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EM FOCO...
            ESTÁ DE REGRESSO



            O VERDE COOL


            O            Verde Cool, ação coletiva desenvolvida pela Associa-  rentes que ao longo de um mês irão dar a conhecer 31 referências dis-


                                                                     tintas de vinho verde, oriundos das diferentes sub-regiões da região de-
                         ção Empresarial de Braga, regressou e pode ser ‘prova-
                                                                     marcada dos vinhos verdes, a par dos petiscos que integram a oferta em
                         do’ até dia 8 de Outubro. A proposta
                                                                     promoção.
                         A proposta é conjugar  o vinho  verde  a copo  com  os
                         melhores petiscos da região e conta com um conjunto
                                                                     sejam servidos mais de 75 mil menus Verde Cool, o que implica o consu-
            de estabelecimentos aderentes que, durante um mês, disponibilizam um   “Baseados nos resultados passados, a nossa expectativa é que este ano
            menu Verde Cool a um preço promocional de 4,00 euros.    mo de mais de cerca de 19 mil garrafas de vinho verde e um volume de
                                                                     negócios direto da ordem dos 300 mil euros.
            Realizada pelo 9.º ano consecutivo, “o Verde Cool é uma iniciativa de
            grande sucesso, que tem merecido rasgados elogios de todos os agentes   Mas  se  considerarmos  o  consumo  adicional  induzido  nos  estabeleci-
            económicos envolvidos: os consumidores, os estabelecimentos aderen-  mentos aderentes, nomeadamente a venda de garrafas de vinho e/ou
            tes e os produtores de Vinho Verde”, afirmou Daniel Vilaça, no Warm UP   serviços de almoços e jantares após experiências Verde Cool, o impacto
            Verde Cool, evento do lançamento desta iniciativa.       económico dobra e ascende a mais de 600 mil euros.”, explicou o Presi-
                                                                     dente da AEB.
            Reconhecido como uma boa prática de cooperação e dinamização em-
            presarial, o Verde Cool tem dado um forte contributo para a dinamiza-  VERDE COOL, UMA AÇÃO DE DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA E
            ção dos espaços comerciais, a captação de novos clientes e visitantes   QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAL
            à  região, a  valorização da nossa gastronomia e o  desenvolvimento da   Para além de uma extraordinária ação de promoção e dinamização eco-
            economia local. “Uma iniciativa que se transformou numa marca e que,   nómica, o Verde Cool é também um espaço de formação e qualificação
            graças ao seu sucesso, é replicada em diversos pontos do país”, destacou   dos profissionais do setor em matéria de serviço de vinhos. “E esta é uma
            o Presidente da AEB.
                                                                     dimensão a que temos de dedicar cada vez mais atenção, porque o servi-
            Olhando para trás, Daniel Vilaça confirma que os grandes objetivos que   ço é uma componente absolutamente essencial na experiência de con-
            levaram a AEB a avançar com este projeto foram atingidos.  “Através do   sumo”, defendeu Daniel.
            Verde Cool aumentou-se a notoriedade e reputação do vinho verde na
            nossa região, aproximou-se os produtores dos agentes económicos do   A este nível, a falta de recursos humanos qualificados no setor, aliado à
            canal Horeca, passando o vinho verde a ser um vinho de referência nas   entrada de centenas de pessoas com baixas qualificações profissionais e,
            cartas da restauração, e na maioria dos casos o “vinho da casa”, dissemi-  no caso dos trabalhadores estrangeiros, com muito pouco conhecimen-
            nou-se o consumo de vinho verde a copo, rejuvenesceu-se o perfil do   to sobre os produtos caraterísticos da região, aumenta a importância e
            consumidor do vinho verde, promoveu-se e incentivou-se novos hábitos   urgência de se aumentar as competências relacionadas com o serviço de
            de consumo e novos conceitos de negócio, e contribuiu-se, ainda, para o   vinho e de mesa em geral.
            enriquecimento da experiência turística da região e da imagem do des-  “Neste âmbito, importa salientar o trabalho meritório que a AEB tem pro-
            tino Braga”, defendeu.                                   movido (e que continuará a promover) ao longo dos últimos anos, levan-
                                                                     do a cabo um conjunto muito alargado e diversificado de ações de for-
            EXPECTATIVAS PARA A 9.ª EDIÇÃO DO VERDE COOL
                                                                     mação e capacitação profissional dirigidas quer a ativos, quer a jovens e
            Nesta edição, a iniciativa da AEB conta com 40 estabelecimentos ade-  desempregados que pretendem (re)ingressar no mercado de trabalho”.



































            10                                                  SETEMBRO · 2023
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