Page 2 - SIM 288
P. 2
NA CAPA NA CAPA
PORQUE É QUE É TÃO BOM
TRABALHAR NESTA EMPRESA?
samos de experimentar, testar e perceber se aquilo que estamos a implementar
é realmente útil para os colaboradores. Por isso, fazemos a auscultação regu-
lar, que nos permite auferir a eficácia das decisões que tomamos e demonstra a
todos os que trabalham aqui que têm uma palavra a dizer e que são ouvidos. E
as decisões que tomamos têm como objetivo final fazer com que o colaborador
se sinta mais feliz e motivado. Há vários exemplos de pequenas mudanças que
fazemos e que são valorizadas. O facto de termos sopa uma vez por semana; fa-
zermos atividades de grupo, de Norte a Sul, para criar maior ligação entre todos.
Por exemplo, há dias fui para Lisboa, ‘tiramos’ uma equipa da loja, que foram
substituídos por outros colegas, e fomos para os jardins da Gulbenkian falar
um bocadinho, refletir como equipa e fazer algumas dinâmicas de grupo. Cha-
mamos as equipas para jogar bowling, andar de kart, oferecemos o aluguer de
Campos de Padel, temos massagens no escritório… A variedade de iniciativas é
grande, o que também permite que todos sintam que existe alguma coisa que é
pensada para si, para os seus gostos e para a forma como valorizam o seu tempo,
aqui na empresa ou fora dela.
Porque é que decidiram participar no concurso?
Penso que é importante mostrarmos o que fazemos e como fazemos e que as
pessoas que trabalham aqui estão satisfeitas. Este employer branding acaba por
ser retorno para a empresa do investimento que faz nas atividades e benefícios
para as pessoas, porque o mercado valoriza cada vez mais a forma como as em-
O 15ª lugar alcançado no Ranking das Melhores presas se relacionam com as pessoas que lá trabalham. É um benefício indireto,
Empresas para Trabalhar, em Portugal, em 2023, já que o benefício direto, e mais evidente, é o aumento da produtividade. Se as
pessoas estão felizes, trabalham melhor, pensam melhor e produzem mais. No
elaborado pela Revista Exame e Manpower Group, entanto, é importante que não sejam iniciativas isoladas no tempo, mas que haja
representa um esforço conjunto entre a Adminis- continuidade e identificação. As pessoas que trabalham na TLCI e vão ler este
tração e o renovado Departamento de Gestão de artigo têm de se rever no que estou a dizer, caso contrário, o efeito será o oposto.
Ter sido distinguida como 15ª melhor empresa para trabalhar é uma responsa-
Pessoas. bilidade para a administração e um orgulho para os colaboradores, que fizeram
questão de o demonstrar nas suas redes sociais, quando fomos distinguidos.
Para conseguirem desenvolver esta política de incentivos, tem de haver
A valorização do tempo e do colaborador em todas as suas dimensões é um dos alinhamento com a administração…
objetivos da TLCI – Soluções de Telecomunicações S.A. Do Departamento de
Gestão de Pessoas fazem parte Filipa Brandão, ligada a People Development e Sem dúvida. Para grande parte destas iniciativas, há um investimento financeiro
Cultura Organizacional; Sílvia Carvalho, responsável por Payroll, Legal e Com- associado e a administração tem uma estratégia: apostar na valorização dos co-
pliance; e ainda a advogada, Ana Luísa Martins, na área jurídica. Filipa Brandão laboradores. Eu até acho que são mais promotores e mobilizadores que ape-
apresenta-nos o trabalho que está a ser feito e que é decisivo para se chegar a nas facilitadores, porque muitas das ideias que implementamos partem da ad-
um patamar de excelência na relação entre a empresa e os colaboradores. ministração.
Explique-nos o que é o Departamento de Gestão de Pessoas. Tal como referiu, a TLCI tem o “SPAday” (massagens no escritório), o
Dia da Sopa (servida semanalmente no escritório que já falou) ou o Dia
Nós decidimos fazer um ‘rebranding’ deste departamento, deixando para trás de Teletrabalho (uma vez por semana, o colaborador pode ficar a traba-
a habitual designação de “Recursos Humanos” e reforçando a filosofia de tra- lhar remotamente) como iniciativas que melhoram o tempo de trabalho,
balho da TLCI. Parece uma coisa pequena, mas que para nós representa a evo- mas também outras iniciativas que beneficiam o trabalhador fora do tra-
lução na forma como estamos a encarar esta área da gestão de pessoas. É um balho, o Time-off (no Dia do Pai e Dia da Mãe, os colaboradores podem
trabalho que se faz diariamente, com perseverança e entusiasmo, e não com ini- ficar em casa) ou o Dia de Aniversário. Quando se fala tanto na valoriza-
ciativas isoladas, porque sabemos que dessa forma não resultaria. É na repeti- ção do tempo, este é um sinal óbvio da TLCI que isso não é o futuro, mas
ção de ações e iniciativas que se consegue chegar a um resultado mais eficaz. são questões do presente?
O objetivo final é aquele que todas as empresas, atualmente, almejam: reter ta-
lento e manter as pessoas motivadas. Está provado que, se cada trabalhador es- Mesmo as empresas mais tradicionais estão a perceber que as pessoas não
tiver feliz no seu local de trabalho, a produtividade aumenta. podem simplesmente entrar no seu posto de trabalho, trabalhar e ir embora
como se fossem um robot. Nos dias que correm, temos de fazer mais. Temos de
Como foi possível à TLCI ser reconhecida como a 15ª melhor empresa para perceber as várias dimensões do tempo do trabalhador, que é algo que todos
trabalhar em Portugal? valorizamos, seja o tempo a trabalhar, o tempo familiar, o tempo pessoal e per-
Tem havido uma aposta declarada e uma estratégia que suporta as atividades ceber. Por exemplo, as pessoas podem escolher um dia para ficarem em teletra-
que vamos fazendo. Imaginamos aquilo que as pessoas vão gostar, mas preci- balho, o que permite alguma flexibilidade de horários e outro tipo de gestão do
tempo familiar.amiliar.
02 NOVEMBRO · 2023 NOVEMBRO · 2023 03