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EDUCAÇÃO
O VALOR DA EDUCAÇÃO PRÉ-
ESCOLAR: UM OLHAR DAS
EDUCADORAS DE INFÂNCIA
A educação pré-escolar apresenta-se como essencial para o desen- Como educadoras, tivemos a oportunidade de testemunhar e
orientar a magia do processo criativo das crianças. A figura do per-
volvimento biopsicossocial das crianças, proporcionando-lhes um
ambiente estruturado que responde às suas necessidades indivi-
sonagem Urso Steve foi escolhida pelas crianças de forma natural
e por ser um elemento familiar e cativante, capaz de as envolver e
duais e de grupo.
despertar a curiosidade e a imaginação.
O culminar deste projeto foi a visita do ternurento Urso Steve a
Dando ênfase às questões referentes à educação pré-escolar, con-
cada família. Através das suas aventuras as crianças foram inseridas
siderando que esta é uma fase importante no futuro académico
em contextos lúdicos, onde aprenderam de maneira divertida e in-
das nossas crianças, tivemos a oportunidade de dar voz a três edu-
cadoras de infância, que têm um vasto conhecimento nesta área.
agradáveis e significativas.
Assim, as educadoras Guiomar Sá Machado, Adriana Silva e Ar-
Por último, a elaboração do livro “As Aventuras do Steve” tornou-
-se num testemunho da alegria que as crianças e famílias sentiram
gentina Esteves, partilharam connosco a sua visão sobre a impor- terativa. Esta abordagem associou a aprendizagem a experiências
tância do ambiente educativo e do trabalho nos jardins de infância, ao dar vida ao adorável Steve e às suas emocionantes aventuras.
considerando que a resiliência, a criatividade e o sentido de missão O Urso Steve é agora uma figura que faz parte da nossa escola e
requerem uma constante adaptação às necessidades individuais das histórias das crianças e que representa a essência do que alme-
das crianças, que se traduzem como essenciais. jamos para o nosso jardim de infância: um lugar onde a aprendiza-
A unicidade de cada criança e o respeito pelo seu ritmo, mesmo sa- gem é um processo mágico, feliz e cheio de imaginação.
bendo que existem orientações curriculares, pressupõe, cada vez
mais, a necessidade de reajustar o ambiente educativo, de forma a
potenciar a flexibilidade e a segurança de que necessitam, permi-
tindo que cada um desenvolva plenamente as suas capacidades.
O ambiente educativo existente no jardim de infância é padroni-
zado através de metodologias ativas e lúdicas, nas quais o brincar,
a interação social e as experiências sensoriais ocupam um lugar
primordial, promovendo a curiosidade e a satisfação em observar
e explorar o mundo ao seu redor, aspetos essenciais para o sucesso
educativo e o desenvolvimento consciente das suas potencialida-
des, sendo críticos face às suas descobertas.
Guiomar, Adriana e Argentina destacam a importância da leitura,
considerando-a essencial para o desenvolvimento de competên-
cias cognitivas, motoras, emocionais e sociais.
A leitura, os livros, a exploração, o tocar e o sentir são vitais para um
desenvolvimento abrangente em todas estas áreas.
A leitura aumenta a capacidade linguística, enriquece o vocabu- Estamos orgulhosas do impacto positivo que este projeto teve
lário, estimula a imaginação e a empatia, ajudando as crianças a nas crianças e em toda a comunidade educativa e revemos nele
entender e expressar as suas próprias emoções. o nosso compromisso: continuarmos com o mesmo entusiasmo
Dra. Graça Moura As educadoras sublinham a pertinência da colaboração dos pais e dedicação em prol do sucesso individual e coletivo desta nossa
e da restante comunidade educativa. Esta parceria é fundamental pequena comunidade.
Diretora do Agrupamento de Escolas para garantir uma educação integral e coerente, que vai além dos
André Soares “muros do jardim de infância”. “O AMOR é a FORÇA mais poderosa do UNIVERSO capaz
Este envolvimento proporciona e cria uma rede de apoio que re- de TRANSFORMAR vidas e corações!”
força os valores e as aprendizagens promovidas nos contextos na- (As aventuras do Steve)
turais e formais das crianças.
Esta colaboração contribui para a formação de bons cidadãos, ca- Ser educador(a) de infância é um privilégio, é uma missão, um
pazes de enfrentar os desafios do futuro com confiança e respon- desafio vivido com paixão, com um poder transformador extraor-
sabilidade. dinário.
A frequência do Jardim de Infância desenvolve na criança com-
Nesta linha de ação, o “Projeto Criar Histórias Mágicas” vai ao petências que promovem a autoconfiança, a capacidade de
encontro do preconizado nas boas práticas e foi idealizado com comunicação com todos os que a rodeiam. Favorece o seu cres-
o objetivo de estimular diversas competências essenciais para a cimento com vivências de partilha, de tolerância, de solidarieda-
formação das crianças, incluindo a leitura, a escrita, a criatividade, de. Facilita a sua perceção, desde cedo, das diferenças que nos
o trabalho em equipa e a expressão verbal e artística. tornam tão iguais e das semelhanças que nos caracterizam indi-
Este projeto iniciou-se em setembro do ano letivo 2023/2024 e vidualmente, aprende a respeitar e, respeitando, a ser respeitada.
envolveu os 3 grupos do J.I. da Escola Básica de S. Lázaro. Fica capacitada para enfrentar as dificuldades, superar os obstá-
Em algumas atividades deste projeto, a colaboração do Prof. Dou- culos, procurar soluções e caminhos, dizer não quando assim tem
tor Sérgio Guimarães Sousa foi bastante interessante, pois na sua de ser. As competências desenvolvidas na educação pré-escolar
intervenção verificou-se uma aceitação e envolvimento significati- são basilares. Antecedem outras com as quais, ao longo do seu
vos. As crianças tiveram a possibilidade de fazer parte do processo percurso educativo, serão gradualmente capacitadas pela escola
de criação da história, com recurso à linguagem do desenho e da e pela família, dois aliados insubstituíveis na vida de cada criança.
imaginação, criando personagens excêntricas e tramas divertidas É imenso, incalculável, insubstituível este efeito formador, cons-
que cativaram todos os presentes. trutor de percursos de vida felizes. É desde o Jardim de Infância
O envolvimento das crianças foi extraordinário, demonstrando que se desenham caminhos, estradas.
uma capacidade incrível de dar asas à imaginação e de criar nar- O (a)educador(a) de infância é artista, faz magia todos os dias,
rativas fascinantes. Estas sessões não só estimularam a criatividade tem um poder que o(a) torna uma pessoa extraordinária, este
das crianças, como também proporcionaram momentos de alegria poder transformador que nos faz acreditar num mundo melhor!
e convívio, essenciais para o seu desenvolvimento.
#SIMatuaREVISTA JUNHO · 2024 79