Page 26 - SIM 288
P. 26

ENTREVISTA

                                                                                        obter  estes  dados  é  que  conseguimos  tomar
                                                                                        este tipo de decisão. É assim que se deve gerir,
                                                                                        com dados, baseando as decisões em números
                                                                                        quantificáveis.
                                                                                        De que forma é possível criar novidade?
                                                                                         Temos tentado fazer esse trabalho. Não quere-
                                                                                        mos que o visitante chegue, dê uma volta pela
                                                                                        feira e saia, mas que tenha experiências con-
                                                                                        nosco. Isso aconteceu, por exemplo, no Braga-
                                                                                        Brick, com simuladores e atividades interativas,
                                                                                        no  Salão da  Mobilidade  tinha  a possibilidade
                                                                                        de programar um robô ou pilotar um drone…
                                                                                        A AGRO também mudou.
                                                                                        Quando viemos para o novo espaço do Altice
                                                                                        Forum  Braga,  não  fazia  ideia  completa  de
                                                                                        como  era  uma  feira  nos  seus  ínfimos  porme-
                                                                                        nores.  Houve  um período  de  aprendizagem,
                                                                                        de  ir  ver  como  fazem  as  feiras  do  género  “lá
                                                                                        fora”,  em  Portugal  e  no  estrangeiro,  ‘pegar’
                                                                                        nas  melhores  ideias  e implementá-las  aqui.
                                                                                        Muita das coisas que decidimos na InvestBra-
                                                                                        ga são baseadas nos melhores exemplos que
                                                                                        vemos  nacional  e internacionalmente. Mas
                                                                                        não só: tenho usado muitas vezes o ChatGPT
                                                                                        para  construir  blocos  de  informação  que
                                                                                        nos  permitam  tomar  melhores  decisões.  Por
                                                                                        exemplo,  usei-o  no  caso  do  Salão da  Mobili-
                                                                                        dade. Em poucos minutos, recolhi informação
                                                                                        acerca das feiras deste segmento, o que fazem,
                                                                                        como fazem, que recursos usam. Se eu fizesse
                                                                                        esta recolha autonomamente, demoraria uma
                                                                                        semana e o ChatGPT demora três minutos, se
                                                                                        carregarmos  as  informações  corretas  e  fizer-
                                                                                        mos as perguntas certas. O número de ações
                                                                                        que  foram  sugeridas  para  serem  implemen-
                                                                                        tadas  foi  muito  grande,  mas  nós  escolhemos,
                                                                                        em equipa, aquelas que mais se adaptavam à
                                                                                        nossa realidade – e ainda há muitas para imple-
                                                                                        mentar na próxima edição.
             Como foi possível chegar a esses números,   aspetos?
            mesmo sabendo que esta área de negócio   No  fim  de  cada  evento,  recolhemos  tudo   Como perspetiva o futuro?
            se trabalha com alguma antecipação?
                                                  aquilo  que foi  positivo  e tudo  aquilo  que  foi   Vamos ser realistas: nós funcionamos sempre
            A utilização intensiva obriga-nos a ter qualida-  negativo e planeámos logo para o ano seguin-  numa  estratégia  e alinhados  com  a Câmara.
            de nas instalações, obriga-nos a ter planos de   te com todos os aspetos que têm de ser melho-  Nós  somos  uma  empresa  municipal,  o presi-
            manutenção que vão ao encontro daquilo que   rados, desde os mais simples até aos mais com-  dente da InvestBraga é o presidente da câmara.
            o cliente procura. Se chegar cá e eu lhe tentar   plicados. Parece uma coisa simples, mas como   Somos um espaço de procura e temos alguma
            vender uma sala que está suja, com as coisas   chegamos  lá?  De forma  empírica,  o que me   programação  própria  – queremos  introdu-
            partidas, é óbvio que não nos escolhem. Este   parece que é o mais indicado? Ou fazemos de   zir uma ou duas novas feiras, mas a equipa, de
            serviço tem de ter muita qualidade e, se man-  outra forma. Por exemplo, o Salão da Mobili-  momento, ainda não permite avançar.
            tivermos o nível alto, continuaremos a ter boa   dade. Percebemos que estava tudo dentro do   Podemos saber em que áreas?
            taxa de ocupação. Obviamente, não temos um   expectável, exceto em dois horários. Na sexta e
            serviço infalível. Há situações que não correm   no sábado, foi até às 23h e deveria ter sido até   Não  queremos  anunciar  para  já.  Numa  das
            tão  bem,  mas  que nos  fazem  aprender  para   às 22 horas, porque percebemos que o número   situações,  tentámos  já  com  um  parceiro
            o  futuro.  Já  rejeitaram  clientes  por  alguma   de  visitantes,  nessa  hora  específica,  foi  baixo.   externo,  começámos  a desenvolver  a ideia,
            razão?  Nós  nunca  rejeitamos,  damos  sempre   Só com os dados conseguimos chegar a uma   mas o tempo não nos permite avançar. Posso
            alternativas, porque nem todas as datas estão   decisão  baseada  em  informação  sistematiza-  dizer que uma delas está dependente da forma
            ocupadas. Durante o ano temos muitas datas   da.  Outro exemplo:  nós  achávamos  que  90%   como vai evoluir o Salão da Mobilidade, porque
            livres,  como  disse,  temos  70%  de ocupação.   das pessoas que vinham à feira eram de Braga   estas são áreas de franco crescimento a nível
            Damos  sempre  alternativas  ao  cliente, outras   e  decidimos  avaliar  os  nossos  visitantes.  Per-  mundial. A mobilidade no planeta está a mudar
            datas. Se ele quer naquela data específica e já   cebemos que eram 60% de Braga e 40% dos   e nós queremos  posicionarmo-nos e sermos
            estamos ocupados, não podemos  fazer nada,   concelhos  limítrofes.  Percebemos que temos   uma referência nessa área, ao nível das feiras e
            embora  tentemos  sempre  encaixar  nas  datas   uma  comunicação  muito  voltada  para  o  con-  mostras relacionadas com o tema. O paradig-
            de acordo com os vários espaços disponíveis.  celho  atualmente e que,  divulgando  nesses   ma da mudança é uma realidade. Hoje, o tele-
                                                  concelhos  nos  próximos  anos,  provavelmen-  móvel é uma ferramenta de trabalho, além de
            Quando  fala  em fazer  a melhor  feira  de   te teremos ainda mais visitantes. Só depois de   ser de comunicação.
            sempre  no evento seguinte,  fala  de  que


            26                                                 NOVEMBRO · 2023
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31