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UM UM
Foto: Estela Silva
Teresa Ruão
Pró-Reitora para a Comunicação
Institucional da Universidade do Minho
UMA UNIVERSIDADE QUE SE RENOVA
CONTINUAMENTE NUMA PALETA
INFINITA DE CORES
A Universidade do Minho promove o Concurso Nacional de Acesso 2025
A s Universidades públicas em Portugal foram, nas tas razões, e porque as Universidades públicas devem ser perma-
nentes agentes de serviço público, cabe- nos ir ao encontro destes
últimas décadas, palco de uma renovação que
potenciais estudantes num momento decisivo como o final do 12o
se refletiu na forma como olham para a comuni-
ano de escolaridade. Para isso, a Universidade do Minho definiu
cação com os seus públicos internos e externos.
A comunicação constituiu uma forma basilar de
estudantes do ensino secundário de capacidade de decisão infor-
partilhar o conhecimento produzido nas instituições de ensino uma estratégia de comunicação com um propósito: dotar os jovens
superior (IES), mas também de prestar contas pelo investimen- mada sobre os próximos passos da sua vida.
to estatal de que beneficiam, demostrando a sua relevância no Uma comunicação para a inclusão, diversidade e igualdade
desenvolvimento das regiões e do país, enquanto agentes de
qualificação das populações e de produção do saber. De resto, É missão da comunicação da Universidade do Minho exprimir
no quadro das Universidades públicas, como o é o caso da Uni- todo o potencial que a instituição tem em si e que concorre para
versidade do Minho, a tríade orientadora de ensinar, investigar o desenvolvimento da Sociedade. Referimo-nos a todas as nossas
e contribuir para a sociedade enquadra-se numa missão maior: áreas de ensino, a todos os campos científicos, a todas as expres-
uma missão de serviço público. sões culturais, a todos parceiros que temos no território, e, acima
de tudo, a todas as pessoas que trabalham diariamente na pros-
De entre as dimensões desse serviço público, destacamos o papel secução da missão pública da instituição. Porque são estes nossos
do Ensino Superior na formação dos jovens (e na capacitação da projetos e as nossas pessoas que – a partir de uma multiplicidade
população adulta), atuando as Universidades como “elevadores de competências - dão vida e cor à comunidade UMinho que é di-
sociais” na construção de sociedades mais justas, esclarecidas e in- versa, rica e vibrante.
clusivas. E estamos certos de que os mundos que se abrem aos jo-
vens que recebemos nas nossas salas de aula justificam o trabalho O projeto de comunicação da instituição, materializado também na
e o investimento que fazemos – e continuaremos as fazer! – num comunicação a propósito do Concurso Nacional de Acesso 2025,
ensino de qualidade e alinhado com os padrões de outras IES de tem, assim, no seu cerne a afirmação de uma comunidade plural
referência em todo o mundo. e aberta ao mundo. Uma ideia concretizada num trabalho con-
junto entre o Gabinete de Comunicação e Imagem da instituição
Na verdade, as comunidades que nos rodeiam são a nossa maior e a Comissão Coordenadora de Comunicação da UMinho, sendo
fonte de inspiração e o seu desenvolvimento constitui a razão de este último grupo composto por representantes de todas as nossas
ser de uma Universidade. Já os nossos estudantes, em particular, Escolas e Institutos, as estruturas que gerem a oferta formativa da
constituem a força motriz da atividade que levamos a cabo. Por es-
Universidade, de modo dinâmico e altamente especializado.
18 JULHO · 2025 #SIMatuaREVISTA