Page 38 - SIM 288
P. 38
REPORTAGEM
A invasão russa à Ucrânia acabou por trazer
novos desafios à empresa, que se viu a braços
com um drama humano que contagiou toda a
gente. “Nós trabalhamos em família, quando
há um problema, é vivido por todos. E quan-
do há uma coisa boa, também ficamos todos
felizes. Eu costumo dizer que o meu sucesso é
o sucesso da minha equipa e eu não seria nin-
guém sem as pessoas que tenho aqui a traba-
lhar comigo. Em 18 anos de trabalho, o maior
desafio foi o período da Invasão da Ucrânia, em
2022. Tivemos pessoas que interromperam o
trabalho para ir à Ucrânia buscar familiares, nós
também acolhemos refugiados, lidamos com
a morte de uma rapariga 30 e tal anos, familiar
de uma pessoa que trabalha connosco. Um
dia de manhã, às 08h30, recebemos um tele-
fonema com essa notícia e a vontade que eu
tinha era de fechar a porta e irmos todos para
casa”, refere. “Acabámos por nos apoiar umas
às outras, o trabalho foi quase uma terapia, mas
também ajudámos a comunidade, com a cria-
ção de uma pulseira solidária da Ucrânia… era
um pouco como terapia. A situação foi difícil de
gerir”. oportunidade de mostrar o nosso trabalho e, sejamos nós a encontrar uma solução. Há uns
dessa forma, conquistar o cliente. Se eles me tempos, entrou aqui um cliente que disse que
UM PERCURSO ASCENDENTE pediam uma amostra, eu mostrava-lhes várias. já tinha ‘corrido’ tudo, mas ninguém lhe con-
Começámos a trabalhar para o mercado nacio- segui fazer uma determinada peça. Quando o
O início da empresa foi duro. Quando come-
çou a tentar arranjar uma carteira de clientes, nal, mas rapidamente expandimos o negócio recebi, disse-lhe logo que nós iríamos resolver
as empresas não mostravam interesse em ou- para o estrangeiro. Trabalhámos com calça- o problema – e era uma peça realmente difícil.
vir e não apostavam no trabalho handmade. do, com vestuário e, mais tarde, na joalharia”, Depois, veio agradecer-nos. O que mais gosto
“Quando conseguia marcar reuniões, tinha a descreve Grácia Sofia. “O meu maior gosto é neste trabalho é de sentir a gratidão das pes-
que o cliente chegue aqui com um problema e soas…”.
38 NOVEMBRO · 2023