Page 14 - SIM 307
P. 14

ENTREVISTA                                                                                                                              ENTREVISTA


                 Como encontrou a Câmara de Braga quan-  Que ‘medidas-chave’ começou por apli-  700 mil dormidas por ano, um número que tri-
               do assumiu a presidência em 2013?    car?                                 plica o que existia antes da nossa chegada.

                 Não foi com grande surpresa porque, como   Primeiro na área económica. Recordo que   A partir dessa raiz económica quais foram
               é sabido, já estava envolvido na vida munici-  comecei por ser eleito num contexto muito di-  as derivações?
               pal há bastantes  anos,  quer como deputado   fícil. Vivíamos em plena intervenção da Troika.
               municipal, quer como vereador da oposição.   O país tinha uma taxa de desemprego a ron-  A justiça social. Aliás, eu sou conhecido, até
               Quando assumi funções  em 2013, na minha   dar os 15%. Nos jovens licenciados rondava os   mesmo no exterior, como o campeão dos ODS
               terceira candidatura, já era um profundo co-  25%. Estávamos confrontados com uma fuga   (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável),
               nhecedor da realidade da Câmara Municipal.   de talentos para o exterior. Dado este contex-  ou seja, um modelo que olha para o território e
               Mesmo assim, ainda foram descobertos alguns   to e pelo meu perfil de economista, defendi   que defende que o seu desenvolvimento tem
               ‘esqueletos no armário’. No entanto, as muitas   que um modelo de desenvolvimento tem de   de ser holístico e que tem de ser acautelado,
               dificuldades que fomos encontrando não fo-  assentar no crescimento económico inclusivo   em simultâneo, a componente económica, da
               ram surpresa.                        e sustentável. Apostámos na dinamização da   justiça social, da sustentabilidade ambiental e
                                                    economia de Braga que fosse transversal a to-  da governança.
                 Dê-me exemplos do que estava mal feito.  dos os setores. A ideia foi aproveitar o que já tí-  Fizemos  uma forte intervenção social. Fo-
                                                    nhamos e dar-lhes sustento. Recordo que nós   mos um município, também ele pioneiro, em
                 A gestão económica. Era muito difícil e de   temos  uma das  melhores  academias  do país;   muitas políticas de resposta às necessidades
               difícil compreensão, como é exemplo o Está-  demos dimensão ao Laboratório Ibérico In-  concretas da população em todas as áreas: ha-
               dio Municipal (Pedreira) que ainda há poucos   ternacional de Nanotecnologia (INL); a Bosch,   bitação (passamos de 200 mil a 2 milhões de
               anos teve as últimas decisões no tribunal. A   por exemplo, vinha de um processo de lay-off,   euros  de  apoio  direto  às  famílias),  educação,
               parceria  público-privada  que  acabámos  por   com uma grande tensão social sindical à volta   saúde e qualificação ambiental.
               eliminar, um peso descomunal no orçamento   dela. Hoje esta empresa é pujante e mais  do
               da Câmara e do erro que significava em termos   que duplicou a sua presença em Braga (4.000
               de gestão financeira; questões  jurídicas  em   trabalhadores). O que foi fundamental? Criar   Um dos cancros de Braga é o aumento ex-
               relação a vários processos; questões de qualifi-  mecanismos de contacto entre os agentes, tra-  ponencial do trânsito no coração da cidade.
               cação e de modernização da própria autarquia.   balhar em rede, ligar a academia ao tecido em-  O que fez nesta área da mobilidade?
               Recordo que havia uma imagem dos ‘carrinhos   presarial e internacionalizá-los. Neste capítulo,
               de compras’ dos processos do urbanismo que   foi fundamental a InvestBraga - Agência para   Sobre esta matéria temos  de pensar em
               circulavam entre os dois edifícios com pilhas   a Dinamização Económica de Braga, lançada   várias  coisas.  Em  primeiro lugar,  a cidade  foi
               de papéis. Nos últimos anos, foi feito um es-  em  2014,  primeira  em  Portugal.  Mais  do  que   estruturada, durante todo o seu crescimento
               forço de modernização, com a digitalização   pioneira foi uma estrutura dinâmica.  anterior, para favorecer a utilização do auto-
               da tramitação. Hoje tudo é processado digital-                            móvel. Vemos todas as vias circundantes a
               mente.                                                                    serem encaminhadas para o centro da cidade.
                 Contudo, havia outras áreas muito deficitá-                             Quando há anos, tínhamos uma Rodovia, uma
               rias em termos de recursos humanos. Não tí-                               Padre Júlio Fragata, António Macedo, aveni-
               nhamos gente licenciada para tratar de certos                             das dentro do espírito da VCI, hoje é impensá-
               assuntos. Em suma, havia um déficit na estru-                             vel olhar para elas dessa forma. Há um ranking
               turação da Câmara quer em termos financei-                                que nós não gostávamos de estar em primeiro
               ros, como jurídicos e de recursos humanos.  Havia uma imagem              lugar: de acordo com o último Eurobarómetro,
                                                    dos ‘carrinhos de                    Braga é a cidade que detém a maior percenta-
                 Podemos garantir que hoje a Câmara Mu-  compras’ dos processos          gem (60%) de cidadãos a utilizar a sua viatura
               nicipal está preparada para o futuro?                                     própria para circular na cidade. Basta pensar
                                                    do urbanismo que                     qual é a cidade que tem maior oferta de esta-
                 Sem dúvida. A Câmara Municipal de Braga                                 cionamento – incluindo, naturalmente a oferta
               tem hoje um modelo virtuoso de gestão, ou  circulavam entre os            privada, com os parques de estacionamento.
               seja, há um aumento de receitas contínuo por                              Braga tem milhares de lugares no coração da
               força do crescimento económico e demográfi- dois edifícios com pilhas     cidade. Esse modelo de urbanização não dei-
               co do concelho. Este modelo foi desenvolvido   de papéis. Nos últimos     xou muita margem para intervenções estrutu-
               ao longo destes anos com baixas contínuas de                              rantes em termos de novas vias e novos aces-
               impostos  (Derrama, IRS IMI), com benefícios  anos, foi feito um esforço   sos.  Se olharmos  para a estrutura da cidade,
               nas taxas e licenças municipais para diferentes   de modernização,        onde é possível criar vias? Fala-se na Variante
               franjas da população, sem colocar em causa a                              do Cávado, que é óbvia, e pouco mais. A estru-
               sustentabilidade financeira que hoje carateriza   com a digitalização     tura viária da cidade é a que é.
               a Câmara Municipal.
                                                    da tramitação. Hoje                   É equacionável a construção do metro em
                 Tendo em conta que a  Câmara  de Braga
               tinha sido sempre liderada pelo mesmo ho- tudo é processado               Braga?
               mem desde o 25 de abril, quando começou   digitalmente.                    O  metro é  uma  estrutura que  dificilmente
               a sentir que a autarquia já era à sua imagem?                             seria sustentável. É  importante ter outras so-
                                                                                         luções, como por exemplo o BRT (Transporte
                 Penso que foi instantâneo, mais não seja pelo   De acordo com o que oiço, a palavra cresci-  Rápido por Autocarro). Neste sentido, a mais
               dado histórico. O facto de alguém estar a lide-  mento é selo identitário da sua gestão?  importante  solução  que  já  vai  existindo  é  a
               rar uma Câmara há 37 anos, foi fácil acentuar                             migração para os transportes públicos. Tem
               as apostas e as fragilidades que existiam. Foi,   O que lhe posso responder é que hoje o cres-  de  ser a  alternativa  prioritária.  Fizemos  uma
               por via disso, uma enorme oportunidade por-  cimento económico da cidade é uma das suas   grande modernização. Havia o estigma de ser
               que a possibilidade de fazer diferente e melhor   marcas identitárias. Tirando o período da pan-  só para pessoas idosas, para jovens que ainda
               era muito grande. A Câmara e a sociedade por   demia, criámos todos os anos dois mil postos   não conduzem ou pessoas pobres… hoje são
               arrastamento cedo perceberam os ganhos que   de trabalho. Somos o terceiro concelho mais   transportes modernos, a maior da nossa frota
               foram sendo gerados por essa transformação.   exportador do país. No turismo, temos mais de   (60%) é verde, isto é, não poluente.

               14                                               JUNHO · 2025                                 #SIMatuaREVISTA
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19