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REGIÃO
PROJETO CAPACIT’ARTE ENVOLVEU 135
ALUNOS QUE EXPLORARAM A ARTE PARA
POTENCIAR A INCLUSÃO SOCIAL
C arla Sepúlveda, vereadora do Município de Braga, es-
teve presente em algumas das apresentações do final
do ano letivo do Capacit’Arte - Pontes para a Inclusão
para apreciar a mostra dos trabalhos realizados ao lon-
go do ano pelos alunos - desde performances musicais,
teatrais, canto, magia, exposições de artes plásticas ou
pinturas, entre outros.
O projeto, em implementação pelo terceiro ano consecutivo, visa pro-
mover iniciativas potenciadoras de inclusão social, assente no pres-
suposto de que a arte, na sua simplicidade e transversalidade, não di-
ferencia idade, género, condição física e psicológica, raça ou estrato
social, sendo possível trabalhar em conjunto e integrar as diferenças.
Neste ano letivo, o projeto foi desenvolvido em sete Agrupamentos de
Escolas e envolveu um número total de 135 alunos.
A vereadora enalteceu o ´fantástico trabalho de todos os técnicos en-
volvidos no projeto, bem como a capacidades das crianças e jovens
participantes que, através das artes, conseguem expressar o seu po-
tencial e desenvolver competências não só artísticas, mas também
pessoais e sociais´.
Este projeto desenvolve-se como um recurso adicional ao dispor dos
Centros de Apoio e Aprendizagem. Estes centros apresentam-se
como serviços de ensino especial para o desenvolvimento de ações de
inclusão e para a capacitação na área das artes dos alunos do pré-es-
colar e 1º, 2º e 3º ciclos das escolas públicas do concelho de Braga.
O Projeto Capacit’Arte, foi galardoado com o Prémio Autarquia do
Ano 2024, na categoria de Democracia, Igualdade e Participação Cívi-
ca, com a subcategoria apoio à inclusão de indivíduos com deficiência
e incapacidade motora, sendo um grande motivo de orgulho para a ci-
dade de Braga e para todos os Bracarenses.
24 JULHO · 2024 #SIMatuaREVISTA