceria é fundamental   pequena comunidade.
               Diretora do Agrupamento de Escolas   para garantir uma educação integral e coerente, que vai além dos
               André Soares            “muros do jardim de infância”.             “O AMOR é a FORÇA mais poderosa do UNIVERSO capaz
                                       Este envolvimento proporciona e cria uma rede de apoio que re-  de TRANSFORMAR vidas e corações!”
                                       força os valores e as aprendizagens promovidas nos contextos na-   (As aventuras do Steve)
                                       turais e formais das crianças.
                                       Esta colaboração contribui para a formação de bons cidadãos, ca-  Ser educador(a) de infância é um privilégio, é uma missão, um
                                       pazes de enfrentar os desafios do futuro com confiança e respon-  desafio vivido com paixão, com um poder transformador extraor-
                                       sabilidade.                                dinário.
                                                                                  A frequência do Jardim de Infância desenvolve na criança com-
                                       Nesta  linha  de  ação,  o  “Projeto  Criar  Histórias  Mágicas”  vai  ao   petências que promovem a autoconfiança, a capacidade de
                                       encontro do preconizado nas boas práticas e foi idealizado com   comunicação com todos os que a rodeiam. Favorece o seu cres-
                                       o objetivo de estimular diversas competências essenciais para a   cimento com vivências de partilha, de tolerância, de solidarieda-
                                       formação das crianças, incluindo a leitura, a escrita, a criatividade,   de. Facilita a sua perceção, desde cedo, das diferenças que nos
                                       o trabalho em equipa e a expressão verbal e artística.  tornam tão iguais e das semelhanças que nos caracterizam indi-
                                       Este projeto iniciou-se em setembro do ano letivo 2023/2024 e   vidualmente, aprende a respeitar e, respeitando, a ser respeitada.
                                       envolveu os 3 grupos do J.I. da Escola Básica de S. Lázaro.   Fica capacitada para enfrentar as dificuldades, superar os obstá-
                                       Em algumas atividades deste projeto, a colaboração do Prof. Dou-  culos, procurar soluções e caminhos, dizer não quando assim tem
                                       tor Sérgio Guimarães Sousa foi bastante interessante, pois na sua   de ser. As competências desenvolvidas na educação pré-escolar
                                       intervenção verificou-se uma aceitação e envolvimento significati-  são basilares. Antecedem outras com as quais, ao longo do seu
                                       vos. As crianças tiveram a possibilidade de fazer parte do processo   percurso educativo, serão gradualmente capacitadas pela escola
                                       de criação da história, com recurso à linguagem do desenho e da   e pela família, dois aliados insubstituíveis na vida de cada criança.
                                       imaginação, criando personagens excêntricas e tramas divertidas   É imenso, incalculável, insubstituível este efeito formador, cons-
                                       que cativaram todos os presentes.          trutor de percursos de vida felizes. É desde o Jardim de Infância
                                       O envolvimento das crianças foi extraordinário, demonstrando   que se desenham caminhos, estradas.
                                       uma capacidade incrível de dar asas à imaginação e de criar nar-  O (a)educador(a) de infância é artista, faz magia todos os dias,
                                       rativas fascinantes. Estas sessões não só estimularam a criatividade   tem um poder que o(a) torna uma pessoa extraordinária, este
                                       das crianças, como também proporcionaram momentos de alegria   poder transformador que nos faz acreditar num mundo melhor!
                                       e convívio, essenciais para o seu desenvolvimento.

               #SIMatuaREVISTA                                   JUNHO · 2024                                            79
   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84