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NA CAPA                                                                                                                                                                                                                              NA CAPA











             PORQUE É QUE É TÃO BOM



             TRABALHAR NESTA EMPRESA?




                                                                      samos de experimentar, testar e perceber se aquilo que estamos a implementar
                                                                      é realmente útil para os colaboradores. Por isso, fazemos a auscultação regu-
                                                                      lar, que nos permite auferir a eficácia das decisões que tomamos e demonstra a
                                                                      todos os que trabalham aqui que têm uma palavra a dizer e que são ouvidos. E
                                                                      as decisões que tomamos têm como objetivo final fazer com que o colaborador
                                                                      se sinta mais feliz e motivado. Há vários exemplos de pequenas mudanças que
                                                                      fazemos e que são valorizadas. O facto de termos sopa uma vez por semana; fa-
                                                                      zermos atividades de grupo, de Norte a Sul, para criar maior ligação entre todos.
                                                                      Por exemplo, há dias fui para Lisboa, ‘tiramos’ uma equipa da loja, que foram
                                                                      substituídos por outros colegas, e fomos para os jardins da Gulbenkian falar
                                                                      um bocadinho, refletir como equipa e fazer algumas dinâmicas de grupo. Cha-
                                                                      mamos as equipas para jogar bowling, andar de kart, oferecemos o aluguer de
                                                                      Campos de Padel, temos massagens no escritório… A variedade de iniciativas é
                                                                      grande, o que também permite que todos sintam que existe alguma coisa que é
                                                                      pensada para si, para os seus gostos e para a forma como valorizam o seu tempo,
                                                                      aqui na empresa ou fora dela.
                                                                      Porque é que decidiram participar no concurso?
                                                                      Penso que é importante mostrarmos o que fazemos e como fazemos e que as
                                                                      pessoas que trabalham aqui estão satisfeitas. Este employer branding acaba por
                                                                      ser retorno para a empresa do investimento que faz nas atividades e benefícios
                                                                      para as pessoas, porque o mercado valoriza cada vez mais a forma como as em-
             O  15ª  lugar  alcançado  no  Ranking  das  Melhores     presas se relacionam com as pessoas que lá trabalham. É um benefício indireto,
             Empresas para Trabalhar, em Portugal, em 2023,           já que o benefício direto, e mais evidente, é o aumento da produtividade. Se as
                                                                      pessoas estão felizes, trabalham melhor, pensam melhor e produzem mais. No
             elaborado pela Revista Exame e Manpower Group,           entanto, é importante que não sejam iniciativas isoladas no tempo, mas que haja
             representa um esforço conjunto entre a Adminis-          continuidade e identificação. As pessoas que trabalham na TLCI e vão ler este
             tração e o renovado Departamento de Gestão de            artigo têm de se rever no que estou a dizer, caso contrário, o efeito será o oposto.
                                                                      Ter sido distinguida como 15ª melhor empresa para trabalhar é uma responsa-
             Pessoas.                                                 bilidade para a administração e um orgulho para os colaboradores, que fizeram
                                                                      questão de o demonstrar nas suas redes sociais, quando fomos distinguidos.
                                                                      Para conseguirem desenvolver esta política de incentivos, tem de haver
             A valorização do tempo e do colaborador em todas as suas dimensões é um dos   alinhamento com a administração…
             objetivos da TLCI – Soluções de Telecomunicações S.A. Do Departamento de
             Gestão de Pessoas fazem parte Filipa Brandão, ligada a People Development e   Sem dúvida. Para grande parte destas iniciativas, há um investimento financeiro
             Cultura Organizacional; Sílvia Carvalho, responsável por Payroll, Legal e Com-  associado e a administração tem uma estratégia: apostar na valorização dos co-
             pliance; e ainda a advogada, Ana Luísa Martins, na área jurídica. Filipa Brandão   laboradores. Eu até acho que são mais promotores e mobilizadores que ape-
             apresenta-nos o trabalho que está a ser feito e que é decisivo para se chegar a   nas facilitadores, porque muitas das ideias que implementamos partem da ad-
             um patamar de excelência na relação entre a empresa e os colaboradores.  ministração.
             Explique-nos o que é o Departamento de Gestão de Pessoas.  Tal como referiu, a TLCI tem o “SPAday” (massagens no escritório), o
                                                                      Dia da Sopa (servida semanalmente no escritório que já falou) ou o Dia
             Nós decidimos fazer um ‘rebranding’ deste departamento, deixando para trás   de Teletrabalho (uma vez por semana, o colaborador pode ficar a traba-
             a habitual designação de “Recursos Humanos” e reforçando a filosofia de tra-  lhar remotamente) como iniciativas que melhoram o tempo de trabalho,
             balho da TLCI. Parece uma coisa pequena, mas que para nós representa a evo-  mas também outras iniciativas que beneficiam o trabalhador fora do tra-
             lução na forma como estamos a encarar esta área da gestão de pessoas. É um   balho, o Time-off (no Dia do Pai e Dia da Mãe, os colaboradores podem
             trabalho que se faz diariamente, com perseverança e entusiasmo, e não com ini-  ficar em casa) ou o Dia de Aniversário. Quando se fala tanto na valoriza-
             ciativas isoladas, porque sabemos que dessa forma não resultaria. É na repeti-  ção do tempo, este é um sinal óbvio da TLCI que isso não é o futuro, mas
             ção de ações e iniciativas que se consegue chegar a um resultado mais eficaz.   são questões do presente?
             O objetivo final é aquele que todas as empresas, atualmente, almejam: reter ta-
             lento e manter as pessoas motivadas. Está provado que, se cada trabalhador es-  Mesmo as empresas mais tradicionais estão a perceber que as pessoas não
             tiver feliz no seu local de trabalho, a produtividade aumenta.  podem simplesmente entrar no seu posto de trabalho, trabalhar e ir embora
                                                                      como se fossem um robot. Nos dias que correm, temos de fazer mais. Temos de
             Como foi possível à TLCI ser reconhecida como a 15ª melhor empresa para   perceber as várias dimensões do tempo do trabalhador, que é algo que todos
             trabalhar em Portugal?                                   valorizamos, seja o tempo a trabalhar, o tempo familiar, o tempo pessoal e per-
             Tem havido uma aposta declarada e uma estratégia que suporta as atividades   ceber. Por exemplo, as pessoas podem escolher um dia para ficarem em teletra-
             que vamos fazendo. Imaginamos aquilo que as pessoas vão gostar, mas preci-  balho, o que permite alguma flexibilidade de horários e outro tipo de gestão do
                                                                      tempo familiar.amiliar.

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