Page 3 - SIM 288
P. 3
NA CAPA
Além disso, visto estarmos localizados numa zona com dificuldade de trân-
sito – perto do Nó de Infias, permite que tenhamos menos carros a virem
para esta zona. Esse foi um dos objetivos que definimos, quando assinámos
o pacto de Mobilidade Empresarial de Braga. No caso da oferta do Dia do Pai
e Dia da Mãe ao trabalhador, surgiu em conversa entre todos, sobre o pre-
sente que poderíamos oferecer aos colaboradores com filhos e percebemos
que é o tempo com as suas famílias, que é o melhor e o que mais valorizavam.
Somos uma empresa que dá muita importância os laços familiares. Criámos
o Family Day, que este ano alargamos a todos os colaboradores mesmo os
que não têm filhos, e fizemos uma atividade de circo – com tudo incluído
que um circo deve ter, só faltava a tenda. E também a iniciativa “Os Extraor-
dinários”, um evento no qual temos muito orgulho, e que cumpre dois gran-
des objetivos: reconhecer a importância da família, mas também faz parte da
responsabilidade social da empresa. Quando apoiamos estes jovens que ti- A TLCI – Soluções de Telecomunicações S.A. foi constituída em Braga, em 1992, e
veram aproveitamento escolar, estamos a apostar no futuro. É o nosso con- surgiu num contexto de abertura do mercado das telecomunicações ao setor pri-
tributo para a sociedade, porque sabemos que algumas destas crianças e vado. Em 1994, a TLCI iniciou com outros acionistas e liderou o projeto da Braga-
jovens poderão vir a trabalhar na TLCI, mas a maioria não. Apoiar a sua for- tel, primeiro operador privado de televisão por cabo a obter a licença em Portugal
mação é algo de que nos orgulhamos e organizamos um dia para eles mos- continental e, também, com a integração da empresa SIPARE, tornou-se espe-
trarem o que estão a aprender.
cialista na área da informática e centrais telefónicas, o que permitiu oferecer so-
Outro assunto que está na ordem do dia é a saúde mental. A TLCI tem luções integradas aos seus clientes. Em 1998, a TLCI que desde 1992 era parceiro
um programa de apoio aos colaboradores nessa área também, o “Sau- da Telecel, estabeleceu uma parceria global e abrangente com a Portugal Tele-
davelMENTE”. Porquê? com, pois este era o único operador a ter um posicionamento integrado no mer-
cado, com as telecomunicações móveis, fixas, internet e pay-tv. Além da rede de
Nós fizemos uma parceria com uma empresa aqui de Braga, a MindPart- retalho especializado MEO (18 lojas com dispersão nacional), a TLCI possui uma
ner, uma clínica especializada nas questões da saúde mental e vocacionada vasta rede de agentes, que agrega mais de 300 revendedores a nível nacional e
para ajudar empresas. Era uma das necessidades identificadas pelos nos- uma equipa especializada de vendas empresariais. A empresa está a apostar na
sos colaboradores, porque vivemos num contexto de pressão na nossa vida, diversificação das áreas de negócio, nomeadamente, o marketing e comunica-
no nosso trabalho. Fizemos workshops presenciais e online, rastreios para ção, o desenvolvimento de software e aplicações informáticas, a energia e os se-
todos os colaboradores; e disponibilizamos, também, um ‘chat’ com um psi- guros, para solidificar a sua posição como empresa de referência.
cólogo externo, da MindPartner, sempre disponível, que permite que cada
trabalhador possa falar sobre uma situação de stress – seja de trabalho ou da Ao longo dos anos, a TLCI conseguiu desenvolver a capacidade de adaptação e
sua vida particular. É muito importante para quem trabalha aqui este serviço, versatilidade na atuação, e, principalmente, de antecipação das tendências, ali-
porque promove um ambiente de trabalho mais saudável, já que as pessoas cerçadas na simplificação da sua estrutura empresarial e na retenção e desen-
adquirem ferramentas para gerir os conflitos e relacionar-se com os seus co- volvimento de talento, com profissionais de grande valia, alguns com 31 anos de
legas. ‘casa’.
NOVEMBRO · 2023 03