Page 16 - SIM 294
P. 16

REPORTAGEM


                                                    cipalmente, o trabalho de equipa ou o   curso de Oferta Especializada de Teatro
                                                    relacionamento entre eles, algo que  foi   a nível nacional. E, por exemplo, o Equi-
                                                    percetível para nós, que é uma lacuna   librium Social Circus, entre muitas outras
                                                    que é preciso colmatar e que decorre do   que colocamos à disposição dos alunos.
                                                    facto  de  eles  estarem  muito  ligados  às
                                                    novas tecnologias, de forma excessiva   Projetos como o Equilibrium SC depen-
                                                    até. Enquanto escola, temos mais perce-  dem de financiamento externo para
                                                    ção do extraordinário trabalho que está   sobreviver, ainda que todos reconheçam
                                                    a ser feito quando fazemos as apresenta-  a sua importância. O que pensa disso?
                                                    ções e cerimónias em que o Equilibrium
                                                    SC  participa:  nós vamo-nos aperceben-  É sempre um problema quando são pro-
                                                    do, no dia-a-dia, das competências que   jetos que dependem de terceiros e acho
                                                    os alunos adquirem, que é o mais impor-  que a maior frustração é, obviamente,
                                                    tante,  mas  também é  gratificante  ver o   de quem lança um projeto com a quali-
                                                    produto artístico em si que é desenvolvi-  dade que se vê, correndo o risco de ser
                                                    do nas aulas.                        interrompido. Queria destacar, por isso,
                                                    As escolas estão mais abertas a ati-  o trabalho do Rodolfo e aquilo que ele
                                                    vidades mais “fora da caixa”, como o   tem sido capaz de angariar e de propor-
                                                    circo social?                        cionar  à  nossa  escola.  O  que  eu  espero
                                                                                         é que Celeirós continue a fazer parte do
                                                    Nas escolas, temos atividades que estão   projeto enquanto ele existir, por muitos e
                                                    ao nível curricular e outras ao nível   bons anos, até porque fomos pioneiros na
                                                    extracurricular. A nível curricular, temos   aceitação do projeto. Temos alguns pro-
                                                    maiores limitações. Trabalharmos com   jetos em conjunto, que estamos a desen-
                                                    áreas como o movimento, o Mindful-   volver como parceiros do Equilibrium
                                                    ness, a Arte e Multimédia… atividades   SC, um deles em avaliação pelo Ministé-
                                                    que consideramos que valorizam o cur-  rio da Educação que será muito impor-
                                                    riculum dos alunos. Ao nível extracur-  tante. Queremos continuar a colaborar,
                                                    ricular e, apesar dos constrangimentos,   porque é uma mais-valia para a nossa
               Célia Simões, diretora do            embora sejam atividades que represen-  comunidade escolar. Um dos exem-
               Agrupamento de Escolas de            tem crédito horário, que é uma coisa que   plos que costumo dar é de um aluno que
               Celeirós                             as escolas têm sempre em falta, temos   agora está no 10º ano, com necessida-
                                                    maior abertura e maior facilidade em   des educativas, que aderiu ao projeto
               O  Agrupamento  de  Escolas  de  Celeirós   diversificar. E a nossa aposta tem passado   no primeiro ano: a evolução que ele teve
               recebeu  projeto Equilibrium SC desde   por  sermos  capazes  de  oferecer  a  uma   desde que começou a ir a esta atividade
               o início e explica os benefícios que a   população de periferia as oportunidades   foi notória e surpreendeu-nos a todos. É
               comunidade escolar registou desde que   que a do centro tem. Procuramos, por
               o circo social faz parte da oferta daquele   isso, atividades que permitam aos alunos   um exemplo.
               estabelecimento de ensino.                                                Quantos alunos estão nesta atividade
                                                    ter acesso a atividades ligadas à cultura.
               Que impacto teve o projeto Equili-   Há muitos anos que trabalhamos a área   extracurricular?
               brium SC na escola?                  do teatro, com o Tin.Bra, que integrámos   Neste ano letivo, cerca de 20.
               Eu recebi a proposta do Rodolfo quando   como oferta curricular, desde que abriu o
               o projeto se iniciou e acolhemos de ime-
               diato porque é nossa prática envol-
               ver e acolher os projetos que achamos
               que são obviamente mais-valias. Aquilo
               que o projeto nos trazia era um traba-
               lho  com  alunos  com  mais  dificuldades,
               alguns em risco de abandono, e trabalhar
               os seus comportamentos. É um proces-
               so gradual, porque primeiro eles tiveram
               de perceber “o que é que é o circo?”,
               “porque  é  que  eu  vou  para  o  circo?”,
               sabendo que nós temos inúmeras ofertas
               de atividades extracurriculares. Esta era
               mais  uma,  embora  bastante  diferencia-
               dora e, por isso, também interessante. O
               feedback foi muito bom, nomeadamen-
               te, dos alunos com necessidades educa-
               tivas,  que  foram  integrados  no  projeto,
               porque eles sentirem essa realização de
               “ser capaz de”, de “eu também sou capaz
               disso”. Os professores valorizaram, prin-


               16                                                MAIO · 2024                                 #SIMatuaREVISTA
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21