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REGIÃO


               PRIMEIRO GRANDE CONCERTO NO


               ÂMBITO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL NA

               CASA DAS ARTES

               A            Casa das Artes de Famalicão estreia Lá No Xe-  no  Teatro  Narciso  Ferreira,  designadamente  duas  masterclasses


                            pangara - A Cultura Africana em José Afonso, o
                                                                      que promoverão a reflexão em torno da música africana e do tra-
                            primeiro  grande concerto realizado  no  âmbito
                                                                      balho de José Afonso, destinadas a escolas do 1º e 2º ciclos, no dia
                                                                      25 de janeiro, e escolas de música, no dia 26 de janeiro. As ações
                            dos 50 anos do 25 de Abril, no dia 27 de janeiro,
                            às  21h30.  Trata-se  de  uma  criação  da  Portugal
               Music 360 em parceria com a Casa das Artes de Famalicão e o   realizam-se em ambos os dias às 10h30.
                                                                      A ação de mediação para escolas 1.º e 2.º ciclos irá promover uma
               Teatro Narciso Ferreira.
                                                                      reflexão aberta ao diálogo, discussão e partilha com alunos e pro-
               LÁ NO XEPANGARA é a homenagem lusófona a José Afonso e   fessores, sobre a dualidade de sentidos em que desenvolveu a re-
               reúne  Manuel  de Oliveira,  Selma  Uamusse,  Karyna  Gomes,  Edu   lação de José Afonso com o continente africano, e especificamen-
               Mundo e Fred Martins. Depois de se estrear em Vila Nova de Fa-  te com Angola e Moçambique, de cuja descolonização também foi
               malicão, o espetáculo “Lá no Xepangara” irá circular o país ao som   paladino.
               da música e da palavra de José Afonso.
                                                                      Neste trabalho observamos a forma como estas experiências se re-
               O projeto pretende refletir a forte presença da cultura africana na   fletiram, através da análise das canções, cartas e outra documen-
               vida e obra de José Afonso e sobre o seu papel na luta pela desco-  tação, da  recolha de  testemunhos e  daquilo que  o  próprio José
               lonização, democratização e pelo desenvolvimento da sociedade   Afonso afirmou em entrevistas e depoimentos.
               e cultura lusófonas. A partir da obra de José Afonso, como exem-  Esta ação é orientada por Manuel de Oliveira e Viriato Teles e con-
               plo paradigmático do papel determinante da arte e da cultura na   tará com convidados do elenco artístico do Concerto “Lá no Xe-
               revolução  portuguesa,  o  projeto  tem  como  principal  objetivo  a   pangara”
               aproximação da comunidade lusófona e dos jovens a uma perso-
               nalidade incontornável na luta pela democracia, enaltecendo as-  De caráter transgressor, José Afonso é um inovador em todo o es-
               sim a contemporaneidade e, sobretudo, o caráter universal da obra   pectro da sua música. Da balada de Coimbra, às incorporações da
               de José Afonso.                                        música etnográfica portuguesa e à fusão com a pulsação rítmica e
                                                                      melodias Africanas, revolucionou a canção popular portuguesa de
               O coletivo conta ainda com Pedro Oliveira na percussão, João Fra-  forma indelével. E a ação de mediação com estudantes do ensino
               de no acordeão, Albano Fonseca no baixo e com a consultoria e   de Música pretende facilitar uma compreensão da composição de
               mediação de Viriato Teles.
                                                                      José Afonso e a sua evolução. Nesta, serão convidados os alunos
               AÇÕES DE MEDIAÇÃO                                      à interpretação conjunta de algumas canções paradigmáticas da
                                                                      evolução da sua obra.
               Refira-se que este espetáculo inclui ações de mediação, a realizar



































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