Page 26 - SIM 288
P. 26
ENTREVISTA
obter estes dados é que conseguimos tomar
este tipo de decisão. É assim que se deve gerir,
com dados, baseando as decisões em números
quantificáveis.
De que forma é possível criar novidade?
Temos tentado fazer esse trabalho. Não quere-
mos que o visitante chegue, dê uma volta pela
feira e saia, mas que tenha experiências con-
nosco. Isso aconteceu, por exemplo, no Braga-
Brick, com simuladores e atividades interativas,
no Salão da Mobilidade tinha a possibilidade
de programar um robô ou pilotar um drone…
A AGRO também mudou.
Quando viemos para o novo espaço do Altice
Forum Braga, não fazia ideia completa de
como era uma feira nos seus ínfimos porme-
nores. Houve um período de aprendizagem,
de ir ver como fazem as feiras do género “lá
fora”, em Portugal e no estrangeiro, ‘pegar’
nas melhores ideias e implementá-las aqui.
Muita das coisas que decidimos na InvestBra-
ga são baseadas nos melhores exemplos que
vemos nacional e internacionalmente. Mas
não só: tenho usado muitas vezes o ChatGPT
para construir blocos de informação que
nos permitam tomar melhores decisões. Por
exemplo, usei-o no caso do Salão da Mobili-
dade. Em poucos minutos, recolhi informação
acerca das feiras deste segmento, o que fazem,
como fazem, que recursos usam. Se eu fizesse
esta recolha autonomamente, demoraria uma
semana e o ChatGPT demora três minutos, se
carregarmos as informações corretas e fizer-
mos as perguntas certas. O número de ações
que foram sugeridas para serem implemen-
tadas foi muito grande, mas nós escolhemos,
em equipa, aquelas que mais se adaptavam à
nossa realidade – e ainda há muitas para imple-
mentar na próxima edição.
Como foi possível chegar a esses números, aspetos?
mesmo sabendo que esta área de negócio No fim de cada evento, recolhemos tudo Como perspetiva o futuro?
se trabalha com alguma antecipação?
aquilo que foi positivo e tudo aquilo que foi Vamos ser realistas: nós funcionamos sempre
A utilização intensiva obriga-nos a ter qualida- negativo e planeámos logo para o ano seguin- numa estratégia e alinhados com a Câmara.
de nas instalações, obriga-nos a ter planos de te com todos os aspetos que têm de ser melho- Nós somos uma empresa municipal, o presi-
manutenção que vão ao encontro daquilo que rados, desde os mais simples até aos mais com- dente da InvestBraga é o presidente da câmara.
o cliente procura. Se chegar cá e eu lhe tentar plicados. Parece uma coisa simples, mas como Somos um espaço de procura e temos alguma
vender uma sala que está suja, com as coisas chegamos lá? De forma empírica, o que me programação própria – queremos introdu-
partidas, é óbvio que não nos escolhem. Este parece que é o mais indicado? Ou fazemos de zir uma ou duas novas feiras, mas a equipa, de
serviço tem de ter muita qualidade e, se man- outra forma. Por exemplo, o Salão da Mobili- momento, ainda não permite avançar.
tivermos o nível alto, continuaremos a ter boa dade. Percebemos que estava tudo dentro do Podemos saber em que áreas?
taxa de ocupação. Obviamente, não temos um expectável, exceto em dois horários. Na sexta e
serviço infalível. Há situações que não correm no sábado, foi até às 23h e deveria ter sido até Não queremos anunciar para já. Numa das
tão bem, mas que nos fazem aprender para às 22 horas, porque percebemos que o número situações, tentámos já com um parceiro
o futuro. Já rejeitaram clientes por alguma de visitantes, nessa hora específica, foi baixo. externo, começámos a desenvolver a ideia,
razão? Nós nunca rejeitamos, damos sempre Só com os dados conseguimos chegar a uma mas o tempo não nos permite avançar. Posso
alternativas, porque nem todas as datas estão decisão baseada em informação sistematiza- dizer que uma delas está dependente da forma
ocupadas. Durante o ano temos muitas datas da. Outro exemplo: nós achávamos que 90% como vai evoluir o Salão da Mobilidade, porque
livres, como disse, temos 70% de ocupação. das pessoas que vinham à feira eram de Braga estas são áreas de franco crescimento a nível
Damos sempre alternativas ao cliente, outras e decidimos avaliar os nossos visitantes. Per- mundial. A mobilidade no planeta está a mudar
datas. Se ele quer naquela data específica e já cebemos que eram 60% de Braga e 40% dos e nós queremos posicionarmo-nos e sermos
estamos ocupados, não podemos fazer nada, concelhos limítrofes. Percebemos que temos uma referência nessa área, ao nível das feiras e
embora tentemos sempre encaixar nas datas uma comunicação muito voltada para o con- mostras relacionadas com o tema. O paradig-
de acordo com os vários espaços disponíveis. celho atualmente e que, divulgando nesses ma da mudança é uma realidade. Hoje, o tele-
concelhos nos próximos anos, provavelmen- móvel é uma ferramenta de trabalho, além de
Quando fala em fazer a melhor feira de te teremos ainda mais visitantes. Só depois de ser de comunicação.
sempre no evento seguinte, fala de que
26 NOVEMBRO · 2023