Page 16 - SIM 294
P. 16
REPORTAGEM
cipalmente, o trabalho de equipa ou o curso de Oferta Especializada de Teatro
relacionamento entre eles, algo que foi a nível nacional. E, por exemplo, o Equi-
percetível para nós, que é uma lacuna librium Social Circus, entre muitas outras
que é preciso colmatar e que decorre do que colocamos à disposição dos alunos.
facto de eles estarem muito ligados às
novas tecnologias, de forma excessiva Projetos como o Equilibrium SC depen-
até. Enquanto escola, temos mais perce- dem de financiamento externo para
ção do extraordinário trabalho que está sobreviver, ainda que todos reconheçam
a ser feito quando fazemos as apresenta- a sua importância. O que pensa disso?
ções e cerimónias em que o Equilibrium
SC participa: nós vamo-nos aperceben- É sempre um problema quando são pro-
do, no dia-a-dia, das competências que jetos que dependem de terceiros e acho
os alunos adquirem, que é o mais impor- que a maior frustração é, obviamente,
tante, mas também é gratificante ver o de quem lança um projeto com a quali-
produto artístico em si que é desenvolvi- dade que se vê, correndo o risco de ser
do nas aulas. interrompido. Queria destacar, por isso,
As escolas estão mais abertas a ati- o trabalho do Rodolfo e aquilo que ele
vidades mais “fora da caixa”, como o tem sido capaz de angariar e de propor-
circo social? cionar à nossa escola. O que eu espero
é que Celeirós continue a fazer parte do
Nas escolas, temos atividades que estão projeto enquanto ele existir, por muitos e
ao nível curricular e outras ao nível bons anos, até porque fomos pioneiros na
extracurricular. A nível curricular, temos aceitação do projeto. Temos alguns pro-
maiores limitações. Trabalharmos com jetos em conjunto, que estamos a desen-
áreas como o movimento, o Mindful- volver como parceiros do Equilibrium
ness, a Arte e Multimédia… atividades SC, um deles em avaliação pelo Ministé-
que consideramos que valorizam o cur- rio da Educação que será muito impor-
riculum dos alunos. Ao nível extracur- tante. Queremos continuar a colaborar,
ricular e, apesar dos constrangimentos, porque é uma mais-valia para a nossa
Célia Simões, diretora do embora sejam atividades que represen- comunidade escolar. Um dos exem-
Agrupamento de Escolas de tem crédito horário, que é uma coisa que plos que costumo dar é de um aluno que
Celeirós as escolas têm sempre em falta, temos agora está no 10º ano, com necessida-
maior abertura e maior facilidade em des educativas, que aderiu ao projeto
O Agrupamento de Escolas de Celeirós diversificar. E a nossa aposta tem passado no primeiro ano: a evolução que ele teve
recebeu projeto Equilibrium SC desde por sermos capazes de oferecer a uma desde que começou a ir a esta atividade
o início e explica os benefícios que a população de periferia as oportunidades foi notória e surpreendeu-nos a todos. É
comunidade escolar registou desde que que a do centro tem. Procuramos, por
o circo social faz parte da oferta daquele isso, atividades que permitam aos alunos um exemplo.
estabelecimento de ensino. Quantos alunos estão nesta atividade
ter acesso a atividades ligadas à cultura.
Que impacto teve o projeto Equili- Há muitos anos que trabalhamos a área extracurricular?
brium SC na escola? do teatro, com o Tin.Bra, que integrámos Neste ano letivo, cerca de 20.
Eu recebi a proposta do Rodolfo quando como oferta curricular, desde que abriu o
o projeto se iniciou e acolhemos de ime-
diato porque é nossa prática envol-
ver e acolher os projetos que achamos
que são obviamente mais-valias. Aquilo
que o projeto nos trazia era um traba-
lho com alunos com mais dificuldades,
alguns em risco de abandono, e trabalhar
os seus comportamentos. É um proces-
so gradual, porque primeiro eles tiveram
de perceber “o que é que é o circo?”,
“porque é que eu vou para o circo?”,
sabendo que nós temos inúmeras ofertas
de atividades extracurriculares. Esta era
mais uma, embora bastante diferencia-
dora e, por isso, também interessante. O
feedback foi muito bom, nomeadamen-
te, dos alunos com necessidades educa-
tivas, que foram integrados no projeto,
porque eles sentirem essa realização de
“ser capaz de”, de “eu também sou capaz
disso”. Os professores valorizaram, prin-
16 MAIO · 2024 #SIMatuaREVISTA