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REPORTAGEM

               A chegada às escolas nem sempre foi fácil,   que trabalham o circo social e, em Portugal,   cias através desta metodologia que é o circo
               porque “há uma imagem estereotipada em   apenas duas ou três a trabalhar só com este   social”, afirma o educador de circo.
               relação às pessoas com quem trabalhamos e   propósito. O conhecido artista Pedro Tochas   As diferenças entre circo social e o circo
               ao Projeto Homem. Depois da primeira vali-  ajudou a que haja, hoje, mais reconhecimen-  enquanto espetáculo
               dação, em que fomos reconhecidos local-  to? Rudolfo responde: “O Pedro veio dar ao
               mente pelos dois programas que referi, can-  circo mais visibilidade nos media devido ao   Se no circo que estamos habituados a ver o
               didatámos o Equilibrium SC ao Progra-  programa televisivo em que era júri, porque   artista trabalhar em função de uma apre-
               ma Portugal Inovação Social, com a inten-  importância  sempre  teve,  e  sempre  teve   sentação, de uma performance que depois
               ção de estruturar o projeto nas escolas e   muita  presença  em  Portugal,  mas  ainda  há   apresenta ao público, no circo social a ideia
               criar uma oferta regular. Quando consegui-  algum preconceito. É visto como um con-  também  é  mostrar  aquilo  que  cada  jovem
               mos financiamento, iniciámos o contacto   junto de ‘malta’, que anda de terra em terra;   sabe fazer, mas é no processo que está o
               com as escolas, para saber se estavam inte-  o estudo não é importante, alguns ganham a   segredo e o grande benefício. “O nosso prin-
               ressadas em ser parceiros e incluir a oficina   vida nos semáforos… Bem, há muitas ideias   cipal objetivo não é que aquele jovem seja
               de circo na escola”, refere Sara leite. Rodolfo   / conceitos pré-estabelecidos que o grande   tecnicamente melhor ou que supere deter-
               atalha: “Aconteceu algumas vezes de estar-  público tem e que estão erradas, por isso é   minado patamar, mas sim que ele, através
               mos a explicar o projeto, a direção ficava   também  importante  a  existência  do  Equi-  das técnicas circo, tenha uma transformação
               muito empolgada pelo caráter inovador, tudo   librium  SC,  que  trabalha  para  desmistificar   social, que se torne melhor pessoa e adquira
               espetacular até ao momento em que dizía-  estes preconceitos. Há artistas de circo que   mais competências que lhe faltam ou que
               mos que o promotor era o Projeto Homem.   têm problemas de álcool, há artistas de circo   precisem de ser melhoradas”, finaliza.
               Aí houve alguma retração, algum preconcei-  com problemas de droga, como há este tipo   É bom, faz bem, mas nem isso é suficiente
               to até, mas rapidamente perceberam que são   de dependências em todas as outras ativi-  para ser financiado
               projetos autónomos e que o Projeto Homem   dades que conhecemos. Além disso, a expe-
               tem várias áreas de intervenção na socieda-  riência que temos de circo é no Natal e, por   O projeto Equilibrium SC faz parte um con-
               de e não só o trabalho com pessoas com pro-  isso, é tão difícil ter esta atividade, não há tra-  junto de iniciativas de grande valia, mérito
               blemas de álcool ou drogas. Foi um caminho   dição de assistir a estes espetáculos durante   reconhecido por todos, mas sem financia-
               que  fizemos  de  desmistificação  de  alguns   todo o ano”, lamenta que o circo tradicional   mento assegurado. “Nós fazemos tudo para
               preconceitos”.                       esteja a perder publico. “O circo contempo-  criar condições para o projeto, concorrendo
                                                    râneo, que se apresenta com uma nova abor-  a todo o tipo de apoios disponíveis. Durante
               O que é, quem beneficia com o projeto                                     um período de tempo, o Projeto Homem
               Equilibrium SC e em que escolas o pode   dagem, está a ganhar mais público, começa   assegurou o projeto, mas não é, de todo, a
               fazer?                               a entrar na programação de alguns teatros,
                                                    eventos, mas ainda considera que são apenas   solução ideal, porque os recursos são escas-
               Gostaríamos de dar uma resposta mais satis-  exceções; há alguns festivais de circo con-  sos. Além do Portugal Inovação Social, temos
               fatória à pergunta “em que escolas?” às crian-  temporâneo que já surgiram… eu ando nisto   tido financiamento provado. No último ano,
               ças e jovens que têm interesse neste tipo de   há mais de 20 anos, mas é pena só agora é   tivemos o apoio do Prémio BPI Fundação “la
               atividade, mas a verdade é que apenas oito   que as mentalidades começam a mudar um   Caixa” Infância, que vencemos pela segunda
               agrupamentos de escolas de Braga e Fama-  pouco”.                         vez – e não podemos concorrer mais, porque
               licão têm o  projeto  dentro de  portas. Ini-  O Projeto Equilibrium SC apresenta aos   duas vezes é o limite. Já tivemos, noutra
               cialmente, o projeto estava focado na faixa   jovens um conceito diferente. “Trabalhamos   altura, um prémio da Fundação Manuel
               etária dos 10 aos 17 anos, mas atualmente   especialmente com a adolescência por ser   António  da  Mota... Também  tentamos  dar
               já tens praticantes dos 6 aos 90, através de   uma fase de transição. Na infância, nós defi-  workshops fora das escolas, algumas aulas
               outros projetos que falaremos mais à frente.   nimos a nossa personalidade. Na adoles-  para conseguir angariar dinheiro…”, escla-
               O projeto abrange, neste momento, cerca de   cência, pomos tudo em causa. Há um con-  rece Sara Leite. “Estamos a tentar chegar a
               330 alunos.  “O Equilibrium SC é uma Oficina                              outras entidades, a mostrar a evolução do
               como todas as outras que existem na escola.   junto de evoluções física, psíquicas e emo-  projeto e a apresentar resultados e estudos”,
               Está dentro do período letivo, o horário   cionais que acontecem, e ocorrem transfor-  conta.
               varia em função de cada estabelecimento   mações que nos levam a questionar a nossa   Há o reconhecimento, há palmas nas apre-
               de ensino e da disponibilidade nas turmas.   própria identidade. E nós entramos nesse   sentações, há palmadas nas costas pelo tra-
               Está aberto a todos, embora algumas crian-  processo, através da arte circense. Com uma   balho feito, mas não há um programa de
               ças e jovens sejam sinalizados por diretores   atividade simultaneamente mais lúdica e   financiamento estruturado. “Eventualmen-
               de turma, assistentes sociais, psicólogo da   física, trabalhamos de forma terapêutica para   te,  o  Ministério  da  Educação  poderia  ser  a
               escola ou mesmo pela CPCJ, através do tri-  ajudar as crianças e jovens a trabalhar ques-  entidade responsável por criar esse progra-
               bunal. O papel do Projeto Homem é apenas   tões como a frustração, a definição de objeti-  ma, associando-se ao Ministério da Cultura,
               de promotora, não sinaliza. Na oficina, traba-  vos, a inteligência emocional, o autoconheci-  à Secretaria do Desenvolvimento Regional
               lhamos a prevenção a problemas de com-  mento, o autocontrolo, as relações interpes-  e à Secretaria de Estado da Inclusão, porque
               portamento e desenvolvimento de compe-  soais, a empatia. Como? Desde o início que o   tocamos todas estas áreas. Há também a pos-
               tências socio-emocionais, psicomotoras e   circo tem a ver com a superação do próprio   sibilidade do Prémio BPI Fundação “la Caixa”
               cognitivas através do Circo Social”, esclarece   artista, da própria pessoa, da própria capaci-  Infância de criar linhas de financiamento para
               o educador de circo.                 dade. Nós trabalhamos isto com eles: a supe-
                                                    ração física, a responsabilidade, a autonomia,   a área social, com programas de apoio a ini-
               No  mundo,  há  mais  de  500  instituições   no fundo, o desenvolvimento das competên-  ciativas sociais…



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