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ENSINO



               HUMANISMO E QUALIDADE


               REFERENCIAIS


              R            ecentemente foram divulgados os resultados dos exames



                           nacionais do ensino básico e do ensino secundário do ano
                           transato. Sem surpresas, porque habitual, constatamos
                           que, na maioria dos exames, o Agrupamento de Escolas
                           Alberto Sampaio ficou significativamente acima da média
               nacional e, em muitos casos, acima da média da Região Norte ou NUT III,
               Cávado, que integra e que habitualmente se encontram nos lugares cimei-
               ros nacionais. 
               Destacamos, para além dos resultados dos exames de Português, Biologia
               e Geologia, Geometria Descritiva, Geografia ou Físico e Química, os resul-
               tados dos diversos exames da área de Matemática (Matemática A e B e Ma-
               temática Aplicada às Ciências Sociais), todos eles significativamente acima
               da média Nacional, da Região Norte ou da NUT III, Cávado, por ser uma das
               áreas onde se concentra mais a atenção das famílias. Neste particular, desta-
               camos o resultado do exame de  Matemática A, onde não só estivemos dois
               valores acima da média nacional, como todas as questões e alíneas do exa-  No nosso agrupamento, de acordo com o nosso Projeto Educativo, o quadro
               me, sem exceção, os nossos alunos apresentaram resultados, quer acima da   de valores e princípios que nos norteia, são a Liberdade e Responsabilida-
               média nacional, quer acima da média da referida NUT III..  de; Humanismo e Equidade; Qualidade e Transparência; Conhecimento e
               Também no ensino Profissional, onde desde o ano passado temos dois no-  Inquietação; Fraternidade e Sustentabilidade e Participação e Motivação.
               vos cursos, em resultado da aprovação da candidatura ao Centro Tecnológi-  O processo educativo público, numa sociedade democrática, deve ter como
               co Especializado (CTE), de que fomos pioneiros na cidade, o Agrupamento   finalidade, em condições de igualdade de oportunidades e de sucesso, an-
               foi revalidado com o Selo de Qualidade EQAVET, que reconhece e salienta a   tes de tudo, a preparação de pessoas singulares conscientes, responsáveis
               existência de uma cultura da melhoria sistemática da qualidade e da respon-  e equilibradas e, por tal, capazes de uma cidadania e profissionalidade ple-
               sabilidade nos Cursos Profissionais. A criação do Centro Tecnológico Espe-  nas. Somos, assim, um espaço de abertura à mudança, de compreensão da
               cializado (CTE), a operacionalizar na Escola Secundária de Alberto Sampaio   pluralidade de opiniões e da diversidade de modelos civilizacionais, estimu-
               na área de especialização tecnológica de informática, teve como objetivos   lando a produção e fruição de bens culturais na concretização um projeto
               modernizar, reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica da escola   educativo humanista.
               e atualizar a sua oferta formativa de cursos profissionais, em linha com as   Acreditamos que a elevada procura registada em todas as escolas do Agru-
               transformações no tecido produtivo da região, na adaptação à indústria 4.0.  pamento deriva da combinação destas duas realidades: da busca constante
               Mas uma escola é muito mais que resultados académicos, ainda que sempre   de todos os atores em conciliar uma forte dimensão humanista com uma
               importantes por causa do impacto que apresentam na regulação do percur-  qualidade referencial, construindo, assim, um espaço onde as nossas crian-
               so dos alunos e na abertura de portas para o seu futuro imediato. A escola   ças e jovens podem crescer equilibradas e felizes.
               carece de ser um espaço de humanismo e valores: o convocar de valores
               deve, numa escola, ser uma constante subjacente a todas as ações e  pro-
               cessos de decisão, assentes numa ponderação valorativa clara e assumida,   João Manuel Esteves Dias de Andrade
               obrigatórias pela implicação exemplar e formativa que assumem.  Diretor do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio

































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