Page 10 - SIM 286
P. 10
EM FOCO...
ESTÁ DE REGRESSO
O VERDE COOL
O Verde Cool, ação coletiva desenvolvida pela Associa- rentes que ao longo de um mês irão dar a conhecer 31 referências dis-
tintas de vinho verde, oriundos das diferentes sub-regiões da região de-
ção Empresarial de Braga, regressou e pode ser ‘prova-
marcada dos vinhos verdes, a par dos petiscos que integram a oferta em
do’ até dia 8 de Outubro. A proposta
promoção.
A proposta é conjugar o vinho verde a copo com os
melhores petiscos da região e conta com um conjunto
sejam servidos mais de 75 mil menus Verde Cool, o que implica o consu-
de estabelecimentos aderentes que, durante um mês, disponibilizam um “Baseados nos resultados passados, a nossa expectativa é que este ano
menu Verde Cool a um preço promocional de 4,00 euros. mo de mais de cerca de 19 mil garrafas de vinho verde e um volume de
negócios direto da ordem dos 300 mil euros.
Realizada pelo 9.º ano consecutivo, “o Verde Cool é uma iniciativa de
grande sucesso, que tem merecido rasgados elogios de todos os agentes Mas se considerarmos o consumo adicional induzido nos estabeleci-
económicos envolvidos: os consumidores, os estabelecimentos aderen- mentos aderentes, nomeadamente a venda de garrafas de vinho e/ou
tes e os produtores de Vinho Verde”, afirmou Daniel Vilaça, no Warm UP serviços de almoços e jantares após experiências Verde Cool, o impacto
Verde Cool, evento do lançamento desta iniciativa. económico dobra e ascende a mais de 600 mil euros.”, explicou o Presi-
dente da AEB.
Reconhecido como uma boa prática de cooperação e dinamização em-
presarial, o Verde Cool tem dado um forte contributo para a dinamiza- VERDE COOL, UMA AÇÃO DE DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA E
ção dos espaços comerciais, a captação de novos clientes e visitantes QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAL
à região, a valorização da nossa gastronomia e o desenvolvimento da Para além de uma extraordinária ação de promoção e dinamização eco-
economia local. “Uma iniciativa que se transformou numa marca e que, nómica, o Verde Cool é também um espaço de formação e qualificação
graças ao seu sucesso, é replicada em diversos pontos do país”, destacou dos profissionais do setor em matéria de serviço de vinhos. “E esta é uma
o Presidente da AEB.
dimensão a que temos de dedicar cada vez mais atenção, porque o servi-
Olhando para trás, Daniel Vilaça confirma que os grandes objetivos que ço é uma componente absolutamente essencial na experiência de con-
levaram a AEB a avançar com este projeto foram atingidos. “Através do sumo”, defendeu Daniel.
Verde Cool aumentou-se a notoriedade e reputação do vinho verde na
nossa região, aproximou-se os produtores dos agentes económicos do A este nível, a falta de recursos humanos qualificados no setor, aliado à
canal Horeca, passando o vinho verde a ser um vinho de referência nas entrada de centenas de pessoas com baixas qualificações profissionais e,
cartas da restauração, e na maioria dos casos o “vinho da casa”, dissemi- no caso dos trabalhadores estrangeiros, com muito pouco conhecimen-
nou-se o consumo de vinho verde a copo, rejuvenesceu-se o perfil do to sobre os produtos caraterísticos da região, aumenta a importância e
consumidor do vinho verde, promoveu-se e incentivou-se novos hábitos urgência de se aumentar as competências relacionadas com o serviço de
de consumo e novos conceitos de negócio, e contribuiu-se, ainda, para o vinho e de mesa em geral.
enriquecimento da experiência turística da região e da imagem do des- “Neste âmbito, importa salientar o trabalho meritório que a AEB tem pro-
tino Braga”, defendeu. movido (e que continuará a promover) ao longo dos últimos anos, levan-
do a cabo um conjunto muito alargado e diversificado de ações de for-
EXPECTATIVAS PARA A 9.ª EDIÇÃO DO VERDE COOL
mação e capacitação profissional dirigidas quer a ativos, quer a jovens e
Nesta edição, a iniciativa da AEB conta com 40 estabelecimentos ade- desempregados que pretendem (re)ingressar no mercado de trabalho”.
10 SETEMBRO · 2023