Page 74 - SIM 294
P. 74
ENSINO
HUMANISMO E QUALIDADE
REFERENCIAIS
R ecentemente foram divulgados os resultados dos exames
nacionais do ensino básico e do ensino secundário do ano
transato. Sem surpresas, porque habitual, constatamos
que, na maioria dos exames, o Agrupamento de Escolas
Alberto Sampaio ficou significativamente acima da média
nacional e, em muitos casos, acima da média da Região Norte ou NUT III,
Cávado, que integra e que habitualmente se encontram nos lugares cimei-
ros nacionais.
Destacamos, para além dos resultados dos exames de Português, Biologia
e Geologia, Geometria Descritiva, Geografia ou Físico e Química, os resul-
tados dos diversos exames da área de Matemática (Matemática A e B e Ma-
temática Aplicada às Ciências Sociais), todos eles significativamente acima
da média Nacional, da Região Norte ou da NUT III, Cávado, por ser uma das
áreas onde se concentra mais a atenção das famílias. Neste particular, desta-
camos o resultado do exame de Matemática A, onde não só estivemos dois
valores acima da média nacional, como todas as questões e alíneas do exa- No nosso agrupamento, de acordo com o nosso Projeto Educativo, o quadro
me, sem exceção, os nossos alunos apresentaram resultados, quer acima da de valores e princípios que nos norteia, são a Liberdade e Responsabilida-
média nacional, quer acima da média da referida NUT III.. de; Humanismo e Equidade; Qualidade e Transparência; Conhecimento e
Também no ensino Profissional, onde desde o ano passado temos dois no- Inquietação; Fraternidade e Sustentabilidade e Participação e Motivação.
vos cursos, em resultado da aprovação da candidatura ao Centro Tecnológi- O processo educativo público, numa sociedade democrática, deve ter como
co Especializado (CTE), de que fomos pioneiros na cidade, o Agrupamento finalidade, em condições de igualdade de oportunidades e de sucesso, an-
foi revalidado com o Selo de Qualidade EQAVET, que reconhece e salienta a tes de tudo, a preparação de pessoas singulares conscientes, responsáveis
existência de uma cultura da melhoria sistemática da qualidade e da respon- e equilibradas e, por tal, capazes de uma cidadania e profissionalidade ple-
sabilidade nos Cursos Profissionais. A criação do Centro Tecnológico Espe- nas. Somos, assim, um espaço de abertura à mudança, de compreensão da
cializado (CTE), a operacionalizar na Escola Secundária de Alberto Sampaio pluralidade de opiniões e da diversidade de modelos civilizacionais, estimu-
na área de especialização tecnológica de informática, teve como objetivos lando a produção e fruição de bens culturais na concretização um projeto
modernizar, reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica da escola educativo humanista.
e atualizar a sua oferta formativa de cursos profissionais, em linha com as Acreditamos que a elevada procura registada em todas as escolas do Agru-
transformações no tecido produtivo da região, na adaptação à indústria 4.0. pamento deriva da combinação destas duas realidades: da busca constante
Mas uma escola é muito mais que resultados académicos, ainda que sempre de todos os atores em conciliar uma forte dimensão humanista com uma
importantes por causa do impacto que apresentam na regulação do percur- qualidade referencial, construindo, assim, um espaço onde as nossas crian-
so dos alunos e na abertura de portas para o seu futuro imediato. A escola ças e jovens podem crescer equilibradas e felizes.
carece de ser um espaço de humanismo e valores: o convocar de valores
deve, numa escola, ser uma constante subjacente a todas as ações e pro-
cessos de decisão, assentes numa ponderação valorativa clara e assumida, João Manuel Esteves Dias de Andrade
obrigatórias pela implicação exemplar e formativa que assumem. Diretor do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio
74 MAIO · 2024 #SIMatuaREVISTA