Page 10 - SIM 246
P. 10

NAMORAR PORTUGAL


            LINHA GOURMET, WORKSHOPS E SARAU

            CULTURAL A ABRIR MAIS UM FIM DE SEMANA

            DO ‘MÊS DO ROMANCE’
            O              segundo fim de semana da




                           programação turístico-cul-
                           tural ‘Fevereiro, Mês do Ro-
                           mance’ arrancou com ativi-
                           dades para todos os gostos.
                           A 1 de fevereiro, o Espaço
                           Namorar Portugal foi palco
             de mais  dois  workshops,  bordado com as  ‘Al-
             mofadinhas AR do Minho’ e pintura em loiça
             dirigido por Rosa Araújo. Durante a tarde, Braga
             voltou a Namorar Portugal com a apresentação
             de produtos gourmet da Mirtiflor, Quelha Bran-
             ca e Agroneiva. Para encerrar o dia em beleza,
             dança, poesia e fado no sarau cultural promovi-
             do pela AMUTER.
             Os parceiros da marca territorial do Município de
             Vila Verde continuam a partilhar com o público
             os seus saberes em workshops de participação
             gratuita e o dia começou com o workshop diri-
             gido pela empresa bracarense AR do Minho. De
             linha e agulha na mão, os participantes apren-
             deram a recriar e até reinventar as ternurentas   bordadeiras da Aliança Artesanal e o nosso licor   benefício mútuo. “Temos uma marca dinâmica,
             almofadinhas bordadas à mão com os motivos   de mirtilo em miniatura, com dois copinhos de   com presença nacional e internacional, que dá
             dos Lenços de Namorados. Da parte da tarde, a   chocolate”, afirmou a representante da Mirtiflor,   oportunidades aos nossos parceiros e valoriza
             sessão foi dedicada à pintura em loiça. Os parti-  Florbela Teixeira, acrescentando que a própria   os  produtos  locais”,  afirmou o edil. Em dia de
             cipantes puderam meter as mãos na massa, que   garrafa do licor tem “forma de coração, alusiva   apresentação de produtos agroalimentares,
             é como quem diz meter o pincel na tinta, e colo-  aos motivos dos Lenços de Namorados e ao mês   sublinhou ainda o papel dianteiro do concelho
             riram pequenos azulejos com os dizeres e dese-  do amor”.                  de  Vila  Verde neste capítulo.  “Estas  questões
             nhos dos Lenços de Namorados, sob a orienta-  Por sua vez, a empresa amarense Quelha Bran-  das tradições da terra, das atividades ligadas ao
             ção da experiente artesã Rosa Araújo.  ca alargou o já diversificado leque de produtos   mundo rural, vão ser muito valorizadas nos pró-
                                                  alimentares. “Um novo sabor que entra na linha   ximos  tempos.  Temos  esta particularidade,  os
                                                                                        nossos jovens nunca desistiram do mundo rural
                                                  do  ano  passado  de  bolachas  sem  açúcar.  Este   e continuam a apresentar produtos de grande
                                                  ano, apresentamos as  bolachas com tomate   qualidade”, frisou António Vilela.
                                                  seco. É uma bolacha sem glúten e bastante cro-
                                                  cante”, afirmou Arminda Costa.
                                                  De seguida, tempo para dar as boas-vindas à
                                                  Agroneiva, que entra este ano para a grande
                                                  família Namorar Portugal. A empresa dedica-se
                                                  principalmente à apicultura e estreia-se nas an-
                                                  danças do Mês do Romance com o ‘Mel Portu-
                                                  gal’. “Desde a primeira hora, vimos na marca Na-
                                                  morar  Portugal uma  excelente  oportunidade,
                                                  identifica-nos com a nossa região. Pretendemos
                                                  divulgar os produtos da Ribeira do Neiva e tam-
                                                  bém estamos cá para contribuir para adoçar a
             Licor de mirtilo, bolachas de tomate seco e   marca”, afirmou Joaquim Gonçalves.
             mel
                                                  “Uma marca dinâmica, com presença na-
             Foi também durante o período vespertino que   cional e internacional”
             a marca Namorar Portugal regressou à cidade                                Ao serão, casa cheia no Centro de Artes e Cul-
             dos Arcebispos para a apresentação de três li-  Presente na sessão, o presidente da ACB, Do-  tura de Vila Verde para receber mais uma edi-
             nhas  alimentares  gourmet. A sessão decorreu   mingos  Barbosa, teceu rasgados  elogios  ao   ção do Sarau Cultural da AMUTER (Associação
             nas  deslumbrantes  instalações  da Associação   trabalho desenvolvido pelo Município de Vila   de Amigos do Museu Terras de Regalados). Os
             Comercial de Braga (ACB) e foi abrilhantada por   Verde “em prol do desenvolvimento económico   espetáculos de dança aqueceram a noite com
             dois momentos musicais. No final, houve ainda   do concelho” e à marca Namorar Portugal. “Esta   atuações  muito diversificadas  (ballet,  contem-
             tempo para degustar as  deliciosas  propostas   marca está muito forte, consolidada, cria grande   porânea, hip-hop…) e houve ainda tempo para
             apresentadas  pela Mirtiflor,  Quelha Branca e   visibilidade para o concelho e para as  empre-  declamações de poesia antes da grande novida-
             Agroneiva.                           sas”, afirmou.                        de deste ano. O sarau incluiu pela primeira vez
             As sinergias continuam a dar frutos e, este ano, a   Por seu turno, o presidente do Município de   dois géneros de Fado, o Tradicional com Juliana
             Mirtiflor lançou um conjunto que envolve a par-  Vila Verde, António Vilela, retribuiu os  elogios   Duarte e o Humorístico com Lino Arantes, que
             ticipação de mais dois parceiros Namorar Portu-  à ACB e estendeu-os também aos parceiros   fizeram as delícias dos presentes. Os fadistas fo-
             gal. “A caixinha de madeira foi feita pela marca   Namorar Portugal, “por emprestarem o vosso   ram acompanhados por Manuel Lima na guitar-
             Amor de Joana, temos também um lencinho das   talento e saber à marca”. Uma relação que é de   ra portuguesa e Henrique Lima na viola de fado.



            10 · FEVEREIRO · 2020
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15