Page 30 - SIM 289
P. 30
EMPREENDEDORISMO
RETROSARIA MAIS ANTIGA DE BRAGA
APRESENTA COLEÇÃO DE LENÇOS DE
MARCA PRÓPRIA
A Casa Pereira das Violas, emblemático estabelecimento
do comércio tradicional bracarense, desenvolveu uma
coleção de lenços de pescoço de marca própria: um con-
junto com três desenhos exclusivos baseados no patrimó-
nio material e imaterial da cidade.
Distinguida em 2018 pelo programa Lojas com História, atribuído pelo Mu-
nicípio de Braga, a empresa familiar aberta em 1918 inspirou-se na paixão
do filho do fundador e atual proprietário (Carlos Sarmento Pereira) pela
cidade de Braga para conceber um produto diferenciado.
‘Braga ao Peito’ é o nome da coleção, e dela consta uma ode à Mulher Mi-
nhota, um lenço garrido alusivo às festividades populares; outro em tons
quaresmais, a fazer lembrar a Semana Santa; e uma echarpe com as flores e
cores do simbólico Jardim de Santa Bárbara.
Além do figurado dos lenços, cada um deles é vendido numa embalagem
unicamente criada para o efeito, com a história da Casa que é também
parte da história da cidade. Cada um destes lenços permite que qualquer
pessoa possa transportar consigo Braga ao Peito, ou oferecer um presente
elegante que transmite a essência da sua cidade. Esta iniciativa visa contribuir para promover aquilo que o comércio tradi-
Toda a conceção ficou a cargo de duas netas do atual proprietário, que cional, em particular a retrosaria, tem de mais caraterístico: a ligação à re-
procuraram introduzir uma visão contemporânea não só no design dos gião e à comunidade local, o atendimento de proximidade, a preferência
lenços, mas também na preocupação pela sustentabilidade ambiental dos por fornecedores do mercado nacional e a qualidade dos seus produtos.
materiais e processos de confeção escolhidos. Assim, selecionaram forne- Os lenços podem ser adquiridos na Casa Pereira das Violas – Avenida Cen-
cedores locais com certificações ecológicas, nomeadamente a Norma ISO tral, nº 54 – 58.
14001 e a certificação OEKO-TEX Standard 100.
30 DEZEMBRO · 2023 #SIMatuaREVISTA