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UM                                                                                                                                      UM



















                                                                                Foto:  Estela Silva




                                                               Teresa Ruão
                                                             Pró-Reitora para a Comunicação
                                                           Institucional da Universidade do Minho


                 UMA UNIVERSIDADE QUE SE RENOVA

                        CONTINUAMENTE NUMA PALETA


                                         INFINITA DE CORES



                 A Universidade do Minho promove o Concurso Nacional de Acesso 2025
               A            s Universidades públicas em Portugal foram, nas   tas razões, e porque as Universidades públicas devem ser perma-


                                                                       nentes agentes de serviço público, cabe- nos ir ao encontro destes
                            últimas  décadas,  palco  de  uma  renovação  que
                                                                       potenciais estudantes num momento decisivo como o final do 12o
                            se refletiu na forma como olham para a comuni-
                                                                       ano de escolaridade. Para isso, a Universidade do Minho definiu
                            cação com os seus públicos internos e externos.
                            A comunicação constituiu uma forma basilar de
                                                                       estudantes do ensino secundário de capacidade de decisão infor-
               partilhar o conhecimento produzido nas instituições de ensino   uma estratégia de comunicação com um propósito: dotar os jovens
               superior (IES), mas também de prestar contas pelo investimen-  mada sobre os próximos passos da sua vida.
               to estatal de que beneficiam, demostrando a sua relevância no   Uma comunicação para a inclusão, diversidade e igualdade
               desenvolvimento das regiões e do país, enquanto agentes de
               qualificação das populações e de produção do saber. De resto,   É missão  da  comunicação  da  Universidade  do  Minho  exprimir
               no quadro das Universidades públicas, como o é o caso da Uni-  todo o potencial que a instituição tem em si e que concorre para
               versidade do Minho, a tríade orientadora de ensinar, investigar   o desenvolvimento da Sociedade. Referimo-nos a todas as nossas
               e contribuir para a sociedade enquadra-se numa missão maior:   áreas de ensino, a todos os campos científicos, a todas as expres-
               uma missão de serviço público.                          sões culturais, a todos parceiros que temos no território, e, acima
                                                                       de tudo, a todas as pessoas que trabalham diariamente na pros-
               De entre as dimensões desse serviço público, destacamos o papel   secução da missão pública da instituição. Porque são estes nossos
               do Ensino Superior na formação dos jovens (e na capacitação da   projetos e as nossas pessoas que – a partir de uma multiplicidade
               população  adulta),  atuando  as  Universidades  como  “elevadores   de competências - dão vida e cor à comunidade UMinho que é di-
               sociais” na construção de sociedades mais justas, esclarecidas e in-  versa, rica e vibrante.
               clusivas. E estamos certos de que os mundos que se abrem aos jo-
               vens que recebemos nas nossas salas de aula justificam o trabalho   O projeto de comunicação da instituição, materializado também na
               e o investimento que fazemos – e continuaremos as fazer! – num   comunicação a propósito do Concurso Nacional de Acesso 2025,
               ensino de qualidade e alinhado com os padrões de outras IES de   tem, assim, no seu cerne a afirmação de uma comunidade plural
               referência em todo o mundo.                             e aberta  ao  mundo.  Uma  ideia  concretizada  num  trabalho  con-
                                                                       junto entre o Gabinete de Comunicação e Imagem da instituição
               Na verdade, as comunidades que nos rodeiam são a nossa maior   e a Comissão Coordenadora de Comunicação da UMinho, sendo
               fonte de inspiração e o seu desenvolvimento constitui a razão de   este último grupo composto por representantes de todas as nossas
               ser de uma Universidade. Já os nossos estudantes, em particular,   Escolas e Institutos, as estruturas que gerem a oferta formativa da
               constituem a força motriz da atividade que levamos a cabo. Por es-
                                                                       Universidade, de modo dinâmico e altamente especializado.


               18                                                JULHO · 2025                                #SIMatuaREVISTA
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